domingo, 29 de dezembro de 2019

RETROSPECTIVA: UM ANO MARCADO POR BOAS INICIATIVAS NAS ÁREAS SOCIAL E AMBIENTAL

Por Célia Ribeiro

Em 56 reportagens publicadas de janeiro a dezembro, o ano de 2019 termina com um balanço muito positivo nas áreas social e ambiental de Marília. Dezenas de personagens, alguns conhecidos, mas a grande parte de anônimos, fizeram a diferença em pequenas ações que contribuíram para melhorar o meio-ambiente e amenizar o sofrimento de quem mais precisa.
Legumes, verduras e frutas: tudo fresquinho
Nesta coluna, publicada no Jornal da Manhã e também disponível neste blog, passaram dezenas de voluntários de entidades beneficentes e cidadãos preocupados em tornar o planeta melhor cuidando de seu entorno.

Em janeiro, destaque para o professor universitário Paulo Medeiros que, ao se aposentar, concretizou o sonho de trabalhar com agricultura orgânica. Do seu sítio, em Vera Cruz, saem legumes, verduras, frutas e ervas para a lojinha “Orgânicos Bela Vista”, localizada no jardim Maria Izabel.  No mesmo mês, uma reportagem mostrou a artista multifacetada Carol Alaby com sua escola de educação musical. Pianista, bailarina, cantora, sapateadora, acrobata, atriz e contadora de história, ela recebe de bebês até crianças de oito anos.
Café da manhã servido a pessoas em situação de rua
No mês de fevereiro, Mary Kaneji foi retratada como a artesã que faz arte pensando no meio ambiente. Inspirada pela avó, que costurava muito bem e não desperdiçava um fiapo de tecido, ela começou costurando à mão lindas colchas de patchwork. Hoje, também ensina suas alunas a criarem peças praticamente sem gerar resíduos. É a verdadeira arte sustentável.

A reportagem de março mostrou um dia no “Circo”, criado há 50 anos por Valdyr Cezar e sua esposa Marina, de saudosa memória. Com quase 100 associados, além das animadas partidas de Futebol Society disputadas aos domingos, a turma do Circo promove concorridos eventos beneficentes que atendem dezenas de instituições filantrópicas de Marília, sem falar no tradicional baile de carnaval.

Em abril, o destaque foi a ação dos voluntários da Pastoral da Solidariedade da Igreja Nossa Senhora da Glória. Com ajuda dos fiéis, são adquiridos alimentos para o café da manhã (pães, frios, leite, café e açúcar) oferecido às pessoas em situação de rua, aos domingos. Em média, 200 pessoas são atendidas.
O Circo: 50 anos de esporte, cultura e filantropia
A Associação de Combate ao Câncer (ACC) divulgou, em maio, a criação do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares disponibilizado aos pacientes em tratamento oncológico, bem como seus familiares e cuidadores. Isso foi possível graças ao patrocínio do Instituto Cooperforte que apoiou a capacitação de 30 profissionais. Entre as práticas integrativas, a ACC está oferecendo: aromaterapia, florais, Reiki, auriculoterapia e massoterapia.

Em junho, uma reportagem mostrou o impacto do projeto “Apolônias do Bem”, da ONG Turma do Bem. Através de cirurgiões-dentistas voluntários, são atendidas mulheres vítimas de violência que perderam os dentes em função de agressões físicas e maus tratos. Trata-se de um projeto nacional que também foi disponibilizado pela ONG em Marília.
Resgate da autoestima

No mês de julho, ampla reportagem mostrou a luta de duas mães, Cláudia Marin e Nayara Mazini, que obtiveram na Justiça o salvo conduto para o cultivo da cannabis medicinal para tratamento de seus filhos, respectivamente Mateus e Letícia. Durante o ano, foram várias matérias sobre o uso de medicamentos à base de canabidiol e THC.

A tradicional campanha dos lacres de latinhas de alumínio, que resultou na doação de centenas de cadeiras de rodas pela Metalúrgica Marcon, ganhou um reforço. Em agosto, foi apresentada a campanha que arrecada tampinhas de plástico duro junto à população. O material é vendido e os recursos servem para aquisição de fraldas geriátricas doadas aos asilos da cidade.

Na área ambiental, outra iniciativa foi mostrada em setembro: a Recicloteca criada pelo Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública. Refrigeradores velhos são restaurados para armazenarem livros de acesso gratuito à população. A leitura está garantida no Terminal Rodoviário, na UBS São Miguel, no GACCH, entre outros pontos.

No mês de outubro, reportagem mostrou o trabalho da arquiteta Mary Motta, que se dedica às construções sustentáveis que geram o mínimo de resíduo para o meio-ambiente. Em novembro, o destaque foi a empresária Marina Galhardo, ex-faxineira e babá, que cursou faculdade e empreendeu no setor de limpeza.
Óleo de cannabis:
esperança!


E o ano terminou com uma ótima notícia Cláudia Marin conseguiu fazer a primeira extração de óleo de cannabis medicinal para tratamento de seu filho. Ela cultiva a planta, popularmente conhecida por maconha, com autorização judicial, e conseguiu óleo suficiente para sete meses de tratamento do filho portador da Síndrome de West.

Que em 2020, possamos registrar muitas notícias positivas como as 56 mostradas ao longo do ano que se encerra. Após um breve recesso, voltaremos com reportagens inéditas no dia 12 de janeiro. 
Feliz Ano Novo!

Coluna publicada no Jornal da Manhã em 29.12.2019. Clique nos hiperlinks do texto para ler a reportagem completa de cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.