domingo, 30 de agosto de 2020

NESTE ANO, O PAPAI NOEL CHEGOU MAIS CEDO NO GACCH TRAZENDO SOLIDARIEDADE.

Por Célia Ribeiro

Em um ano completamente atípico em que o “novo normal” impôs o isolamento social como prevenção ao Covid-19, não se sabe como serão as compras de fim de ano para as confraternizações entre amigos e familiares. Em Marília, um grupo de voluntárias do GACCH (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias) não deixou a tradição se apagar e, em meio à pandemia, manteve a rotina de confeccionar lindas peças de artesanato. E o melhor: já estão à venda no bazar permanente da entidade.
Peças à venda no Gacch: Natal antecipado
Entre os eventos realizados por ONGs locais, o “Bazar do Dia das Mães” e o “Bazar de Natal” do GACCH eram muito aguardados pela variedade, qualidade dos itens e valores acessíveis. Em 2020, a diferença é que, ao invés do Esmeralda Shopping, que cedeu espaço nos anos anteriores, os itens podem ser encontrados no bazar que funciona na sede (Rua Júlio Mesquita, 50), próximo à Santa Casa de Misericórdia.
Telma exibe um dos belos trabalhos do bazar permanente
Como mostrado em reportagens anteriores desta coluna, o GACCH possui um voluntariado muito atuante que contribui para a manutenção da Casa de Apoio, responsável pelo suporte a crianças e adolescentes em tratamento do câncer e de hemopatias (doenças do sangue) e seus familiares. Para isso, são realizados eventos de geração de renda ao longo do ano e que, em 2020, tiveram que ser cancelados devido à quarentena.

Voluntárias Eunice, Telma e Fátima
com as ovelhinhas que as crianças adoram
No entanto, o bazar permanente da instituição continuou sendo abastecido com artesanato confeccionado por voluntárias, como a aposentada Telma Solange de Assis. Antes, reuniam-se nas tardes de quarta-feira, mas com a pandemia passaram a produzir as peças em suas casas mantendo o mínimo de contato por serem todas do grupo de risco.

“Antes, a gente estava toda quarta-feira no GACCH, das 13h30 às 17h. Quando havia famílias hospedadas, a prioridade era para atende-las. A gente preparava o café da tarde, verificava se precisavam de alguma coisa e assim por diante”, lembrou Telma, lamentando que depois de março as 09 voluntárias do grupo de artesanato pouco se encontraram, usando mais os meios eletrônicos para se comunicarem.
Bazar de Natal de 2019 foi no Esmeralda Shopping
ARTESANATO NATALINO

As talentosas artesãs confeccionam peças que, com o tema natalino, concentram beleza, criatividade e bom gosto visíveis em cada detalhe: são toalhas de mesa, panos de prato, jogos americanos, toalhas de banho, cobre-alimentos, nécessaires, bolsas, cabides, guirlandas, toalhas de lavado, aventais, arranjos de mesa, puxa-sacos e diversos itens para cozinha, entre outros. Com a renda, são adquiridas cestas básicas, Sustagen, fraldas e o que mais for necessário para socorrer as famílias assistidas.
Os arranjos de mesa são disputados

Além da venda no bazar permanente, Telma contou que uma voluntária leva o artesanato para cidades da região aonde a clientela espera, ansiosamente, as peças únicas desta época do ano. “Com a aproximação do Natal, desde julho a gente começou a produzir porque tinha que ter estoque para o bazar permanente. Como não estaremos no Esmeralda Shopping por causa da pandemia, já começamos a colocar as peças para venda no GACCH”, assinalou.

A voluntária disse, comovida, que é impossível não se sensibilizar com a dor das mães diante da doença dos filhos e que todas as voluntárias confeccionam o artesanato com muito amor sabendo que a causa é nobre. São trabalhos em crochê, bordado, ponto-cruz, patch-aplique, barrados, ponto-reto entre outras técnicas.

Conforme disse, os arranjos natalinos também fazem muito sucesso e as ovelhinhas encantam as crianças. Com isso, logo na entrada da instituição, o artesanato exposto de forma a atrair os olhares torna mais leve o ambiente deste local que é feito de puro amor e solidariedade.
Artesanato com motivos natalinos: sucesso total
O bazar permanente funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h, à Rua Júlio Mesquita, 50. São aceitos pagamentos em dinheiro ou cartão (débito e crédito). O grupo de artesanato é formado pelas voluntárias: Eunice Bonfanti, Carolina Peres Ruano, Elizabeth Brito Jorge, Fátima Abonizio, Fátima Molina, Geny Michelino, Maria Helena Donati, Maria José Ferreira e Telma Solange de Assis.

Leia as últimas reportagens sobre o GACCH acessando AQUI e AQUI

* Reportagem publicada na edição de 30.08.2020 do Jornal da Manhã



4 comentários:

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.