domingo, 11 de setembro de 2022

PROJETO SOCIAL QUE JÁ ENTREGOU 1200 BONECAS LANÇARÁ CURSO

Por Célia Ribeiro

Elas são alegres e coloridas, têm olhar expressivo e cabelos cuidadosamente ajeitados sob os chapéus. Em comum, trazem encantamento às crianças e fazem os adultos mergularem no túnel do tempo. As bonecas de pano criadas pela artesã Luciana Sabatine Peralta Battilani, que há 10 anos são sinônimo de alegria, afeto e solidariedade, vão cruzar fronteiras a partir deste mês. 

Luciana e a pequena Lívia

É que a artesã decidiu expandir sua arte: além de dar continuidade ao projeto de confecção de bonecos e bonecas de pano para doação, ela criou um curso online, pela plataforma Hot Mart, em que vai ensinar a confeccionar as bonecas Aurora, Catarina, Letícia e Lívia, além de contar curiosidades sobre o seu projeto social. 

Bonecas à espera do novo lar

Conforme esta coluna divulgou em dezembro de 2020, a servidora pública municipal resolveu aprender a confeccionar bonecas de pano para a festa de aniversário da pequena Lívia, hoje com 12 anos. Com os anos, a arte tomou conta de todo o seu tempo livre e, quando se viu, estava criando uma infinidade de bonecas e bonecos para presentear crianças em hospitais e entidades filantrópicas, além de idosos em asilos. 

Doação no Hemocentro: solidariedade

“Nestes anos, fizemos doações para orfanatos, asilos, hospitais e instituições que cuidam de crianças carentes, totalizando 1.200 bonecas e bonecos”, recordou, assinalando que a filha cresceu entre as bonecas e participa ativamente, escolhendo os tecidos e combinações de cores. 

Bonecas em fase de finalização

O trabalho de Luciana começou a aparecer e logo surgiram voluntárias, como alunas de cursos que passou a ministrar no tempo livre e amigas que sabiam costurar e queriam dar sua contribuição. Atualmente, são 25 voluntárias no projeto e cada uma coloca um pouco do seu talento e muito amor em cada nova peça. 

Detalhe das roupinhas

A artesã comentou que uma das dificuldades “é reunir as voluntárias ou distribuir os trabalhinhos. Mas, a vontade de ver tudo prontinho é tanta que no final tudo dá certo”. Nos últimos anos, com a pandemia, ela também precisou se adeptar aos novos tempos: “Tive que parar com os cursos presenciais e, como muitas alunas sempre me ligam perguntando sobre novos cursos,  resolvi então produzir um curso on line”.

 

Lívia e suas bonecas
Luciana explicou que para participar, a pessoa precisa ter um pouco de noção de costura: “Neste curso falo tudo sobre o Projeto ‘Espalhando Bonecas’ e incentivo as pessoas a fazerem a boneca e doarem, pois o resultado será incrível”, assinalou.

Como todo artesanato, confeccionar bonecas faz muito bem. Segundo Luciana, “os benefícios são inúmeros, desde uma distração, reviver a criança que existe em nós, relaxamento, realização de conseguir fazer algo tão delicado e alegre. Ou seja, só felicidade”.

Ela disse que coleciona histórias tocantes como quando fizeram doações a um hospital psiquiátrico: “As pacientes se acalmaram e ficaram muito felizes. E algumas que estavam em surto apresentaram melhora depois de receberem a boneca. Foi muito emocionante”.

 VOLUNTÁRIAS

 Luciana agradeceu o apoio de todos que colaboram com o projeto: “Hoje temos aproximadamente 25 voluntárias que amam fazer as bonecas e sabem o impacto que elas causam na vida de quem recebe”. Ela informou que  quem quiser ajudar “com materiais, pode doar tecidos de algodão, a pluma solicitada é o enchimento da boneca, lãs, linhas ou barbantes para os cabelinhos e até sacos de presentes”. 

Luciana e suas criações

Ela destacou que a produção acontece o ano todo. Estão previstas entregas em setembro e no Dia das Crianças em outubro.

Luciana finalizou afirmando que é “muito grata por ter a oportunidade de colocar em prática os meus dons e poder ajudar outras pessoas,  levando alegria, carinho e afeto através das bonecas e bonecos de pano. É simplesmente maravilhoso!  Quem quiser conhecer melhor o meu trabalho é só me seguir nas redes sociais:  Instagram: liluatelie e Facebook: Liluatelie Peralta”.

Leia a reportagem de 2020 clicando AQUI

*Reportagem publicada na edição de 11.09.2022 do Jornal da Manhã


Falar bem em público é uma habilidade que pode
ser aprendida por todos. No Curso de Oratória "Fale Bem",
os alunos têm acompanhamento individual.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.