domingo, 7 de junho de 2020

IDOSOS SENTEM FALTA DE CONTATO SOCIAL NOS ASILOS DURANTE A QUARENTENA.


Por Célia Ribeiro

As animadas tardes de bingo, as atividades recreativas organizadas por voluntários e até mesmo os passeios em grupo ficaram no passado para os idosos abrigados nos asilos de Marília. Integrantes do grupo de risco para o novo coronavírus, eles estão isolados sem receberem visitas. Além disso, a programação das entidades precisou ser suspensa até segunda ordem, o que foi apontado como um dos principais impactos negativos da quarentena.
Passeios, como esse para comer pastel perto do Lar, estão suspensos.
O diretor tesoureiro do Lar São Vicente de Paulo, Idiley Pereira, comentou que os idosos estão sendo tratados da melhor maneira, com alimentação balanceada e recebendo todos os cuidados necessários. No entanto, como a maior parte deles não costumava receber familiares na entidade, o contato social era mais com voluntários, como os vicentinos, além de outras pessoas que se dispunham a, pelo menos, duas vezes por semana, desenvolverem algum tipo de atividade no local.
Salão da Mansão durante festividade
Sem permissão de contato, exceto com os profissionais que trabalham diretamente com eles, os idosos estão sentindo muito essa fase. “Temos 51 idosos, mas nossa capacidade é para 70. Com a pandemia, tem portaria que nos proíbe de receber mais”, explicou o diretor, acrescentando que também sente falta do contato diário com os idosos já que não pode mais entrar na área interna e cumprimentar um a um como fazia anteriormente.
Manicure voluntária atende idosa no Lar São Vicente
DOAÇÕES

O tesoureiro disse que o Lar São Vicente de Paulo registrou uma queda nas doações recebidas. Ele comentou que, com a crise econômica provocada pela pandemia, muitas doações estão indo direto para as famílias, “porque o povo brasileiro é caridoso”, acrescentando que “ficamos um pouco esquecidos. A gente recebia muita coisa e hoje estou tendo que entrar em contato para receber doações. Graças a Deus, em todos os contatos estamos sendo atendidos”.
A ONG Amigos do Bar durante doação de fraldas ao Lar São Vicente.
O grupo iniciou campanha para atender os três asilos da cidade.
Sobre as maiores necessidades, Idiley Pereira informou que a instituição aceita todo tipo de doação, desde alimentos não perecíveis, além de legumes, verduras, frutas e carnes até produtos de higiene e limpeza. As fraldas geriátricas também são muito necessárias: mensalmente, são utilizadas 4.500 fraldas G e GG na entidade.

Passeio na Fazendinha promovido pela ONG Amigos do Bar
Ele afirmou que quando a quarentena acabar, espera receber mais voluntários para colaborarem com as áreas da saúde (fisioterapia e psicologia) e beleza, como manicures e cabelereiras. Hoje, o Lar mantém contratada apenas uma fisioterapeuta. Um barbeiro voluntário visita o Lar uma vez por semana para fazer a barba e os cortes de cabelo masculinos e uma cabeleireira, mensalmente, atendia as mulheres “que faziam fila”.
Luvas e máscara no contato com idosos no Lar São Vicente
Por fim, ele observou que enquanto o isolamento social permanecer, serão bem-vindas doações que enriqueçam as refeições cujos cardápios são elaborados por uma nutricionista. Na parte de carne bovina, são usados cortes para panela e moída, mas o diretor disse que seria muito bom, algum dia, contar com carne de primeira para fazer bifes acebolados ou à milanesa além de frangos assados em máquina que são muito apreciados pelos idosos. O Lar São Vicente de Paulo está localizado à Avenida Vicente Ferreira, 728, com telefone (14) 34331811.

MANSÃO ISMAEL

A presidente da Fundação Mansão Ismael, Maria Elisa da Silva, informou que estão abrigados 70 idosos no local e, a exemplo do Lar São Vicente, foram adotadas medidas rigorosas para prevenir o contágio da COVID-19. “Felizmente, não tivemos nenhum caso”, assinalou, acrescentando que os idosos estão ansiosos pela volta à normalidade: “Eles assistem na TV sobre a abertura do comércio, por exemplo, e já querem saber porque têm que ficar isolados”, comentou.
Mansão Ismael abriga 70 idosos
Não está permitida a entrada de ninguém exceto os colaboradores da entidade e os voluntários e outras pessoas da comunidade têm deixando suas doações na portaria, como bolos e salgadinhos para as comemorações de aniversário. Conforme disse, quanto à manutenção, houve um bom reforço com doações de refeições pelo SESI e a instituição tem conseguido se manter.

No entanto, afirmou que quem quiser colaborar, além de fraldas geriátricas G e GG, pode doar artigos como roupas em bom estado para o Bazar da Pechinha cuja renda ajuda a manter a entidade. A Mansão Ismael está localizada à Rua Paes Leme, 110 e telefone (14) 34335213.

(Fotos: Redes Sociais)

* Reportagem publicada na edição de 07.06.2020 do Jornal da Manha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.