domingo, 10 de fevereiro de 2019

RUMO À SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA, ACC ESPERA RETRIBRUIR À COMUNIDADE.

Por Célia Ribeiro

Farmacêutica orienta pacientes
Um dos principais pilares de uma instituição filantrópica é sua credibilidade aliada ao engajamento do voluntariado que a apoia. A percepção da comunidade sobre a relevância do trabalho desenvolvido indica até onde ela pode ir. No caso da ACC (Associação de Combate ao Câncer de Marília), respira-se os ares de uma nova era em que, além de receber, a entidade quer devolver um pouco para a sociedade.

 A afirmação foi feita pela presidente Maria Antônia Antonelle ao anunciar os planos para 2019 que incluem manutenções urgentes, reformas e ampliações, melhorias na utilização dos espaços e da oferta de serviços oferecidos, gratuitamente, aos pacientes em tratamento oncológico de Marília e região.

Com o apoio da diretoria e da equipe de profissionais e voluntários, a presidente está sempre em busca de auxílio para a entidade. Costuma inscrever projetos para captação de recursos junto a empresas e órgãos governamentais acreditando que a causa é nobre e todo esforço vale a pena. “A gente tem que acreditar”, assinalou.
Maria Antônia (presidente), Silvia Mendonça (1ª vice-presidente)
e Arnaldo Stroppa (2º vice)
E foi assim que a ACC conseguiu aprovar junto à Ação Social Coopercitrus Credicitrus, da cidade de Bebedouro, um projeto para reforma da cozinha. Com a verba de 30 mil reais, além da estrutura física, estão sendo adquiridos novos eletrodomésticos, como uma geladeira industrial e bancada de resfriamento, que permitirão o aumento da produção de biscoitos, tortas, pizzas etc, que constituem uma importante fonte de renda.
Cozinha da Casa Apoio: refeições para todos

INFRAESTRUTURA

Com uma despesa mensal em torno de 35 mil reais para custear o atendimento aos pacientes, incluindo a Casa Apoio, com refeições e pernoites também para os acompanhantes, a ACC vive em campanha para ampliar o número de doadores. A partir de 20 reais, com emissão de boleto bancário, qualquer pessoa pode se tornar um sócio colaborador. Além disso, o cadastro na Nota Fiscal Paulista, indicando a ACC como beneficiária dos créditos, é outra fonte importante de recursos.

“Continuamos com o atendimento humanizado na ACC. Todo o sofrimento que o paciente passou  com o SUS, esperando na fila, ele não passa aqui. O paciente é atendido com hora marcada, não atrasa. Passa por nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga, temos uma farmacêutica contratada que orienta como tomar o remédio e temos assistente social , além da Casa Apoio em que a pessoa vem e faz as refeições e pode dormir, trazendo acompanhante. Tudo isso custa”, frisou.
Foi necessário substituir todo o telhado que ameaçava cair
Maria Antônia informou que foram realizadas visitas a prefeituras da região em busca de apoio: “Pedimos que cada cidade cadastrasse 50 sócios colaboradores a partir de 20 reais e 50 pessoas na Nota Fiscal Paulista. Infelizmente, não tivemos retorno”. Ela lembrou que “não é responsabilidade da ACC atender essas pessoas de fora. Mas, fazemos de coração”. E observou que as igrejas e clubes de serviço poderiam se mobilizar na região para contribuirem com a ACC, bastando que o poder público local apoiasse a iniciativa.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Paralelamente à área de captação de recursos, a ACC prepara-se para um passo muito importante: conseguiu aprovar um projeto junto ao Instituto Cooperforte trazendo para Marilia um curso, totalmente gratuito, com 10 meses de duração, para capacitar profissionais em “Práticas Integrativas e Complementares – Profissão e Prevenção à Saúde”.
Maria Antonia e voluntárias da entidade
Trata-se de um projeto pioneiro que dará formação em cinco práticas integrativas das 29 já reconhecidas pelo SUS. São elas: Aromaterapia, Florais, Reiki, Auriculoterapia e Massoterapia.
A presidente da ACC afirmou que “as práticas integrativas e complementares caminham juntas com a medicina convencional” e estão sendo amplamente desenvolvidas no País.

Ela acrescentou que “hoje em dia, o que a gente sabe é que o paciente é tratado depois que ele está doente. Não é tratada a causa. Por exemplo, é tratado o tumor, a doença, e não o que causou aquilo. Há um entendimento mundial de que o stress, o rancor, a raiva, a falta de perdão, a falta de espiritualidade, tudo isso causa doença. Então, nossa população está doente”.
Artesanato gera renda para a ACC


Após a abertura de inscrições, que registrou grande procura, foram selecionadas 30 pessoas, com idades entre 18 e 50 anos, que iniciarão o curso no auditório da ACC no dia 11 de março. “Já me perguntaram o que a ACC ganha com isso, porque cederemos o espaço e o Cooperforte arcará com todas as despesas, dos professores até o coffee break. Digo que a ACC quer devolver um pouco do que recebeu para a comunidade, contribuindo com a capacitação desses profissionais”.

Ela adiantou que a ACC pretende oferecer essas práticas integrativas aos pacientes, futuramente, e espera uma parceria com o município, já tendo se reunido com o prefeito de Marília, Daniel Alonso e com o presidente da Câmara, Marcos Rezende.

Maria Antônia citou um estudo segundo o qual “as práticas integrativas trazem uma melhora muito grande para as pessoas que estão doentes, no aumento da imunidade. As pessoas têm que estar bem fisicamente e de cabeça para fazerem uma radioterapia ou uma quimioterapia”.

Conforme disse, as práticas beneficiarão também “quem não está doente, que são os  cuidadores e familiares. O curso é de abrangência geral. Mas, no nosso caso, o foco é a partir de maio implantar algumas práticas integrativas na ACC  para os pacientes com câncer, familiares e cuidadores porque quem cuida precisa ser cuidado”.
Na Casa Apoio, pacientes e acompanhantes
podem pernoitar, gratuitamente.

A presidente da ACC destacou que “esses profissionais vão sair capacitados em cinco práticas reconhecidas pelo SUS, que já está fazendo mapeamento no Brasil para saber quantos terapeutas existem. Imagino que o objetivo do SUS é ter em toda a rede pública algumas práticas porque é muito mais barato prevenir do que depois que a pessoa já está doente”.

Ela falou dos benefícios à sociedade como uma retribuição ao apoio recebido, citando a adesão às promoções e eventos beneficentes: “É a comunidade que apoia, que compra pizza, que compra bingo, que doa”, destacando a população de Marília e de algumas cidades da região como Vera Cruz e Pompeia, que são mais atuantes.

INVESTIMENTOS

Para 2019, o calendário da ACC prevê uma série de campanhas para fazer frente ao custeio das atividades bem como às obras e investimentos necessários. A presidente informou que uma das melhorias mais urgentes se refere à instalação de um elevador para acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiências ao piso superior da entidade.
A comunidade participa ativamente dos bingos
Na época da construção, a arquiteta Célia Matarucco deixou o fosso do elevador projetado. Aliás, além dela, outros dois arquitetos contribuem com a ACC e foram citados pela presidente por sua importante colaboração: Mari Mota e Carlos Yvan.
Reformas e ampliações necssárias

Para o elevador, será necessário investir entre 55 e 85 mil reais. Mas, há outras necessidades que somadas podem chegar a 500 mil reais. “No ano passado, gastamos menos porque recebemos uma emenda parlamentar do deputado Abelardo Camarinha que foi maravilhosa e deu para a gente respirar e fazer as reformas. Trocamos todo o telhado que estava caindo. Havia o diagnóstico de que nosso centro de convivência poderia desabar e tivemos que chamar um engenheiro para dar o laudo”, assinalou.

Para este ano, a entidade também espera contar com os parlamentares recém-eleitos como o deputado estadual Vinicius Camarinha e o deputado federal Capitão Augusto a quem a ACC já encaminhou pedidos de auxílio, bem como ampliar o número de voluntários que são essenciais para qualquer instituição.

Atualmente, a ACC conta com aproximadamente 70 voluntários ativos tendo registrado, em 2018, o atendimento direto a 3.914 pacientes, além de familiares e cuidadores. São números que impressionam pelo impacto social. Mas, principalmente, pela qualidade do que é ofertado aos usuários do SUS de dezenas de cidades da região.

Para saber mais sobre a entidade, acesse: http://accmarilia.org.br/ A ACC localiza-se à Rua Marrey Junior, 101 Bairro Fragata, ao lado do Fórum. Telefone (14) 34545660

2 comentários:

  1. Parabens mais uma vez a você e parabéns à Maria Antonia que está fazendo um excelente trabalho frente a entidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maristela. A Maria Antonia é uma guerreira e merece todo apoio. bjs

      Excluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.