domingo, 26 de setembro de 2021

ESPAÇO PITANGA SE REINVENTA COM MODELO COLABORATIVO PARA DIFUNDIR ARTESANATO

Por Célia Ribeiro

 Muito conhecido pelos bazares “Feito à Mão”, o Espaço Pitanga fez uma pausa na pandemia suspendendo cursos e eventos. A parada não programada serviu, entretanto, para a implantação de um modelo colaborativo que abriu espaço para artesãos exporem e comercializarem seus trabalhos em um local que transpira criatividade. 

Boneca da coleção Clelia Stigliano

Não é virada de ano, mas é tudo novo no Espaço Pitanga. Em nova sede, na Avenida Santo Antônio, 2754, o ateliê não tem a pitangueira frondosa que encantava os visitantes. Em seu lugar, está uma muda plantada pelas sócias Renata Genta e Clélia Stigliano logo na entrada. “A ideia é que a pitangueira cresça junto com o espaço”, observou Renata, contando que elas rezaram “um Pai Nosso forte” na hora do plantio. 

Renata Genta e Clélia Stigliano

Além da conhecida lojinha do Espaço Pitanga que funcionou por quase quatro anos na Rua Amazonas, o local reúne os ateliês de saboaria de Renata e de biscuit da Clélia. Os trabalhos das duas continuaram na pandemia, através de encomendas realizadas via redes sociais ou por telefone.  

A Curadoria garante o alto padrão das peças

Agora, com a retomada gradual das atividades, elas planejam a volta dos cursos já tendo sido agendado o primeiro, de macramê, para o dia 09 de outubro. Clelia, no entanto, mantém seu curso vip de biscuit para apenas uma pessoa de cada vez, optando por aguardar mais um tempo até a volta de pequenos grupos.

Sabonetes de Renata Genta

 CUIDADOS

 “A gente optou por nem dar curso na pandemia. Foi difícil, mas foi uma maneira que a gente encontrou de ficar em paz. Eu não iria ficar segura de aglomerar por mais que todo mundo estivesse de máscara, distante etc. Ficamos quietinhas, cada uma na sua”, explicou Renata. Essa pausa serviu para que refletissem sobre os novos rumos do espaço. 

Hora de molhar as suculentas nos vasos artesanais

O fim de 2020 foi muito difícil para os artesãos, em geral, que costumaram vender seus produtos em feiras e bazares. Por isso, Clelia e Renata abriram o espaço para um grupo de gente criativa e o evento foi um sucesso. Tudo controlado, com acesso restrito, e que funcionou como uma espécie de experimento.

Nova pitangueira

Dessa forma, com as novas instalações do ateliê, Renata e Clelia pensaram em disponibilizar sua infraestrutura para locar espaço aos artesãos que desejam vender seus produtos, mas não contam com local apropriado. Tendo uma curadoria que seleciona o que será exposto, as sócias apostaram na “Pitanga Collab” que faz sucesso nas redes sociais ao apresentar, diariamente, os trabalhos de outros artesãos presentes no Espaço Pitanga.

 Empolgada com a nova fase, Renata disse que muitas pessoas estão saindo transformadas dessa fase. E com a volta dos cursos, quem tem vontade de fazer artesanato encontrará muitas opções: “É para quem tem noção e quem não tem, mas tem o sonho de aprender. A pandemia mostrou que a é pra gente não deixar o que a gente quer pra trás. É uma boa oportunidade para que seja um pontapé inicial para quem tem essa vontade guardadinha”.



Para maiores informações, o telefone do ateliê é: (14) 31135916 e o endereço: Av. Santo Antônio, 2754, em frente ao ginásio de esportes. Sobre os cursos de Clelia, o contato é (14) 996838925 e para se inscrever no curso de macramê de 09 de outubro, o contato de Talita Miranda é (14) 991624897. Acompanhe o ateliê no Instagram: @espaco_pitanga.

Leia outras reportagens sobre o Espaço Pitanga acessando: AQUI, AQUI e AQUI

 * Reportagem publicada na edição de 26/09/2021 do Jornal da Manhã

Curso de Oratória para você destravar de vez e falar
em público com desenvoltura.
Tudo é técnica e prática,
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.