domingo, 17 de janeiro de 2021

COM CHAMADAS DE VÍDEOS, IDOSOS DO LAR SÃO VICENTE AMENIZAM SAUDADE DOS FAMILIARES

 Por Célia Ribeiro

Faltam poucos minutos para o encontro tão esperado. Não haverá abraço apertado, daqueles de quase perder o fôlego. Mas, quando surgir a imagem da pessoa querida na tela do tablet, o coração vai acelerar arrancando um sorriso que jogará fora a saudade. Esta é uma situação que tem se tornado comum para os idosos do Lar São Vicente de Paulo cuja direção, com muita sensibilidade, encontrou na tecnologia uma maneira de aliviar a falta de contato dos internos com seus familiares.

Chamada de vídeo alivia  saudade

Os moradores dos abrigos pertencem ao grupo de risco para o Covid-19. Desde o início da pandemia, vários deles perderam a guerra para o coronavírus em Marília. Por isso, as visitas de amigos e familiares foram suspensas, da mesma forma que a permissão para voluntários desenvolverem atividades com os idosos.

Ao adotar as chamadas de vídeo, mesmo enfrentando muitas dificuldades para se manter financeiramente, a instituição zela não só pelo bem estar físico como emocional dos idosos. Segundo a assistente social Laís Gomes, são realizados contatos com familiares dos abrigados e agendados os horários para as chamadas de vídeo. A opção pelo tablet, conforme disse, foi para facilitar a visualização na tela do equipamento.

DECLARAÇÃO DE AMOR

No fim do ano, a confraternização de Natal foi organizada com todo cuidado para que os idosos não sentissem tanto a falta dos visitantes (familiares e voluntários de ONGs e clubes de serviço). Além do almoço caprichado, dos presentes para cada morador, uma surpresa emocionou a todos: os familiares apareceram no telão enviando mensagens aos idosos.

No telão, familiares enviaram mensagens no fim do ano

O morador José Henrique Vasconcelos de Paulo contou que não conseguiu segurar as lágrimas diante da imagem da filha: “Para mim foi muito gratificante, muito emocionante vê-la. Devido à pandemia, não estamos tendo contato constante como tínhamos antes. Eu confesso que cheguei a chorar de ouvir a voz da minha filha, e ver minha filha, falando para nós e, em especial para mim”.

E prosseguiu: “Apesar de estar morando no Lar, longe de meus familiares, vê-la falando que me ama foi muito gostoso. Não tem preço, não tem como pagar isso, ouvir uma filha falar para o pai que o ama. Fiquei muito emocionado, assim como todos os outros moradores que tiveram essa oportunidade de ver seus parentes no telão. Foi um trabalho magnífico da assistente social”.

Sr. José Henrique com a assistente social Laís

De acordo com a assistente social Laís Gomes, a instituição procura oferecer aos idosos todo suporte para enfrentarem esse momento difícil: as datas especiais são comemoradas internamente (Natal, Páscoa, Dia das Mães e dos Pais etc), os aniversários também são celebrados na última sexta-feira do mês. Além disso, os internos recebem atendimento de fisioterapia (individual e em grupo) e participam de eventos como bingos e cafés da tarde especiais.

ENTIDADE PRECISA DE AJUDA

O Lar São Vicente viu aumentar, mês a mês, as dificuldades para manter o atendimento aos 46 idosos. Embora com capacidade para 70 internos, o número teve que ser limitado, devido à pandemia. Apesar disso, os custos continuam aumentando e a arrecadação diminuindo, proporcionalmente. 

Moradores se exercitam com a fisioterapeuta

O presidente, Confrade Carlos Alberto Gameiro Fernandes, informou que “os cuidados em relação aos idosos, se intensificaram. São monitorados diariamente e, qualquer alteração nos sinais vitais, são encaminhados à Santa Casa. Os idosos que testam positivos ficam em isolamento durante 14 dias onde tem colaborador específico para atender às necessidades deles.”

Presidente 

Ele acrescentou que os colaboradores receberam treinamento e “os ambientes e os objetos são todos higienizados com álcool 70%. Foram proibidas todas as visitas na entidade e as doações são desinfetadas antes de serem guardadas”. Funcionários e idosos são testados a cada 15 dias na UBS Cascata, que é Polo Covid.

De acordo com o presidente, Confrade Carlos Alberto, houve uma redução de 50 por cento nas doações por boleto e sem poder realizar grandes eventos de geração de renda, a entidade registra um déficit mensal de 35 mil reais. As principais fontes de recursos são os benefícios dos aposentados (70 por cento), doações da Campanha “Abrace essa Causa”, aluguel de 09 imóveis da instituição e subvenções federal, estadual e municipal (R$ 14.380,87).

Momento de oração na capela da entidade

A direção do Lar São Vicente estuda realizar uma campanha para o sorteio de um veículo. Para tanto, depende do apoio da sociedade, sobretudo de empresas que tenham condições de ajudarem na aquisição do veículo. As principais necessidades da entidade são: alimentação, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e fraldas geriátricas. 

Os planos para 2021 incluem promoções, sem aglomerações de público, para arrecadação de recursos financeiros, como a pizza solidária. Também será solicitado que as empresas façam a doação do Imposto de Renda incentivado. 

Passeio dos moradores do Lar, antes da pandemia

Para contribuir, há várias opções: Através da “Campanha Abrace essa Causa”, doações direto na conta corrente da entidade (Banco Santander – Ag: 0011 – C/c: 13.000.206-0) ou levando as doações na portaria. No caso de CNPJ, pode ser feito direto na mesma conta ou com depósito dirigido para a entidade. É preciso telefonar para a funcionária Lúcia da Secretaria de Assistência Social (14- 34012450) e informar sobre o depósito, cuja cópia deve ser enviada por e-mail. Os depósitos devem ser feitos de maio a dezembro na conta do Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos (CNPJ 22.620.517/0001-16 Banco do Brasil Ag 141-4 c/c 68658-1). O repasse vai ser realizado a cada 03 meses para a entidade, informou o presidente.

O Lar São Vicente de Paulo está localizado à Avenida Vicente Ferreira 728. Telefone (14) 34331811.

Leia reportagens anteriores do Lar São Vicente acessando AQUI e AQUI

*Reportagem publicada na edição de 17.01.2021 do Jornal da Manhã



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.