sábado, 6 de outubro de 2018

CÂNCER DE MAMA TAMBÉM ATINGE OS PETS

Por Célia Ribeiro

Não só as mulheres enfrentam o câncer de mama. O Hospital Veterinário e o Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília lançaram a campanha “Outubro Rosa Pet” com o objetivo de difundir para a população informações sobre a prevenção da doença em gatas e cadelas.

Segundo a professora de cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária, Drª Cláudia Repetti, “no mês de outubro,  todo animal que chegar no hospital veterinário, independente da queixa do proprietário, do motivo pelo qual ele veio fazer a consulta, o proprietário receberá informação sobre a prevenção do tumor de mama nas cadelas e nas gatas”.
Atendimento no Hospital Veterinário da Unimar
Ela explicou que “o tumor de mama na cadela e na gata é hormônio-dependente. Ele é dependente de estrógeno e progesterona que são dois hormônios produzidos nos ovários. Então, a gente indica para o tutor das fêmeas, que não quer para a reprodução, a castração precoce desses animais. Existem vários trabalhos bem consolidados que se castrar a cadela ou a gata, antes do primeiro cio, a chance dela ter tumor de mama é de meio por cento”.

A professora informou que “o cio normalmente acontece por volta de 6 a 12 meses. A gente recomenda, após o esquema vacinal, fazer a castração. Quanto mais cedo o proprietário castrar a fêmea, menor vai ser a chance dela desenvolver o tumor de mama”. No caso da doença, o tratamento é realizado com cirurgia complementando com quimioterapia.

Ela explicou que os proprietários de gatas e cadelas devem fazer a palpação das mamas dos animais, verificando qualquer carocinho, aumento do volume ou secreção. Neste caso, deve-se procurar o médico veterinário. Nas cadelas, 50 por cento dos tumores de mama são malignos e nas gatas esse percentual é ainda maior.
(Esq) Professora Cláudia
O Hospital Veterinário da UNIMAR possui completa infraestrutura e realiza o atendimento de Marília e região, através de médicos veterinários residentes, acompanhados dos professores. Os acadêmicos (monitores) atuam na recepção e primeiro atendimento. Sustentável economicamente, o Hospital Veterinário possui uma tabela de preços bem acessíveis e, no caso de pessoas carentes, o valor do tratamento pode ser parcelado.

Nos últimos quatro anos, foram registradas 3.000 fichas de atendimento . São realizadas, por semana, no mínimo duas cirurgias de mastectomia em gatas e cadelas. Para entrar em contato, o telefone é:  (14) 21054065. O atendimento é realizado por ordem de chegada, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.