domingo, 25 de outubro de 2020

COM PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, LAR SÃO VICENTE PRESTA CONTAS À COMUNIDADE.

Por Célia Ribeiro

No dia primeiro de julho, auge da quarentena, o Lar São Vicente de Paulo trocou toda a diretoria tendo como um dos maiores desafios atender seus idosos com todos os cuidados demandados pela pandemia da Covid-19. Sem os eventos de geração de renda, a instituição conta com a solidariedade da comunidade para contribuir com sua manutenção, tendo lançado o portal da transparência (https://larsvpaulo.org.br/) aonde presta contas à sociedade de maneira clara e profissional.

Eventos como a festa junina foram suspensos

O diretor-presidente, Confrade Carlos Alberto Gameiro Fernandes, lembrou que as instituições de longa permanência dos idosos “concentram as pessoas mais suscetíveis ao novo Covid-19 devido à idade avançada, pela fragilidade de sua saúde e também a necessidade de saídas constantes para atendimentos em hospitais ou consultórios médicos, locais estes, que apesar de todo cuidado, a probabilidade para a infecção deste novo vírus é muito grande”.

Carlos, presidente

Ele prosseguiu informando que foram criados protocolos de biossegurança e sanitários para proteção dos idosos e também dos colaboradores, “sendo necessário também muito diálogo e informações aos funcionários para que os mesmos pudessem compreender a gravidade da nova situação e assim cooperar para juntos evitarem uma propagação do vírus.”

No entanto, a maior dificuldade foi “fazer os idosos compreenderem o que estava acontecendo, pois de um dia para o outro, não puderam mais ver seus entes queridos, ter o contato com a população que fazia seus trabalhos voluntários e, para aqueles mais autônomos, ter suas saídas, passeios e até mesmo passar o final de semana nas casas de seus filhos, tudo isso suspenso. Isto sim, deu muito trabalho e ainda dá”, pontuou o presidente.

CONTÁGIO

O Confrade Carlos falou o registro de casos de Covid-19 na instituição, explicando que, em agosto, uma equipe da UBS Cascata realizou exames (coleta Swab Naso-Orofaringe) nos idosos e funcionários, sendo que entre os idosos, cinco testaram positivamente e entre os colaboradores foram 03 casos, todos assintomáticos. Foram cumpridas as medidas estabelecidas pela OMS e Vigilância Sanitária e os funcionários cumpriram isolamento em suas residências.

Banho de sol no jardim da entidade

O presidente destacou que “todas as medidas necessárias para controle e prevenção da Covid 19, através de uso de equipamentos de segurança e controle de visitas que estão todas suspensas desde o início da pandemia, no dia 16 de março de 2020. Aos familiares e amigos dos 49 internos do Lar São Vicente de Paulo, afirmamos que nossa luta será ainda maior na prevenção à Covid 19, razão pela qual pedimos orações, que neste momento precisamos de muita força na manutenção de nossos trabalhos que historicamente são reconhecidos pela comunidade”.

Passeio na Fazendinha, antes da quarentena

GERAÇÃO DE RENDA

“Nossos planos de gestão se resumem em uma única frase: pôr a casa em ordem e fazer funcionar”, afirmou o presidente do Lar, em entrevista por WhatsApp. Ele citou que, como instituição filantrópica, recebe subsídios federal, estadual e municipal e conta com o auxílio da comunidade o ano todo. Sem os eventos de geração de renda, a população tem contribuído com o Projeto “Abrace essa Causa”, com doações mensais, a partir de 20 reais. 

Toda ajuda é bem-vinda e a população pode contribuir com a doação de alimentos, materiais de higiene e limpeza e outros, durante o ano todo. Além disso, está agendada uma promoção: 1ª Pizza Solidária, patrocinada pelo Tauste Ação Social. Os interessados podem adquirir os vales das pizzas semi-prontas (muçarela e calabresa), ao preço de 30 reais, pelo telefone (14) 34331811. A retirada será no dia 07 de novembro, das 12 às 17h, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 704 (fundos).

McDia Feliz: voluntários doaram lanches

DIRETORIA

A nova diretoria é formada por: Carlos Alberto Gameiro Fernandes (Diretor-Presidente), Luiz Antonio Macanham (Vice-Presidente); Lucieuda Duarte do Nascimento Castellani (1ª Secretaria); Charles Cardoso Coelho (2º Secretario); Dorival Alves (1º Tesoureiro); Sergio Carlos Pompeu (2º Tesoureiro); Eduardo Kawamoto (Diretor de Patrimônio). Integram o Conselho Fiscal: Jose Donizete Casoni Luiz Silva Ferreira, Idiley Pereira da Costa e Orides Francisco Fiamengui (titulares) e Nadir Mori Foroto e Conceição Gotto Caliman (suplentes).

No biênio 2020/2022, esses voluntários terão em seus ombros a responsabilidade de fazer cumprir a missão da instituição: “Promover as necessidades básicas para a sobrevivência dos idosos confiados à Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), como lar digno, comida de qualidade, roupa, cuidados com saúde, entre outros meios necessários para o bem estar de cada indivíduo, com o objetivo de proporcionar uma vida saudável e ativa a cada um deles”.

O Lar São Vicente de Paulo localiza-se à Avenida Vicente Ferreira, 728, em Marília.

Leia reportagem anterior da entidade acessando AQUI 

Reportagem publicada na edição de 25.10.2020 do Jornal da Manhã


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.