domingo, 17 de julho de 2022

PROTETOR DAS NASCENTES RECUPERA FONTES EM ÁREAS PÚBLICAS E PROPRIEDADES RURAIS

Por Célia Ribeiro

A região de Marília foi privilegiada pela natureza: há 4.400 nascentes catalogadas, sendo conhecidas 114 apenas na zona urbana. No entanto, a falta de proteção no entorno das fontes provoca o assoreamento inviabilizando o escoamento da água cristalina que brota em meio à vegetação nativa, observou Carlos Eduardo dos Santos, conhecido por “Coelho da Aquaponia”. 

Água pura brota da nascennte recuperada

Motorista profissional que transporta gado de elite para coleta de sêmen, ele dedica parte do tempo à recuperação de nascentes em áreas públicas e propriedades rurais. Por isso, é um ferrenho defensor da preservação ambiental. Afinal, ele assiste de perto os danos causados pelo homem, sobretudo com o descarte de lixo feito incorretamente.

Conforme revelou em entrevista a esta coluna, há um ano, Coelho era um jovem curioso quando acompanhou, deslumbrado, o resgate de uma nascente em uma fazenda que sofria com a falta d’água para os animais. O senhor que fazia o trabalho foi seu orientador quando tomou gosto pela atividade. 

Coelho da Aquaponia

“Ele tinha uma mega experiência e foi meu professor. Era uma fazenda que não tinha água, mas tinha minas em abundância e ele fez a coleta por caixa e gravidade, atendendo às necessidades da fazenda”, recordou.

O protetor das minas afirmou que “fazendo a leitura das nascentes, buscando o aprendizado em alguns cursos, cheguei a essa experiência que tenho hoje. Tive muitos professores que me ensinaram muito”, assinalou. Ele revelou que já recuperou 48 nascentes, sendo 70 por cento para captação de água destinada a abastecer propriedades rurais e 30 por cento “para preservação do meio ambiente, correndo água de qualidade”. 

Limpeza da área 

VERA CRUZ

Em Marília, ele realizou um trabalho voluntário junto com alguns ambientalistas. Mas, já atuou profissionalmente em outros estados como Mato Grosso e Tocantins. Recentemente, o prefeito de Vera Cruz, Rodolfo Davoli, requisitou seus serviços para recuperar oito nascentes visando ampliar a oferta de água para o abastecimento da cidade. 

Estudantes visitam minas e plantam árvores em Vera Cruz

O Coelho da Aquaponia disse que os principais problemas encontrados nas áreas degradadas são a erosão, o gado solto próximos às nascentes e o descarte de lixo, a maioria de material que poderia ser reciclado. Ele destacou que, de um modo geral, “falta apoio do poder público onde podemos preservar e trazer água de qualidade. Isso impede que a gente faça um trabalho que quem vai colher os frutos são as gerações futuras”.

Ele elogiou a visão do prefeito de Vera Cruz que tem atuado fortemente na área ambiental, sendo a recuperação das nascentes um dos últimos trabalhos. Naquele município, em breve a empresa mariliense Teravolt implantará um Parque Terra Sollarium que unirá geração de energia fotovoltaica e espaço de lazer e cultura para a população. 

Água corrente após recuperação da nascente

Em Vera Cruz, segundo Coelho, o trabalho de recuperação de nascentes envolveu “oito caixas de coleta sujas, contaminadas com raízes e dejetos A meta era limpar todas e preservar para uma água de qualidade, melhorar a capacidade de captação e diminuir o custo da energia elétrica”. O profissional explicou que “aumentamos em 20 por cento a capacidade de vazão, limpamos todas as caixas e plantamos árvores para sombrear”.

CUIDADOS

Alguns cuidados simples podem ser adotados para evitar danos às nascentes em boas condições e proteger as que foram recuperadas: “O maior fator hoje é os produtores cercarem para o gado não pisotear, plantar árvores nativas para sombrear e proteger as nascentes, fazer curva de nível e realizar uma limpeza, uma a duas vezes por ano, para que mantenha uma água de qualidade correndo”, assinalou. 

As propriedades rurais são grandes beneficiadas

Sobre o investimento, ele explicou que o custo é muito baixo e depende mais de trabalho braçal, da situação da nascente, sua localização, acesso etc. “Tudo depende das condições em que o local está, mas não é um trabalho muito demorado”, frisou. 

Coelho (direita): trabalho de equipe

Para entrar em contato com Carlos Eduardo, popularmente chamado de Coelho da Aquaponia, o telefone é (14) 9.96656175.

Leia AQUI a reportagem de agosto de 2021 sobre esse trabalho.

 Reportagem pubicada na edição de 17/07/2022 do Jornal da Manhã


Sempre é tempo de aprender: fale em público 
sem medo, em qualquer situação.
Curso de Oratória com mentoria individual
e em grupo para empresas.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.