domingo, 8 de setembro de 2019

RECICLOTECA: CRESCE O PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Por Célia Ribeiro

“Em ciência leia sempre os livros mais novos. Em literatura, os mais velhos”. A frase atribuída a Millôr Fernandes não faz muito sentido em um espaço literário recém inaugurado na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Miguel, em Marília. É que a novidade chamou tanto a atenção dos usuários que parecem mais preocupados com o prazo que terão para ler e devolver as obras do que com a data em que elas foram publicadas.
Enfermeira Denise: amor pela leitura

A unidade recebeu a quarta geladeira literária que o Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública concebeu para oferecer à população acesso gratuito aos livros. Além disso, a iniciativa contribui com a sustentabilidade ambiental ao dar uma destinação correta aos refrigeradores que seriam descartados no ferro-velho.

À frente do projeto “Recicloteca” está o servidor municipal Cassiano Rodrigues Leite, chefe da Divisão de Meio Ambiente e interlocutor do “Programa Município Verde Azul” do Governo do Estado de São Paulo  que qualifica as cidades paulistas segundo as boas práticas de preservação ambiental.

Ele contou que as primeiras geladeiras foram instaladas no Bosque Municipal, no Ganha Tempo e na Estação Rodoviária. Há um mês, o projeto chegou à UBS São Miguel e está em vias de finalização uma geladeira para o GACCH (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias).
Recicloteca no Ganha Tempo

Cassiano Rodrigues explicou que, como Marília precisa adotar boas práticas na área ambiental, seguindo o que preconizam as normas do programa “Município Verde Azul”, a ideia de aproveitar geladeiras velhas como uma minibiblioteca pública caiu como uma luva. Afinal, os refrigeradores escaparão de lixões e dos ferros-velhos e os livros poderão ser lidos muitas e muitas vezes.

“Ao invés de cada um comprar um livro igual, o mesmo livro pode ser lido por milhares de pessoas, evitando que se corte árvores para fabricar papel”, observou. Por outro lado, a comunidade se beneficia das publicações disponibilizadas em áreas públicas podendo iniciar a leitura enquanto aguarda um atendimento, no caso da UBS e do Ganha Tempo, ou a hora de embarcar na Rodoviária. Os livros podem ser levados e devolvidos posteriormente.

O idealizador da “Recicloteca” destacou que para funcionar cada vez melhor, a população pode contribuir fazendo doações tanto de livros como de geladeiras inservíveis. Em parceria com a Prefeitura, a Divisão de Meio Ambiente consegue adesivar os equipamentos antes de entrega-los aos locais já com os primeiros livros para iniciar o projeto.

LEITORA VORAZ

A UBS São Miguel ganhou sua “Recicloteca” há cerca de um mês, logo que o prédio foi reinaugurado após mais de um ano de reforma, contou a enfermeira responsável, Denise Miyashiro Lemos Pires. Leitora voraz, ela se interessou pela geladeira literária quando precisou ir ao Bosque tratar de um assunto do trabalho e se deparou com a novidade. Ao retornar à unidade, recebeu um telefonema de Cassiano que soube de sua admiração pelo projeto e propôs expandir a “Recicloteca” em mais um ponto.
Gibis atraem as crianças
Arejado e com uma ampla recepção, o local reúne todos os serviços de uma Unidade Básica de Saúde que é referência para os bairros do entorno. Por isso, o fluxo de pessoas é grande, explicou a enfermeira. Conforme disse, a adesão dos usuários surpreendeu, principalmente no caso das crianças que além de livros infantis também têm à disposição vários gibis.

“Gosto muito de ler e acho que quando a gente gosta de alguma coisa, acaba se interessando quando vê uma coisa diferente”, observou Denise que é uma das maiores entusiastas da ideia. Ela contou que as pessoas começam a ler enquanto aguardam atendimento e ficam surpresas ao saber que podem levar o livro para casa e devolver no retorno. Para controle, foi instituído um caderno em que são anotados dados do usuário, data e título do livro emprestado. Tudo muito simples e funcional.
População pode doar livros
e também geladeiras velhas


A enfermeira afirmou que o público infantil tem se destacado no uso da “Recicloteca”: “As crianças pedem para levar um, dois livros. Temos muito movimento tanto da pediatria como da fonoaudiologia em que atendemos como referência outras regiões”, assinalou.

Denise explicou que a geladeira chegou com alguns livros e outros começaram a ser doados. Ela espera contar com a colaboração da população para doar mais publicações e manter o interesse dos novos leitores: “Aqui tem de tudo, romance, poesia, livro infantil. Não importa o gênero porque o importante é termos sempre livros disponíveis para atender a todos”, concluiu.

Quem quiser doar livros e gibis para a UBS São Miguel, o endereço é Rua Vinte e Quatro de Dezembro, 2865. Para doar geladeiras sem uso e livros para a Divisão de Meio Ambiente, basta telefonar para (14) 34543400 que as doações serão retiradas.

*Reportagem na Edição de 08.09.2019 do Jornal da Manhã

2 comentários:

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.