domingo, 3 de janeiro de 2021

MESMO ADIANDO PROJETOS, DEPARTAMENTO INFANTIL ANDRÉ LUIZ MANTEVE ASSISTÊNCIA ÀS GESTANTES E FAMÍLIAS CARENTES.

 Por Célia Ribeiro

“Fora da caridade não há salvação”. A frase, muito conhecida na Doutrina Espírita, inspira aqueles que a praticam em incontáveis ações, muitas delas anônimas, mas que carregam um grande significado. Em Marília, uma instituição quase centenária se adaptou aos tempos de pandemia sem deixar de socorrer os que mais precisavam: o NEAP (Núcleo Espírita Amor e Paz), através do Departamento Infantil André Luiz, beneficiou 200 gestantes em 2020, além de dezenas de famílias.

200 gestantes foram atendidas com enxovais em 2020

Se antes do Covid-19, o braço social do NEAP atuava com cursos mensais voltados às gestantes de baixa renda e entrega de enxovais completos, com o isolamento social e a obrigatoriedade de paralisação das atividades, a entidade manteve a doação dos enxovais a todas as gestantes que a procuravam, conforme explicou a coordenadora do Departamento André Luiz, Maria Carolina Peres Ruano.

Carol Ruano

Segundo ela, um número de telefone foi disponibilizado na entrada da entidade para que as pessoas pudessem entrar em contato. Dessa forma, mesmo sem as reuniões mensais das quais participavam as voluntárias Dra. Zilda Tosta Ribeiro (médica pediatra) e Dra. Simone Martelato (Odontopediatra) orientando as futuras mamães, a instituição acolheu todas que a procuraram com os kits de roupas de recém-nascidos.

Gestantes em curso antes da pandemia

Outra ação social do Departamento André Luiz é o brechó. Como explicou Carol Ruano, as roupas são de ótima qualidade e preços muito acessíveis, no máximo 15 reais: “Dessa forma, também contribuímos com a população que pode se vestir bem pagando pouco”, explicou. As roupas que não são vendidas são repassadas para uma voluntária que atua na zona norte e que doa as peças às famílias que não têm condições de pagar nada.

Voluntárias Neide, Sueli e Sônia

PANDEMIA

Conforme reportagem publicada nesta coluna em 23 de agosto, voluntários do NEAP têm dado uma grande contribuição durante a pandemia. As costureiras confeccionaram seis mil máscaras que foram doadas a diversas entidades e ainda continuam sendo entregues a quem necessita. Além disso, as cestas básicas recebidas pela instituição são encaminhadas às famílias carentes. Segundo a coordenadora, são doações eventuais, mas que contribuem com dezenas de famílias.

Voluntárias Neide, Eli
 e Ismênia

Carol Ruano prosseguiu explicando que os planos de 2020 tiveram que ser adiados e que somente serão colocados em prática quando for realmente possível: “Queremos ter a segurança das voluntárias que ali vão frequentar, principalmente, pela questão da idade. Nosso projeto só será efetivado com muita segurança, tipo vacina e controle melhor da pandemia. Antes disso, os projetos que eram para 2020, se não houver melhora da situação da saúde, eles não serão executados em 2021”.

Atualmente, o Departamento André Luiz conta com 30 voluntárias que continuam contribuindo com a instituição em suas residências. Um exemplo é a costura de máscaras e de peças de enxoval. Para este ano, segundo a coordenadora da área social do NEAP, a ideia era adquirir os enxovais prontos e deixar a costura para produção de peças mais elaboradas de artesanato para geração de renda. 

Conforme disse, “a gente quer melhorar a qualidade do enxoval; o mundo evoluiu muito. Não vai haver mais costura de enxovais porque hoje em dia encontramos tudo pronto e penso em utilizar essas costureiras para fazer artesanato para gerar renda e comprar o enxoval pronto”, destacou. 

Quando perguntada sobre as lições da pandemia, Carol Ruano observou que “nada é por acaso. O acaso não existe. Isso tudo que está acontecendo com a humanidade é para acontecer, para você parar, se recolher, analisar, para realmente aprender a dar valor ao que importa, que é o ser humano, não são as coisas. Não é o ter, é o ser que importa. De repente é isso que a gente tem que aprender: a ser e não ter. A gente está aqui de passagem, tem que compreender isso”, finalizou.

Evento antes do Covid para geração de renda

O Núcleo Espírita Amor e Paz (NEAP) está localizado à Rua Cel. José Braz, 682, esquina com a Rua Bonfim. Telefone (14) 997129706.

Leia a reportagem de 23.08.2020 sobre a entidade acessando AQUI

* Reportagem publicada na edição de 03.01.2021






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.