domingo, 11 de abril de 2021

EMOLDURANDO MOMENTOS, TRÊS IRMÃS EXPANDEM NEGÓCIO AFETIVO NA PANDEMIA.

 Por Célia Ribeiro

 Como eternizar lembranças? Fotografias, livros, cartas escritas à mão, desenhos...a lista é extensa. E justamente em um dos momentos mais difíceis da era moderna, em meio a tanta tristeza resultante da pandemia, um segmento triplicou de tamanho levando emoção às pessoas por meio de suas recordações. O “Estúdio Janela Para Rua” emoldura momentos com arte personalizada que vem conquistando cada vez mais adeptos.

 

As tábuas estão em alta

No DNA do estúdio, localizado em Marília, estão três irmãs muito criativas: a arquiteta Nathália Servidone, 43 anos; a estilista Laíz Boschetti, 33 anos e a administradora de empresas Thaís Boschetti, 37 anos. Instalada na Avenida Esmeralda, 195, a empresa que começou despretensiosamente está experimentando um “boom” de crescimento por oferecer produtos originais, alguns focados no reaproveitamento de materiais, dando novo significado a objetos que as pessoas guardam em casa.

 

(Esq.) Laíz, Nathália e Thaís

E por falar em casa, o isolamento social provocado pela pandemia do Covid fez as pessoas olharem mais para o local em que vivem. Conforme explicam as irmãs, com mais tempo no ambiente doméstico, foi natural a busca por tornar o lugar mais acolhedor e aconchegante aproveitando objetos de memória afetiva para dar uma repaginada.

 Segundo a estilista Laíz, tudo começou com quadros em molduras neutras. Elas criavam peças que eram disponibilizadas no site esperando iniciar vendas on-line. Mas, a ideia não foi pra frente. O pontapé que marcou a virada de chave foi a participação delas em um dos bazares da Vila das Artes em que puderam ter contato com o público consumidor de arte e artesanato.

 

Objetos criados pelas irmãs

Em 2019, Nathalia, que já ocupava o espaço com seu escritório de arquitetura, convidou as irmãs para instalarem o estúdio em parte do espaçoso prédio. “A ideia do personalizado foi o diferencial, como uma foto antiga que gostariam de ter no quadro”, frisou Laíz. Ela disse que o início não pode ser classificado como molduraria porque além de emoldurar os trabalhos, havia todo um projeto de criação das peças e execução através de parceiros.

 Elas informaram que cerca de 15 pessoas são beneficiadas pelo crescimento do estúdio: são marceneiros, artesão em ferro, artesãs em cerâmica, costureira etc. Isto porque, das molduras de lembranças que incluem desde sapatinho de bebê a máscaras venezianas, o estúdio passou a criar cada vez mais peças originais aproveitando pedaços de madeira, retalhos em couro e vários outros materiais. 

Parceiros possibilitam a produção dos itens exclusivos

DECORAÇÃO AFETIVA

 “A gente sempre gostou muito de arte e de artesanato. E a gente sentia muita falta dessa personalidade”, assinalou a arquiteta destacando que a “ideia era de loja de decoração mais afetiva que faça sentido para a pessoa que está procurando. Esse é nosso diferencial”, pontuou.

 

Estúdio tem itens
à pronta entrega

Thaís contou que são em quatro irmãs e que “a gente sempre foi muito unida. Minha mãe colocou a gente pra fazer arte, aula de costura, pintura. A gente já tinha essa parte manual e sentia falta de ter coisas diferenciadas. Hoje, vemos que tudo vem do mesmo lugar, a maioria da China”.

 Com o “Janela para Rua”, as irmãs têm mais objetos a agregar além dos quadros, que são o carro-chefe da empresa. Por isso, se propuseram a lançar uma coleção a cada seis meses. A primeira, em 2020, foi “Positividade” com objetos remetendo ao tema, como “Olho Grego”. No início de 2021 saiu a coleção “Viva” com a proposta de levar mais calor às casas, mais emoção e sentimento em cada canto.

 “Temos que olhar de maneira diferente, ressignificar muitas coisas”, frisou Laíz citando que louças sem pares ficam ótimas em criações originais “porque a gente não compra o óbvio”. Ela destacou a emoção das pessoas que são presenteadas com artigos confeccionados especialmente para elas.

 A estilista contou o caso de um rapaz que, de São Paulo, encomendou um quadro para presentear a namorada grávida em Marília. O estúdio criou um quadro emoldurando em vidro flores em três tamanhos simbolizando o bebê, a mamãe e o papai junto a uma frase de identificação do casal. “Quando fui entregar, a moça ficou tão emocionada que é impossível descrever”, relatou.

 

Parede chama a atenção pela originalidade das peças

Esses presentes, aliás, têm sido muito procurados: um amigo que quer presentear outro no aniversário em que, por causa da pandemia, não estarão juntos; um filho que quer enviar uma lembrança personalizada no Dia das Mães; e até empresas que passaram a encomendar brindes criativos para seus colaboradores e parceiros de negócios. 

Por isso, ao contrário da grande parte dos negócios nesta pandemia, a emoção e o sentimento embalados em obras de arte exclusivas conquistaram espaço e vêm sendo descobertos por pessoas de todas as idades. Afinal, sempre é tempo de expressar o afeto!

 Para saber mais sobre o trabalho do “Estúdio Janela para Rua”, acesse: @janelapararua (Instagram) e “janelapara rua oficial” no Facebook.

 * Reportagem publicada na edição de 11.04.2021 do Jornal da Manhã


Solicite um orçamento para seu Condomínio 
com um consultor de Marília: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.