domingo, 13 de dezembro de 2020

ESPÍRITO NATALINO: ESPAÇO PITANGA ABRE AS PORTAS PARA OS ARTESÃOS EXPOREM E VENDEREM SUA ARTE.

Por Célia Ribeiro

Vai ter Natal, sim, senhor! O tradicional bazar “Feito à Mão” do Espaço Pitanga foi ressignificado neste ano. Os sorrisos estão escondidos sob as máscaras de proteção, mas os olhares brilham tanto que irradiam esperança neste espaço colorido que conquistou os artistas e também quem não abre mão da arte. Sem poder realizar o evento de fim de ano, Renata Genta não pensou duas vezes: convidou alguns artesãos a exporem e venderem seus trabalhos, movimentando o casarão da Rua Amazonas, 397.

Parece doce, mas é sabonete de Renata Genta

“Como optamos em não realizar esse ano nosso evento ‘Natal Feito à Mão’, em razão da pandemia, oferecer o Espaço Pitanga aos artesãos foi uma maneira que encontramos de incentivar as pessoas que não possuem um espaço físico para vender seus produtos”, explicou a advogada e especialista em saboaria artesanal, Renata Genta.

A delicadeza dos amigurumis

Em entrevista ao JM por WhatsApp, ela explicou que os cursos ministrados no espaço também foram suspensos no início da pandemia do Covid-19 e só serão retomados quando a vacina estiver disponível. Trata-se de uma medida preventiva para garantir a segurança de alunas e professoras.

Clelia Stigliano e Renata (à direita)

Iniciado em 24 de novembro, o bazar funcionará até a véspera do natal, das 14 às 18h, podendo ser prorrogado se houver demanda. “No momento, contamos com 9 artesãs vendendo e expondo os seus trabalhos. Esse número promete aumentar ao longo dessa e da próxima semana com a procura de pessoas que desejarem participar do projeto. Contamos com uma grande variedade de produtos, entre eles: bolsas e cachepôs de crochê, acessórios para cabelo, chaveiros e papelaria personalizada, necessaires, semi joias artesanais, amigurumis e macramê”, comentou.

Um dos últimos bazares: animação do lado de fora

ARTE PARA TODOS

Artesãs
O artesanato é uma ótima opção para presentear familiares e amigos por sua originalidade e, também, preços acessíveis. Por isso, os bazares destes itens costumam atrair muitos clientes. No Espaço Pitanga, eventos anteriores reuniam dezenas de pessoas ao longo do dia, entrando pela noite com boa música, gastronomia e aquela alegria contagiante que se vê quando os artistas criativos se encontram.

“É muito gostoso perceber a valorização do artesanato. As pessoas têm saído de lá bastante satisfeitas com suas compras e prestigiado com muito carinho as artesãs de nossa cidade. Esperamos um aumento significativo das vendas nas próximas duas semanas”, observou. 

Renata destacou que os “produtos artesanais têm, cada vez mais, tomado um grande e merecido espaço no mercado, pois as pessoas têm procurado exclusividade e personalização. É muito gratificante perceber a valorização do feito à mão, pois ali tem, além do produto em si, todo amor e cuidado colocado na produção de cada peça, elaborado com exclusividade”.

Trabalhos delicados em destaque

E finalizou: “Eu sinto que em um ano tão difícil, como 2020, o artesanato traz uma sensação gostosa de conforto. As pessoas perceberam que o produto feito à mão pode carregar consigo toda energia que faz com quem recebe o presente se sinta mais amado e valorizado, pois percebe não só o cuidado de quem fez a peça, mas também o cuidado de quem comprou o produto para presentear”.

Várias opções acessíveis para presentear

Ao abrir as portas do seu espaço para outros artesãos, Renata Genta fez mais que trazer energia positiva neste fim de ano tão difícil para tantas famílias. Ela espalhou a esperança de que a arte pode ser transformadora, pode alegrar e expressar, mesmo sem palavras: “Feliz Natal”!

O crochê está em alta

O Espaço Pitanga está localizado à Rua Amazonas, 397, com vendas de Natal, até o dia 24 de dezembro, das 14 às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança com uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool em gel, sem aglomerações. Informações: (14) 99167-7514.

* Reportagem publicada na edição de 13.12.2020 do Jornal da Manhã

Leia mais sobre o Espaço Pitanga, acessando AQUI e AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.