domingo, 14 de outubro de 2018

PATCH & PANO: QUANDO A ARTE NASCE DOS TECIDOS SEM DESPERDIÇAR OS RETALHOS.

Por Célia Ribeiro

Os trabalhos feitos à mão, além de conferirem originalidade às peças, são impregnados pela energia de quem dedicou horas de muito carinho. Por isso, cada vez mais o artesanato chama a atenção, não apenas como hobby para quem se aposentou e tem tempo livre, mas também por mulheres de todas as idades interessadas em aprenderem a confeccionar peças únicas com seu toque pessoal.
Adriana com os porta-temperos que usaram retalhos
Entre os ateliês existentes em Marília, o “Patch & Pano”, da professora Adriana Coimbra, destaca-se por receber até uma turma de crianças, a partir das 11 anos. Mas, também, pelo cuidado em evitar o desperdício: cada retalho se junta a outros que compõem belos trabalhos em Patchwork. Aliás, esta palavra se traduz, literalmente, por “trabalho em retalho”.

(Esq) Célia e a professora Adriana
No sábado, 06, o estacionamento do Pão de Açúcar também sediou uma feira de artesanato em que o “Patch & Pano” levou trabalhos de suas alunas para venda. Entre elas, estava a ex-secretária municipal da Educação e pedagoga aposentada Célia Carmanhani Branco que falou, com muito entusiasmo, sobre sua incursão pelo artesanato em tecidos.

“Acredito que uma das coisas que está levando as pessoas a procurarem as coisas artesanais, a voltarem aos tempos de vamos construir, vamos fazer, é poder fazer seu trabalho. É diferente de entrar na loja para comprar o pano de prato. Você faz o seu pano e depois vê na sua cozinha”, comentou Célia Carmanhani.
Feira de artesanato no estacionamento do Pão de Açúcar
Ela contou que “nunca tinha sentado numa máquina. Comecei a dar aula com 18 anos, quando cheguei no ateliê eu me identifiquei muito com o grupo. Acho muito importante a identificação entre a proposta do grupo da professora e o grupo que vai se formar. Faço aulas às segundas e terças à tarde”, assinalou.
No ateliê, espaço para criar à vontade.
Os momentos entre as amigas são muito ricos, revelou a pedagoga aposentada. No ateliê ela encontra diretora e professoras aposentadas e muitas conhecidas. As horas passam em meio às linhas e tecidos coloridos que dão forma a diferentes trabalhos para consumo próprio, para presentear e até para comercialização.
As alunas enviaram suas criações para o bazar
CRIATIVIDADE

Adriana Coimbra informou que muitas alunas procuram o ateliê para confeccionarem lembrancinhas de aniversário e presentes personalizados. Nesta época do ano, por causa do Natal, a procura é grande por projetos temáticos. No entanto, ao longo do ano, o ateliê recebe encomendas desde enxovais de bebê até itens para cozinha.

A professora explicou que há várias alunas interessadas em comercializarem seus trabalhos. Neste caso, ela direciona a produção para artigos menores, de preços mais acessíveis e de venda mais fácil para geração de renda. Tem, ainda, as vovós que chegam ao ateliê querendo produzir presentes para os netos.
Mochilas coloridas: presentes que encantam
Célia Carmanhani contou que para o aniversário de sua neta de 10 anos, ao invés das lembrancinhas tradicionais, as amiguinhas ganharam toalhinhas para usarem na hora do lanche do colégio. “Elas adoraram. Receberam uma lembrancinha que não foi comprada, mas confeccionada pela avó da aniversariante”, acrescentou, sorridente.
Natal: época de presentear

Por utilizar tecidos nas criações, a sobra de retalhos é grande. Mas, no “Patch & Pano” não se joga nada fora: “Quanto menor o retalho, mais bonito fica o trabalho”, observou a professora, informando que tiras de 2,5 centímetros por 50 centímetros são ideais para a confecção de nécessaires coloridas.

Com aulas de manhã, à tarde e à noite, o ateliê segue colorindo a vida de quem quer explorar sua criatividade, mesmo que, como a pedagoga Célia, nunca tenha sentado diante de uma máquina de costura. Para conhecer o espaço, o endereço é Avenida Sampaio Vidal, 228 e o telefone: (14) 996356921

*Reportagem publicada na edição impressa do
Jornal da Manhã de 14.10.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.