sábado, 18 de maio de 2019

PRATICAS INTEGRATIVAS: ACC TERÁ AMBULATÓRIO PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS

Por Célia Ribeiro

Com 29 procedimentos reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) provaram ser grandes aliadas na prevenção e no tratamento de diversas doenças, segundo informa o Ministério da Saúde em seu site oficial. Em Marília, a ACC (Associação de Combate ao Câncer) disponibilizará atendimento gratuito não apenas aos portadores de câncer como, também, para seus cuidadores e familiares, a partir de julho.

Aula no auditório da ACC
Inicialmente, serão disponibilizadas cinco práticas: Aromaterapia, Florais, Reiki, Auriculoterapia e Massoterapia, como explica a presidente da entidade, Maria Antonia Antonelle. Conforme disse, isso será possível graças ao projeto patrocinado pelo Instituto Cooperforte: iniciado em março, o Curso “Práticas Integrativas e Complementares – Profissão e Prevenção à Saúde” está capacitando 30 profissionais, de 18 a 50 anos.

Os alunos praticam entre si
Além da preparação para o mercado de trabalho, os alunos poderão replicar os conhecimentos em futuras formações ampliando a difusão das práticas que são valorizadas por sua importância em complemento à medicina convencional. A ideia da presidente da ACC é que, em parceria com o município, o Ambulatório possa oferecer atendimento via SUS a toda a população, futuramente.

INFRAESTRUTURA

Com duração de 10 meses e aulas de segunda a quinta-feira, no período noturno, e algumas atividades às sextas-feiras, o curso acontece no segundo andar da ACC ocupando o auditório climatizado e salas adjacentes. Para o futuro ambulatório, divisórias garantirão privacidade durante os atendimentos, informou um dos professores, o terapeuta Sérgio Garcia Rodrigues, 56 anos.
À esquerda, o terapeuta Sérgio
Na última quarta-feira (15), a reportagem do JM acompanhou a aula da terapeuta de florais e psicóloga Berenice de Lara, das 19h30 às 22h. Apesar da noite fria, o clima logo na entrada era caloroso e de muito acolhimento. Ao chegar, alunos e professores retiraram os calçados que ficaram do lado de fora da sala.
Professora Berenice tirou cartas terapeuticas para aluna
Entre os presentes, homens e mulheres de idades variadas e diferentes profissões mostravam estar em sintonia com a leveza do momento em que se despiam de preocupações para se concentrarem na professora que atua com florais há 30 anos (floraisdelara.com.br) e é autora de vários livros pela Editora Pensamento.
Aula na quarta-feira: novos horizontes
“Há muitos anos dou cursos de formação. Mas, é difícil encontrar uma turma assim, com tanta motivação”, comentou Berenice de Lara que, no intervalo em que foi servido um lanche reforçado, orientou os alunos a diluírem no suco 07 gotas de alguns florais. Ela explicou que os florais têm múltiplos usos, desde “resolução de traumas profundos até questões de acolhimento e de relacionamento familiar”.
Denise Cortinove

HUMANIDADE

Ex-empresário das áreas de alimentação e transportes, Sérgio Garcia Rodrigues largou tudo para estudar os princípios da Medicina Chinesa e, atualmente, é professor de acupuntura, Reiki, Auriculoterapia, Aromaterapia e Massoterapia. Terapeuta respeitado do Instituto TAO, onde são realizados atendimentos gratuitos à população, uma vez por semana, ele falou com entusiasmo sobre as práticas integrativas e a oportunidade de participar do projeto da ACC.

“Parei de correr atrás do comércio, do dinheiro; parei de correr atrás das coisas que são transitórias. Acho que agora estou começando a entender o que é riqueza e ela não tem nada a ver com coisas materiais. Riqueza é a possibilidade de reconhecer o que é eterno, as coisas que você deixa quando vai. É disso que a gente fala no curso. É conseguir fazer da sua vida um exercício, deixar coisas nos corações quando você for. Quanto mais você deixa, mais você tem”, frisou.
Eduardo, acupunturista
Sérgio contou que conheceu a presidente da ACC justamente quando pensava em criar um dia de atendimento a pacientes oncológicos no Instituto TAO: “Junto com esse projeto, tem a intenção de colocar as pessoas no mercado de trabalho. A gente conseguiu unir o útil ao agradável e ao agradabilíssimo porque a gente vai promover a empregabilidade deles enquanto terapeutas. Mas, mais do que isso, a gente está se preparando para montar um ambulatório só de práticas integrativas”.

Ele finalizou destacando a equipe de professores, altamente capacitados, e a contrapartida da ACC cuja diretoria tem se empenhado para tirar o ambulatório do papel, ampliando ainda mais o atendimento aos portadores de câncer e seus familiares, de Marília e região.

EXPECTATIVA

Aos 36 anos, Janaina de Freitas Ruggeri afirmou que buscou “uma evolução maior para a minha vida e acho que o curso tem trazido isso para mim, como ser humano”. Ao seu lado, Sidney Kaigawa, 50 anos, disse que as aulas superaram as expectativas: “É um curso transformador que acaba fazendo mudar nossa forma de visão do mundo e despertar para o bem, para a caridade”.
 Reiki é uma das práticas estudadas
Coach e ex-professora, Denise Cortinove era uma das mais entusiasmadas na quarta-feira. Ela contou que soube das práticas integrativas por um problema familiar: “Conheci o Reiki, de forma efetiva, com uma tia com câncer nos ossos. Nenhum remédio fazia efeito e foi lá uma pessoa aplicar o Reiki e ela dormiu sem dor”, recordou.
Florais disponibilizados aos alunos
A partir daí, interessada no assunto foi ao Instituto TAO onde conheceu Sérgio Rodrigues e passou a trabalhar como voluntária. Assim, ao saber do curso decidiu tentar uma vaga: “A gente vai ser um instrumento de partilha, de conhecimento, de milagres. A gente vai ser ponto de ajuda para que esse milagre aconteça como da minha tia que não dormia por muita dor. E um moço simples, oriental, chegou e pediu para aplicar o Reiki e fez um grande milagre.
Sou muito grata à ACC, aos professores e ao TAO que já faz esse trabalho de forma gratuita”.

Por sua vez, o acupunturista Eduardo Maurício da Silva, 50 anos, contou que “na minha profissão, eu buscava alguma coisa a mais para dar um conforto para meu paciente. Mas, eu não tinha achado ainda. Tive a oportunidade de conhecer o curso e acho que para a gente tratar as pessoas tem que estar bem internamente e muito bem preparado, porque são coisas que acontecem e vem para nós o que é mandado por Deus”.
Lanche toda noite


Ele assinalou que “o curso é muito interessante porque a ACC está buscando uma forma mais humanizada de tratar os pacientes, a família e quem está cuidando do paciente. Acredito que isso seja tão transformador para nós que estamos doando de coração, sendo voluntários, doando amor. É o que é preciso hoje: mais amor, mais carinho, um abraço. Fiz vários cursos. Mas, como esse não tem comparação”.

PRATICAS INTEGRATIVAS

Aromaterapia: Prática terapêutica secular que utiliza as propriedades dos óleos essenciais, concentrados voláteis extraídos de vegetais, para recuperar o equilíbrio e a harmonia do organismo visando à promoção da saúde física e mental, ao bem-estar e à higiene.
Reiki: Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, e restabelecendo o fluxo de energia vital.
Publicações de Berenice de Lara
Terapia de Florais: Prática terapêutica que utiliza essências derivadas de flores para atuar nos estados mentais e emocionais. A terapia de florais de Bach, criada pelo inglês Dr. Edward Bach (1886-1936), é o sistema precursor desta prática. A professora Berenice de Lara atua com florais de cristais também.  Para saber mais sobre as 29 práticas integrativas reconhecidas pelo SUS, acesse: http://portalms.saude.gov.br

* Reportagem publicada no Jornal da Manhã, edição de 19.05.2019

** Leia reportagem sobre o projeto de sustentabilidade econômica da ACC acessando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.