Por Célia Ribeiro
Todos os domingos, ela já está a postos com café quente e delícias em uma banca na feira livre do Nova Marília, antes do amanhecer. O que poucas pessoas sabem é que a simpática feirante enfrentou e superou desafios de toda ordem. Simone Amorin de Camargo, 43 anos, ex-cabeleireira, faz sucesso em um canal no Youtube com quase 14 mil inscritos e na feira em que vende bolos e pão de queijo preparados com cuidado.
Simone
e a ajudante Maria (Fotos Ivan Evangelista Jr.)
Empreendedora nata, ela recebeu a
reportagem do JM para contar sua história, que começa aos 16 anos, quando teve
o primeiro emprego de cozinheira na residência em que a mãe era diarista. A
paixão pela cozinha, que começou ali, foi uma verdadeira tábua de salvação,
décadas depois, quando ela se viu mergulhada na depressão durante a pandemia.
Pão-manteiga
e pães de queijo são muito procurados |
A cozinheira ficou guardada nas lembranças e, por mais de 15 anos, Simone se dedicou aos cortes, químicas e penteados das clientes, na Zona Sul. Com problemas nas articulações pelo movimento repetitivo, teve que abrir mão da nova profissão. Neste meio de tempo, casou-se e, mesmo tendo recebido o diagnóstico de que não poderia ter filhos, Simone acreditou que teria uma família completa.
Assim, chegou o primeiro filho, hoje com oito anos, que encheu a casa de alegria. Mas, ela queria mais e, muito religiosa, tinha fé em que conseguiria nova gestação. E eis que vieram os gêmeos, Matheus e Natan, que completaram quatro anos. No entanto, os meninos, que foram diagnosticados com autismo, ainda necessitariam ter acompanhamento trimestral em Campinas porque não produzem biotina, conhecida como Vitamina B-7 e essencial ao metabolismo.
Com a pandemia e o isolamento
social forçado, Simone deixou de participar dos eventos sociais da sua igreja e
dos encontros com as amigas e vizinhas quando levava bolos caseiros para o café
da tarde a fim de proporcionar um pouco de conforto àquelas que mais precisavam
de apoio. E foram esses bolos caseiros, que fazia sem objetivo comercial, que
alavancaram seu novo negócio.Bolo de cenoura faz sucesso com as crianças
Paralelamente, o marido que, além de pastor, é fotógrafo e trabalha em um box de eletrônica no Camelódromo, sugeriu que Simone gravasse vídeos ensinando suas receitas. Aos poucos, ela foi mergulhando neste universo da culinária em que os doces vêm em primeiro lugar e, surpreendentemente, o canal “Cook Receitas com Simone Camargo” chegou a quase 14 mil inscritos, em pouco tempo.
Família reunida |
Com a vida voltando ao normal, gradativamente, Simone resolveu aceitar a sugestão da amiga e apoiadora Maria Hidalgo: levar os bolos caseiros para a feira do Nova Marília. Com uma apresentação diferenciada, ingredientes de qualidade e receitas elaboradas, a banquinha começou a ganhar admiradores, como o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ivan Evangelista Junior, que se impressionou e fotografou o local para esta reportagem.
Simone serve o bolo caçarola
A clientela só aumenta e Simone começou a aceitar encomendas de bolos inteiros porque, na feira, ela vende os pedaços. Feliz por conseguir trabalhar no que gosta e ainda ajudar no sustento da família, ela assinalou que “a gente não quer só vender bolo, quer vender o momento, a experiência”, em alusão às memórias afetivas que a maioria das pessoas têm da infância e dos bolos caseiros.
Para saber mais sobre Simone, acesse o Instagram: @osbolosdasi. No Youtube, o canal é “Cook Receitas comSimone Camargo”. O WhatsApp é: (14) 988192366
Falar bem é um diferencial na carreira e nos negócios. Com o Curso de Oratória "Fale Bem", os alunos têm mentoria individual para atingirem seus objetivos, Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.