Não só as mulheres enfrentam o câncer de mama. O Hospital Veterinário e o Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília lançaram a campanha “Outubro Rosa Pet” com o objetivo de difundir para a população informações sobre a prevenção da doença em gatas e cadelas.
Segundo a professora de cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária, Drª Cláudia Repetti, “no mês de outubro, todo animal que chegar no hospital veterinário, independente da queixa do proprietário, do motivo pelo qual ele veio fazer a consulta, o proprietário receberá informação sobre a prevenção do tumor de mama nas cadelas e nas gatas”.
Atendimento no Hospital Veterinário da Unimar |
A professora informou que “o cio normalmente acontece por volta de 6 a 12 meses. A gente recomenda, após o esquema vacinal, fazer a castração. Quanto mais cedo o proprietário castrar a fêmea, menor vai ser a chance dela desenvolver o tumor de mama”. No caso da doença, o tratamento é realizado com cirurgia complementando com quimioterapia.
Ela explicou que os proprietários de gatas e cadelas devem fazer a palpação das mamas dos animais, verificando qualquer carocinho, aumento do volume ou secreção. Neste caso, deve-se procurar o médico veterinário. Nas cadelas, 50 por cento dos tumores de mama são malignos e nas gatas esse percentual é ainda maior.
(Esq) Professora Cláudia |
Nos últimos quatro anos, foram registradas 3.000 fichas de atendimento . São realizadas, por semana, no mínimo duas cirurgias de mastectomia em gatas e cadelas. Para entrar em contato, o telefone é: (14) 21054065. O atendimento é realizado por ordem de chegada, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.