domingo, 11 de outubro de 2020

MICROPIGMENTADORA VOLUNTÁRIA DEVOLVE A AUTO ESTIMA ÀS PORTADORAS DE CÂNCER

 Por Célia Ribeiro

Após o diagnóstico do câncer, a luta pela vida vem em primeiro lugar. Mas, além do doloroso processo que inclui cirurgias e tratamentos complementares, para muitas mulheres um poderoso inimigo chega para minar suas defesas: a autoestima fragilizada. Os cabelos começam a cair, as sobrancelhas desaparecem e, no caso de quem precisou retirar as mamas ainda tem a fase de reconstrução em que os seios, símbolo de feminilidade, estão muito diferentes. 

Marcação é a primeira etapa

Em Marília, a micropigmentadora voluntária Fabianny Andrade devolve às mulheres em tratamento ou que passaram pelo câncer a alegria de, novamente, se reconhecerem no espelho. Com traços delicados e uma técnica apurada, sobrancelhas são micropigmentadas na cor mais natural possível, respeitando o formato do rosto. No caso das aréolas (região ao redor dos mamilos), o desenho tridimensional impressiona pelo realismo. 

Fabianny é natural de Marília, mas foi em Sorocaba que tudo começou. Em 2012, tomou conhecimento de uma campanha que reuniria profissionais do setor para, em mutirão, pelo País, atender as pacientes de câncer de mama. Era o “Dia dos Amigos do Peito”. Ela contou que os organizadores pediam fotos de trabalhos para aprovarem a voluntária e foi assim que ela assumiu a campanha naquela cidade. 

Nos anos seguintes, o trabalho continuou com a profissional fazendo tudo gratuitamente, incluindo os materiais. Assim, ao retornar a Marília, em 2015, procurou uma entidade que desenvolvesse algum projeto semelhante. E, rindo muito, ela recordou que viu uma moça na rua vestindo a camiseta do “Outubro Rosa” quando resolveu aborda-la. Bem, a história é longa, mas pela camiseta da campanha ela acabou chegando à ONG “Amigos do COM” aonde contou sobre seu trabalho e ofereceu fazer na cidade o atendimento gratuito que fazia em Sorocaba.

Fabianny com a educadora física Romilda Giannini

Ela contou que “tanto a Madalena (Colombo) como o Dr. Léo (Pastori, cirurgião plástico) ficaram desconfiados. Acharam que eu queria treinar nas pacientes. Foi difícil até eu conseguir provar que queria apenas ajudar, fazendo o melhor trabalho possível com todo o cuidado para devolver a autoestima delas”.

TRANSFORMAÇÃO

Sem desanimar diante do primeiro obstáculo, Fabianny continuou desenvolvendo suas atividades profissionais sem esquecer das pacientes. Uma a uma, ela foi atendendo no seu espaço de trabalho aonde um par de sobrancelhas sai por 450 reais e a aréola a 350 reais cada. Para as pacientes em tratamento de câncer, custo zero.

Fabianny Andrade

Um detalhe chama a atenção: durante os cinco anos de tratamento, prazo que normalmente a paciente recebe alta, Fabianny continua atendendo, de graça, as pacientes para o retoque anual. Ela explicou que “só depois de cinco anos, temos um trato, porque daí já vira estética, e eu cobro só metade do valor vigente”.

A voluntária contou algumas histórias muito emocionantes, mas uma delas vale o registro: uma senhora, muito bonita, residente em Presidente Prudente, estava acompanhando uma amiga em tratamento quanto soube do trabalho de Fabianny. Ela relatou que há 10 anos o marido não a via nua, que mantinha o quarto na escuridão total por vergonha dos seios que foram reconstruídos, mas não tinham a aréola.

Fabianny, sensibilizada, disse que a atenderia. E, embora estivesse fora dos cinco anos e tivesse condições financeiras de pagar, ela manteve a gratuidade. Como resultado, a cliente telefonou, emocionada, dizendo que fez uma surpresa ao marido quando ele chegou de viagem, com toda a produção, incluindo bronzeamento. E, o casal, finalmente, pode ter sua intimidade restabelecida sem barreiras.

Antes e depois: impressiona o realismo da aréola em 3 D

A voluntária explicou que só atende pacientes mediante encaminhamento médico. E que alguns profissionais enviam as clientes ainda no meio do tratamento “porque percebem que elas não estão reagindo e ao recuperar as sobrancelhas, desenhadas fio a fio, na cor natural delas, acabam se sentindo bonitas novamente. Com a autoestima elevada, elas encontram forças para passarem pela fase difícil.

Perguntada sobre a razão de tanta dedicação, Fabianny disse que na sua família houve muitas mortes por câncer. Mas, até o projeto de Sorocaba não tinha pensado em assumir essa campanha que se tornou parte de sua vida. Atualmente, além das clientes particulares de sua clínica de micro pigmentação, ela é professora em cursos VIP de design e micro pigmentação de sobrancelhas, alongamento de cílios etc e também está em uma escola profissionalizante da zona sul. 

Fabianny com voluntários da ACC e Amigos do COM

Aos 40 anos, casada e mãe de três filhos, Fabianny Andrade esbanja alegria e bom humor. Para ela, o trabalho voluntário “é um jeito de retribuir esse dom que virou minha fonte de renda”. E prosseguiu dizendo que é preciso exercitar a gratidão e transbordar para o universo quando se tem tantas coisas às quais ser grata. Para conhecer mais o trabalho da voluntária, acesse suas redes sociais: @fabiannyandrade (Instagram), www.facebook.com/fabianny.andrade ou pelo WhatsApp: (15) 981581085. 

PACIENTE

A professora Míris Cordeiro Brantes, 62 anos, contou que conheceu Fabianny na ONG Amigos do COM. “Ela se ofereceu como voluntária e desde então vem trabalhando com as mulheres que têm feito reconstrução da mama”, lembrou, acrescentando que “para mim, o momento de fazer a micro pigmentação do mamilo e da aréola foi muito aguardado”.

Técnica apurada de Fabianny 

Conforme disse, “quando a mulher faz a retirada da mama e faz a reconstrução, normalmente, perde a sensibilidade na mama; algumas regiões até volta essa sensibilidade. No dia que eu fui fazer, fiquei muito emocionada antes mesmo da Fabianny começar a micro pigmentação”, porque durante a marcação na pele, sua sensibilidade voltou.

“Quando o Dr Léo faz o mamilo, a gente fala que é a cerejinha do bolo, e Deus escolheu a Fabianny para colocar cor nessa cerejinha,  que no meu caso faz oito dias que fiz”, disse, assinalando que “a micropigmentação é o fechamento do ciclo da reconstrução e poder se olhar no espelho “e ver a aréola e o mamilo nas duas mamas dá uma incrível sensação de completa vitória”. Por fim, elogiou a voluntária: “Ela é especial e necessária na nossa vida. É uma preciosa. Deus a escolheu, separou de forma toda especial, ungiu suas mãos e a capacitou para fazer parte da nossa história”. 

* Reportagem publicada na edição de 11.10.2020 do Jornal da Manhã



5 comentários:

  1. Eita que me emocionei!!!! Que trabalho fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais, né? Foi u privilégio escrever essa matéria. bjs, querida.

      Excluir
    2. E eu me emocionei ao redigir essa matéria. Lindo demais!

      Excluir
  2. Q matéria linda Tia Celia! Q Orgulho!! Parabéns pelo Sensacional trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha sobrinha linda, obrigada pelo carinho. Vc é especial. Beijos mil

      Excluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.