domingo, 3 de abril de 2022

AMBIENTALISTAS CONTAM COM O APOIO DA COMUNIDADE PARA TRANSFORMAR MARÍLIA EM UM PULMÃO VERDE.

Por Célia Ribeiro

Em um tempo em que respirar ar puro é privilégio de poucos, um grupo de ambientalistas que só faz crescer tocou mentes e corações para conseguir algo inédito na história de Marília: o apoio incondicional da comunidade em centenas de pequenas iniciativas que visam transformar a cidade em um pulmão verde, com arborização urbana, recuperação de minas e descarte correto dos resíduos sólidos. 

Cassiano Rodrigues Leite

À frente desta empreitada está Cassiano Rodrigues Leite, Chefe da Divisão do Meio Ambiente da Prefeitura de Marília e Pós-Graduado em Gestão Ambiental. Servidor público de carreira, ele tem trânsito livre por onde passa e, justamente pela humildade e perfil discreto, acabou atraindo muita gente que deseja ver Marília no topo dos municípios que experimentam a revolução ambiental.

Ao falar sobre os 93 anos de Marília, comemorados nesta segunda-feira, Cassiano destacou os avanços, mas também falou do muito que ainda falta fazer: “Nestes últimos anos, através de uma gestão ambiental eficiente, conseguimos concluir 100 por cento das bacias para tratamento do esgoto e, até dezembro de 2022, teremos concluído todas as estações elevatórias, colocando Marília no seleto grupo de municípios que terá 100 por cento de seu esgoto coletado e tratado”. 

Crianças visitam mina recuperada

Ele prosseguiu afirmando que “implantamos o ‘Projeto Nascentes’, que identificou e está visitando 1.448 olhos d’água em nossa cidade, sendo 113 em área urbana. O Projeto Minha Cidade é Verde está arborizando áreas verdes e áreas de preservação permanente, onde desde setembro de 2021 já plantamos aproximadamente 9 mil árvores, e pretendemos alcançar 100 mil mudas plantadas até o final desta administração. Implantamos os ecopontos para coleta seletiva, que estão promovendo a educação ambiental entre os cidadãos e, ainda em 2022, iniciaremos a coleta de porta em porta, que já se encontra em caráter experimental em parte da zona norte da cidade”. 

Coleta seletiva: ecopontos em várias regiões

O chefe do Meio Ambiente faz questão de destacar os atores deste processo: “Em parceria com ambientalistas e população interessada, desenvolvemos os projetos Doce Futuro e Agrofloresta, ambos no jardim Maracá, que estão cuidando da polinização das nossas plantas, através do manejo de abelhas sem ferrão e recuperando a arborização de uma imensa área degradada juntamente com o plantio de alimentos para doações a entidades sociais”. 

Região abandonada terá parque de energia solar

Neste sentido, citou o “Projeto Sangue Bom”, que está recuperando a nascente do Ribeirão dos Índios e desenvolvendo atividades sociais no jardim Julieta. Além disso, “o Projeto Plantas e Peixes, que está recuperando 06 nascentes no bairro Montana 02, construindo uma casa de vidro totalmente sustentável e iniciando espaço para equoterapia de crianças autistas ou portadoras da síndrome de Down. Temos o Ecoponto Nova Marília que recebe materiais diversos e, em breve, inauguraremos os Ecopontos Califórnia e Santa Antonieta, eliminando os descartes clandestinos pela cidade”, assinalou.

 

Cassiano leva o filho
 às ações ambientais
Ele lembrou que “Marília é a primeira cidade da região a receber uma parceria público-privada para avançar na iluminação com uso de energia solar, através do Parque Terra Sollarium, na avenida do Pombo, antiga rodoviária. Enfim, foram grandes avanços que colocaram a cidade na primeira colocação da Diretiva Município Sustentável do Programa Município Verde Azul”, do governo do Estado de São Paulo.

 DESAFIOS

No aniversário de Marília, o chefe do Meio Ambiente, entretanto, enumera os desafios: “Nem tudo são flores. Ainda enfrentamos dificuldades com descartes clandestinos, invasões de áreas de preservação para criação de animais de grande porte e sofremos com as queimadas urbanas que degradam o meio ambiente e agravam doenças as respiratórias”.

Por outro lado, a comunidade tem sido uma grande aliada. Cassiano destacou que “através da gestão participativa, estamos firmando parceria com centenas de moradores que se propõem a mudar esse quadro em seus bairros. A Prefeitura entra com o maquinário pesado, limpando as áreas públicas e oferece mudas de árvores para arborizar estes espaços. Em contrapartida, os moradores se unem e cuidam dessa intervenção, evitando novos descartes irregulares e regando as mudas plantadas”.

Ele fez questão de frisar que, apesar de tantas conquistas, o processo poderia ser mais rápido: “Vejo que para avançarmos precisamos de maior apoio empresarial, através de doações de mudas, ferramentas, sombrites e demais materiais a serem utilizados nestas intervenções. Estamos avançando no Projeto Hortas Urbanas e transformaremos grandes áreas ociosas em centro de distribuição de alimentos, em parceria com a população”. 

O plantio de mudas reúne muitos voluntários

O cidadão também deve dar sua contribuição, como assinalou Cassiano: “É de igual importância a participação dos moradores nestas regiões, de forma a colaborarem na produção destes alimentos e levarem para suas residências os resultados de seus trabalhos”. Isto é, se um grupo de pessoas que reside em uma determinada região se mobilizar, vai encontrar respaldo para concretizar seus projetos.

Cassiano lamentou a falta de educação ambiental: “Descartes incorretos de lixos orgânicos nos ecopontos, queimadas urbanas, nascentes degradadas, são reflexos desta falta de conscientização ao longo dos anos. Através desta gestão participativa, mostrando o antes e o depois aos moradores e permitindo que eles participem destas ações, temos apresentado uma visão diferente à população sobre o meio ambiente em que vivem, passando a plantar flores, frutas, atrair pássaros e descobrir áreas agradáveis para desenvolver o bom convívio social, além de levar filhos e netos para o contato direto com a natureza”. 

Equipe da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura
que tem feito um trabalho de vulto

O chefe do Meio Ambiente afirmou que “o nosso foco é atrair o máximo de pessoas para participarem de ações ambientais, plantando árvores, cuidando de nascentes, criando hortas urbanas, participando da coleta seletiva, onde, de forma prática, e acredito esta ser a melhor maneira de se fazer, propagaremos a educação ambiental em nossa sociedade, criando cidadãos conscientes de seu papel junto à sociedade”.

Ele finalizou convidando todos que “desejarem implantar ações simples, porém funcionais em seus bairros, que entrem em contato conosco para juntos acabarmos com estas áreas de descartes clandestinos e tornarmos nossa cidade um local agradável para vivermos, deixando um meio ambiente sadio e equilibrado, em benefício à atual e futuras gerações”. O contato da Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública é (14) 34086700.

EXEMPLO VEM DE CASA

Cassiano Rodrigues Leite é incansável em defesa do meio ambiente até nos finais de semana, férias e momentos de folga. Como esta coluna já registrou, ele sai espalhando sementes de espécies nativas que encontra em suas andanças.  Mas, não é uma jornada solitária: um dos seus companheiros é um garotinho que já sabe mais que muita gente grande sobre a preservação da natureza.

 

Cassiano e o filho Felipe
“Como pai,  faço questão de levar meu filho Felipe em todas as ações que realizo,  para que ele cresça sabedor da importância em participar das ações que tragam benefícios coletivos e aprenda a viver em sociedade. Vejo nas crianças a esperança de um futuro melhor. E é através delas que alcançaremos o equilíbrio ambiental”, destacou.

Ele finalizou deixando uma sugestão: “Devemos introduzir a educação ambiental nas escolas de forma ampla e não apenas de forma transversal e multidisciplinar. Acredito que educação ambiental deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas do país,  no mesmo nível das demais matérias.” Fica a dica!

Leia AQUI reportagem de 2019 sobre Cassiano e as sementes.

Leia AQUI sobre o projeto "Agrofloresta".

Leia AQUI sobre o projeto "Nascentes!.


*Reportagem publicada na edição de 03.04.2022 do Jornal da Manhã

Falar bem em público está ao alcance de todos.
Tudo é técnica e treino!
Com o "Fale Bem", as aulas são personalizadas
para que os alunos consigam o máximo de resultado.
Aulas presenciais e online. Saiba mais no
WhatsApp: (14) 991645247 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.