domingo, 15 de março de 2020

SOLIDARIEDADE: FAMÍLIA ORGANIZA 2º BAZAR DO MATEUS PARA TRATAMENTO DE SAÚDE.

Por Célia Ribeiro

Até onde uma mãe pode chegar em busca de qualidade de vida para seu filho? No caso de Cláudia Marin, o céu é o limite. Incansável, a mãe de Mateus Castelazi, 12 anos, portador da Síndrome de West e Epilepsia de Difícil Controle, é referência na luta por acesso à saúde e medicamentos de alto custo, tendo inspirado familiares de centenas de pacientes com sua determinação. Por isso, ao lançar o segundo bazar com renda em prol do tratamento do filho, ela encontrou abertas as portas da comunidade.
Cláudia e o filho: luta diária

Fundadora da ONG “Anjos Guerreiros”, Cláudia está à frente da luta pela utilização da Cannabis Medicinal tendo conseguido “habeas Corpus” para cultivar a planta de onde extrai o óleo que trouxe um pouco de qualidade de vida ao filho. Também diagnosticado com alteração genética, o garoto recebe tratamento multidisciplinar que consome grande parte do orçamento familiar.

“Mateus tem 12 anos. Viveu 11 anos tendo crises convulsivas. Vi na cannabis medicinal e dieta cetogênica (alto consumo de proteína e gordura e baixo carboidrato) o alívio para a vida de Mateus e a nossa. Uma criança, que já passou por tantas provações, estar bem como ele está é emocionante”, afirmou Cláudia que ainda não definiu a data do bazar beneficente previsto para acontecer em abril.

Ela contou que a família descobriu, “em agosto de 2019, que além de Mateus ser sindrômico (Síndrome de West e Epilepsia de Difícil Controle) ele também tem alteração genética e por esse motivo teremos que ir em busca de mais alternativas para seu tratamento que não sai barato”.
Rafael e Cláudia ministram medicação à base de cannabis
Em 2.018 ocorreu a primeira edição do bazar, reunindo 135 voluntários e uma grande quantidade de doações. A renda foi de cerca de 20 mil reais que foram utilizados no tratamento de Mateus. Muito organizada, Cláudia guardou todas as notas fiscais de medicamentos e demais insumos adquiridos bem como os recibos de consultas e tratamentos, como forma de tornar transparente a prestação de contas a quem contribuiu.

GRATIDÃO

Cláudia se emociona ao falar sobre a gratidão à comunidade: “Até hoje não sei como agradecer tanta dedicação da sociedade e voluntários. O bazar rendeu 20 mil reais. O dinheiro todo foi investido na dieta cetogênica, que sai bem caro por conta de todos os ingredientes que usamos, melhorias para Mateus no sentido de posicionamento e trabalhos com terapias, na estufa para plantio da cannabis, adequação de cadeira de rodas, acessórios para o dia a dia como a cama, por exemplo, remédios que nem sempre são fornecidos pelo governo, consultas médicas, algumas fora de Marília, com valores de 250 a 600 reais”.
Mateus e a irmã, Bia.
 “É emocionante como as pessoas doam peças e amor. Incrível a sensibilidade. Mateus é abençoado e sei que todas essas pessoas receberão em dobro tudo que fazem por ele.
Sou grata a toda forma de carinho com meu filho. Espero, de verdade, poder fazer por muitos o que esses muitos estão fazendo pelo Mateus. Não há alegria maior que poder ajudar, não há alegria maior no mundo que ver seu filho bem”, assinalou.

Cláudia Marin prosseguiu afirmando que “se hoje Mateus está praticamente zerado em crises é sim pelos tratamentos que faz, graças a tanta ajuda, pelas orações e por tanto amor da sociedade para com ele. Quero desejar aqui a gratidão de nossa família a todos que fazem, pensam, rezam, doam e pedem por Mateus”, afirmou.
Dieta Cetogênica

Para a segunda edição do bazar, há vários pontos de coleta onde podem ser doados: “roupas,
móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, aparelhos de ginástica, decoração, brinquedos, livros, etc. Ainda faço busca de um local no centro que seja de fácil acesso”, explicou ao justificar a indefinição do espaço físico para o evento.

Ela destacou que toda ajuda é bem-vinda e que os interessados em atuar voluntariamente podem entrar em contato com ela no telefone (14) 14 997974850. O telefone do esposo Rafael Castelazi é (14) 997914419.

PONTOS DE ARRECADAÇÃO

Em Marília:  Rua Dionízio Grassi 61 (Santa Gertrudes), Solução Administradora de Condomínios (Rua José de Anchieta, 127, Centro), Faculdade de Medicina de Marília (Av. Monte Carmelo, 800, aos cuidados de Sônia Custódio), Clínica (Av. Santo Antônio, 05, aos cuidados de Aline), Centro de Reabilitação (Rua 7 de Setembro, 1.555, aos cuidados de Cleide). Em Santa Cruz do Rio Pardo: Rua Farmacêutico Alziro Souza Santos,138 (Centro), aos cuidados de Selma ou Otacílio.

Saiba mais sobre a luta de Cláudia Marin acessando: AQUI, AQUI e AQUI

Reportagem publicada no Jornal da Manhã, Edição de 15.03.2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.