domingo, 25 de abril de 2021

SOLIDARIEDADE: EVENTO TROCARÁ ARTESANATO POR ALIMENTOS PARA FAMÍLIAS CARENTES

Por Célia Ribeiro

Há 10 mil anos, o escambo surgiu na pré-história quando não havia sistema monetário. Basicamente, é a troca de produtos ou serviços entre as partes de modo que todos saem ganhando. Em breve, um evento em Marília reunirá peças de artesanato que poderão ser adquiridas em troca de arroz, feijão, óleo e outros gêneros alimentícios que serão doados às famílias necessitadas. 

Adriana Coimbra no "Patch & Pano"

A ideia partiu da educadora aposentada Célia Carmanhani Branco. Aluna do Ateliê Patch & Pano, ela propôs à professora Adriana Coimbra, dirigente do espaço, promover um bazar diferente: as alunas doariam peças como bolsas, necessaires, estojos, bonecas de pano, jogos americanos, panos de prato etc, e os consumidores pagariam com alimentos. Não haveria dinheiro em circulação.

 

Celia Carmanhanni Branco e seus aromarizadores

Segundo a educadora, na Sociedade Espírita Vicente de Paula, antes da pandemia, os frequentadores doavam alimentos ao Centro que assiste várias famílias em situação de vulnerabilidade social. Com as atividades presenciais suspensas, a instituição está com dificuldade para montar as cestas básicas e, através do bazar, Célia Branco viu uma oportunidade para a comunidade contribuir e ainda levar para casa lindas peças.

 

Há lindas peças na lojinha do ateliê

"Este é um momento de nos voltarmos ao próximo" afirmou a educadora que destacou a acolhida do ateliê. "A Adriana topou na hora e várias alunas também. Agora, vamos falar com outras que fazem lindos trabalhos para termos uma boa quantidade para o bazar". Ela assinalou que há um bom espaço na frente do ateliê (Rua dos Bancários, 255) em que serão colocadas as mesas com os produtos para a troca, com todos os cuidados devido à pandemia.

 

Aluna Margareth apoiou a ideia

Célia afirmou que "tem muita gente querendo praticar a caridade e não sabe como e não tem oportunidade". Dessa forma, prosseguiu, quem quiser colaborar pode entrar em contato com a Adriana Coimbra (celular 14 99635-6921) e se juntar à iniciativa. Quanto mais produtos a serem trocados por alimentos, melhor. 

Adriana finaliza trabalho no ateliê

Além de participar do ateliê, Celia Branco se dedica à produção artesanal de aromatizadores, como já divulgado nesta página. E está preparando uma grande quantidade de produtos (álcool em gel, cremes de mão, aromatizadores, água de lençóis etc) da linha outono-inverno, com toque amadeirado, para doar ao bazar.

 ATELIÊ

 

Boneca confeccionada por aluna

À frente do Patch & Pano, Adriana Coimbra, além de professora de patchwork, é uma grande incentivadora do artesanato. Ela falou com entusiasmo sobre a proposta da aluna, a quem chama carinhosamente de “Tia Célia”, afirmando que a ideia conquistou as artesãs com quem conversou. Por isso, previsto para ocorrer nas próximas semanas, o evento deverá contar com um grande volume de peças confeccionadas com fino acabamento.

 

Os trabalhos têm acabamento primoroso

Em entrevista à coluna, a aluna Margareth Cenachi comentou que a ideia é original porque não envolverá dinheiro: "Trocar as peças por alimentos vai ajudar quem mais precisa". Além disso, ela observou que muitas pessoas poderão conhecer o ateliê e escola de artesanato e trocar experiências sobre os trabalhos. 

 

Linha de aromatizadores e cremes de Celia Carmanhani

Informações sobre a organização dessa ação social poderão ser obtidas no Ateliê Patch & Pano, à Rua dos Bancários, 255 ou pelo WhatsApp (14) 99635-6921.

Leia sobre Celia Carmanhani Branco acessando AQUI e sobre o "Patch & Pano", acessando AQUI e AQUI 

* Reportagem publicada na edição de 25.04.2021 do Jornal da Manhã

Ajude a Associação de Combate ao Câncer de Marília


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.