domingo, 22 de dezembro de 2019

EMPREENDEDORISMO: EM SEMINÁRIO MULHERES COMPARTILHAM HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO.

Por Célia Ribeiro

Início da noite do dia 11 de dezembro: sem trégua da chuva torrencial que caiu durante toda a tarde, dezenas de mulheres se dirigiam ao Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem) cheias de expectativa. Em alguns minutos, seria aberto o Seminário Mulher Empreendedora promovido pela Sicredi Centro Oeste Paulista aonde relatos surpreendentes acenderiam a fagulha motivacional capaz de transformar vidas.
Myria, Alyne e Sandra: inspiração
De Jaú veio um ônibus lotado, tendo à frente a vereadora e jornalista Cléo Furquim. De outros municípios da região também vieram representantes em pequenos grupos, além da maciça presença das marilienses. Enquanto ocupavam seus lugares, as convidadas aproveitavam para fazer contatos, trocar cartões, enfim, o bom e velho networking que costura parcerias e facilita a troca de experiências.

E por falar nisso, as palestrantes da noite foram escolhidas a dedo. Com histórias de superação, elas transmitiram mensagens de otimismo e confiança: Myria Tokmaji que viveu os horrores da guerra na Síria e, aos 29 anos, continua dando lições de determinação; Alyne Moreira Lemes, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR, SP, RJ, integra a Rede Global de Mulheres Líderes e a vice-presidente do Conselho da Mulher Empreendedora de Marília e empresária da S.O.S Alergia, Sandra Fumie Matunoshita.

A VIDA POR UM FIO 

Comunicando-se em bom português, Myria Tokmaji iniciou a apresentação timidamente. Caminhando com desenvoltura à frente do auditório lotado, enquanto exibia uma profusão de imagens da terra natal, aos poucos ela cresceu diante do olhar hipnotizado da plateia. Contou sobre os horrores da guerra sem carregar nas tintas e, com sorriso amigável, fez um relato que nenhuma reportagem foi capaz de mostrar daqueles anos difíceis.
Myria: de ex-refugiada a empreendedora de sucesso
Enquanto bombas caíam perto de casa, e a energia elétrica era raridade, ela desenvolveu um lado artístico ensinando dança para crianças e se dedicando ao artesanato. Nem quando recordou o dia em que uma bomba explodiu a poucos metros do seu prédio, e todos se jogaram ao chão, Myria mudou o semblante. Mais uma vez a vida venceu.

Junto com familiares, ela deixou tudo para trás  em Aleppo e recomeçou no Brasil aonde é design gráfica e de joias. Desde os oito anos toca Qanún, tradicional instrumento de corda do século X, e se apresenta em eventos gastronômicos promovidos pela família. Com a síria que vive em Curitiba e continua se reinventando, as mulheres puderam ver ao vivo e a cores um exemplo de determinação e resiliência.
No auditório lotado, mulheres de Marília e região
COMEÇAR DE NOVO 

Difícil imaginar a trajetória de Alyne Moreira Lemes: no interior do Paraná graduou-se em Letras, mas sonhando com o jornalismo que veio cursar anos mais tarde. Com um currículo que demandaria muitas linhas desta reportagem, ela entrou para o Sistema Sicredi como assessora de Programas Sociais da Cooperativa Sicredi Campos Gerais PR, SP. E hoje é referência internacional tendo sido reconhecida como uma World Young Credit Union Professional (WYCUP) no Congresso Mundial da WOCCU em Singapura.
Alyne Lemes é referência internacional
Com filho pequeno para criar sozinha, Alyne encarou o mundo ignorando solenemente a palavra derrota. Ela teve altos e baixos, recomeços, mudanças de carreira, mas sempre acreditando nos seus sonhos. E adivinhem? Além de conquista-los, hoje ela trabalha para empoderar as mulheres. Seu exemplo de vida dispensa legendas.

Na Sicredi, Alyne “trabalha no desenvolvimento das lideranças femininas dentro do sistema com foco no atendimento às 31 cooperativas da Central; e na consolidação da principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema – Programa ‘A União Faz a Vida’ que trabalha em parceria com as escolas por uma educação mais cidadã e colaborativa. Com isso, em 2019 participou da comitiva que levou a metodologia do Programa para professores no Haiti”, informou Natã Crivari, assessor de Comunicação e Marketing da Sicredi Centro Oeste Paulista.

COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO

Conviver com um problema de saúde desde a mais tenra idade poderia ter transformado a jovem empresária em uma pessoa triste e resignada. Com uma força interior descomunal, ela vislumbrou a possibilidade de ajudar outras pessoas a terem qualidade de vida sem abrir mão de pequenos prazeres que a alergia alimentar impossibilitava.
Sandra Matunoshita, vencedora de prêmio Sebrae
Vencedora do prêmio “Mulher de Negócios do Sebrae/SP 2013”, concorrendo com 1200 participantes, Sandra Fumie Matunoshita é o nome por trás da empresa SOS Alergia que é um exemplo de negócio bem-sucedido criado em 2004, em Marília. Não à toa, por onde passa suas apresentações atraem um grande público.

Sandra que é formada em Teologia, Serviço Social e Tecnologia de Alimentos, coordena com alguns amigos o grupo de empresários empretecos de Marília e região. Empreendedorismo, mulheres empreendedoras, propósitos, liderança e responsabilidade social são temas que estão permanentemente no seu radar.

Na apresentação do seminário, ela contou sua trajetória, os altos e baixos e, sem disfarçar a emoção, falou da alegria de poder proporcionar às pessoas, sobretudo às crianças, com alergias e intolerância alimentar produtos de qualidade que ela sonhava encontrar quando menina.

ALCANCE REGIONAL

O Seminário “Mulher Empreendedora” foi concebido com o objetivo de fomentar “uma cultura de valorização do papel da mulher na área de atuação da Cooperativa, capacitando novas lideranças e contribuindo para que haja o desenvolvimento pessoal e profissional do público feminino”, explicou a assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi.
Dr. João Salvi, presidente da Sicredi
Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista Dr. João Salvi, que abriu o seminário, o Sr. Ildo Wilde, Diretor Executivo da cooperativa, e a Pró-Reitora da Univem, Raquel Sanches, que também é coordenadora do Comitê Mulher na agência Rio Branco de Marília.
Diante do grande interesse que o seminário despertou, a Sicredi avaliou positivamente o resultado.

 “A presença maciça das mulheres da região Centro Oeste Paulista mostra que o público feminino está voltado a assumir sua posição de protagonista na sociedade, seja na parte empresarial ou social. E é justamente a visão empreendedora da mulher que faz com que ela assuma os postos de liderança tão almejados pela sociedade. Portanto, quando vemos as distâncias percorridas para a participação no evento, notamos que muito se tem de garra para movimentar as comunidades na área de atuação, especialmente gerando desenvolvimento econômico e social”, finalizou Dr. João Salvi.

(Fotos Sicredi)

* Reportagem publicada na edição de 22.12.2019 do Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.