domingo, 24 de janeiro de 2021

SOM DA ESPERANÇA: COMO UMA ESCOLA DE MÚSICA SE REINVENTOU DESPERTANDO A ARTE ADORMECIDA DURANTE A PANDEMIA

Por Célia Ribeiro

Quase toda criança ganhou de presente um pianinho, um violão colorido ou uma bateria de enlouquecer os vizinhos. Os brinquedos em forma de instrumentos musicais encantam por surpreenderem com seus sons característicos que arrancam gargalhadas dos pequenos artistas. Conforme o tempo passa, alguns jovens talentos querem alçar voos mais altos quando se interessam por instrumentos profissionais que lhes são apresentados em escolas de música.

Gabriel e a aluna Amanda Tsutsumi

Em Marília, o Centro Musical Tons & Semitons, fundado pela cantora e compositora Jaci Furquim junto com os filhos Gabriel Soledade (produtor, arranjador, violão sete cordas e educador) e Luciano Soledade (percussionista e educador) recebia alunos a partir dos cinco anos, antes da pandemia. Adaptando-se ao “novo normal”, foi necessário limitar a faixa etária inicial a oito anos e, com uma reorganização na sua estrutura física, colocou a música como anteparo aos desafios desses tempos sombrios.

Educação musical: Jaci e os pequenos artistas antes da pandemia

“A música, como todas as outras artes, salva. Ela preenche as lacunas da nossa alma, ela reestabelece o equilíbrio do nosso sistema emocional, nos aproxima de outras pessoas criando uma ponte entre nosso mundo interior e o mundo exterior”, observou Gabriel Soledade, educador, músico, arranjador e produtor musical. 

Ele prosseguiu afirmando que, “na pandemia, percebemos que a música exerceu um papel ainda mais forte nessas relações todas de afeto, alegria, esperança. Enfim, ela tem funcionado como um remédio para os males que afligem a humanidade, atualmente”. Citando estudos científicos, o educador lembrou que “os benefícios da música vão desde o alívio de dores, a melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física. Ouvir música libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparadores físicos para o tratamento de diversos problemas”.

 Matheus Hespanhol se prepara para recital

REORGANIZAÇÃO

Fundado em 1.996, o Centro Musical Tons & Semitons foi surpreendido com a quarentena e a proibição de aulas presenciais. Por isso, até abril do ano passado mantinha apenas aulas online. Foi necessário pensar em uma alternativa para trazer os alunos de volta de forma segura, com todos os cuidados preconizados pelas autoridades sanitárias.

Gabriel explicou que a escola passou por uma adaptação: “Tivemos que nos ajustar a essa nova forma de trabalho. Aos poucos, fomos criando novas formas de atendimento presencial, readaptamos os espaços da escola retirando todo o excesso de mobília, enfeites desnecessários etc, para termos mais espaço livre entre professores e alunos, propiciando assim um distanciamento de, no mínimo, dois metros e meio entre ambos”.

Luciano Soledade em aula de percussão

Conforme disse, “criamos um sistema de divisória, um biombo de material plástico, que separa aluno e professor”, que utiliza máscaras e viseiras em salas com ventilação natural e abundante. Assim, podem ser ministrados cursos de Técnica Vocal (Canto), Violão Popular e Erudito, Bateria, Percussão, Guitarra, Contrabaixo, Cavaquinho, Violão 7 Cordas, além de preparatório para prova no Conservatório de Tatuí (Guitarra MPB/Jazz).

Gabriel disse que “as aulas utilizando painéis, máscara e distanciamento, além do medo, não estão sendo fáceis para professores e alunos. Porém, todos entenderam que é a forma que temos no momento para driblarmos a pandemia, e as aulas online estão sendo muito utilizadas por conta dessas questões”.

: Aluno de canto, Dell Moura atrás do painel de plástico

TODAS AS IDADES

Se durante muito tempo os pais matriculavam as filhas logo cedo em aulas de piano, hoje o acesso à música está muito mais democrático e acessível a todos, independente da idade e do talento. Segundo Gabriel Soledade, “todos podem tentar aprender, porém os resultados são diferentes segundo as capacitações naturais de cada pessoa”.

Sobre a predominância do piano para as meninas nas gerações passadas, o educador observou que “embora essa atitude gerasse uma imposição para as mulheres, tornando limitado o ensino de música para as mesmas, isso ainda era melhor do que se não tivessem tido contato nenhum com a música. Assim surgiu a grande Chiquinha  Gonzaga”, destacou, citando a compositora e maestrina carioca.

Ele acrescentou que “a nova visão em relação aos direitos da mulher tornou muito mais abrangente suas escolhas e está revelando inúmeros talentos do sexo feminino, em qualquer instrumento ou área da música”. Além disso, os mais velhos não foram esquecidos. O educador disse que, durante um ano, ele, Luciano e Jaci ministraram  aulas para o Curso de Musicalização para a Terceira Idade na UNATI (UNESP/Marília).


Com responsabilidade e afinação, o centro musical espera atravessar a pandemia com o som da esperança que sai das vozes e dos instrumentos de muitos que, um dia, também brincaram com um violãozinho de plástico.

SOBRE A ESCOLA

O Centro Musical Tons e Semitons foi fundado em 1996 pela educadora musical Jaci Furquim, oferecendo ensino musical a Marília e região e criando em seus alunos uma consciência musical, atendendo hobbystas e profissionais. Conta com um quadro  de professores qualificados e profissionais atuantes no cenário musical. Ao longo de 25 anos trouxe inovações, workshops, oficinas culturais, inaugurando eventos municipais como por exemplo o projeto  "Domingo no Bosque", recitais  (shows de alunos) abertos ao público no Bosque Municipal, Teatro Municipal, Auditório Otávio Ligneli e outros espaços de cultura de Marília.


Luciano, Gabriel e Jaci integram o "Cartola Branca"

Atualmente, o Centro Musical conta com a direção de Gabriel Soledade (músico profissional sideman há 24 anos) que iniciou seus estudos musicais com a educadora Jaci Furquim nos violões popular e erudito e tornou-se educador musical em 1996 no Centro Musical Tons e Semitons; também é arranjador e produtor musical. Estudou no Conservatório Souza Lima - São Paulo, Conservatório Dr. Carlos de Campos-Tatuí e cursos livres com grandes nomes da música, como Toninho Horta, Mozart Mello, Djalma Lima, Michel Leme, Luizinho 7 Cordas e outros. A direção artística é de Jaci Furquim.

Vale assistir o vídeo desses artistas: Jaci Furquim & Cartola Branca

O Centro Musical Tons & Semitons está localizado à Rua Antonio Lorencil Serafim, 08, Bairro Santa Gertrudes, próximo ao Aeroporto. Telefone (14) 33163236. Nas redes sociais, acesse: https://www.facebook.com/tons.semitons

*Leia reportagem sobre Jacim Furquim AQUI e sobre o Chorinho de Gabriel e Luciano Soledade AQUI

* Reportagem publicada na edição de 24.01.2021 do Jornal da Manhã



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.