domingo, 15 de agosto de 2021

GALERIA A CÉU ABERTO: A ARTE DE IGOR MATANO COLORE ESPAÇOS PÚBLICOS

 Por Célia Ribeiro

Em uma ensolarada manhã de primavera, Isabela e Beatriz saíram para uma aventura em seu barquinho de papel. Os peixinhos, atraídos pelos cachos de seus cabelos, pulavam das águas cristalinas do riacho que cruzava os itambés celebrando a ilustre visita. Essa e muitas outras histórias estão imortalizadas nas cores vivas da arte do pai das meninas, o publicitário Igor Matano, que está transformando em galerias a céu aberto vários espaços em Marília.

A aventura de Isabela e Beatriz no barco de papel

Um dos trabalhos que mais chama a atenção carrega um simbolismo: o muro da Escola Estadual Monsenhor Bicudo, na rua Coronel José Braz, onde Igor estudou. Ele pintou uma obra de 500 metros quadrados, doando os materiais além de tempo e muito amor, em uma intervenção artística que encantou alunos, professores e a comunidade do bairro. 

Igor Matano em ação

Para explicar esse fenômeno, que tem espalhado cor e alegria pelos muros de Marília, a coluna “Marília Sustentável” foi conhecer um pouco deste profissional. Além de publicitário, Igor é empresário e concilia os negócios com o grafite, que é uma forma de manifestação artística em espaços públicos.

“Se eu posso dizer que teve alguma coisa de bom com a pandemia e tudo que ainda estamos vivendo, foi tirar as pessoas do comodismo e se reinventarem, estudarem mais, se prepararem”, assinalou, revelando que havia ficado 13 anos sem pintar. Ele disse que voltou “a desenhar as meninas em casa em forma de brincadeira. Pintei alguns quadros e aí foi surgindo a vontade de fazê-las em um tamanho gigante para tirar foto e brincar com elas despretensiosamente. E tudo aconteceu”.

O artista e as filhas: inspiração

DE PAI PARA FILHO

Com Isabela e Beatriz, o artista repete o que viveu com seu pai: “Desde que me lembro, muito novo eu via meu pai desenhando paisagem, árvores e rabiscando rascunhos, desenhando à lápis paisagens realistas. Sempre me interessei, curtia muito e copiava os rabiscos dele. Acho que vem daí o meu interesse por arte, principalmente por desenho”, recordou.

As garotinhas e seus desenhos

Igor Matano disse que o grafite “representa pra mim uma forma de expressão e mudança.  Acredito muito na arte como ferramenta de revitalização de espaços, sejam eles públicos ou privados. O grafite na minha vida representa a história da vida. Tento trazer, em minhas obras, mensagens positivas, sejam elas através de um personagem sorrindo, minhas meninas, minhas filhas, ou cores”.

Alunos da escola observam o resultado final

Ele prosseguiu destacando que “essa explosão de cores que eu utilizo representa a alegria e a cor que a criança traz na vida das pessoas, no ambiente onde chegam; representa a mudança que uma criança traz na vida das pessoas tornando as pessoas seres melhores como os lugares que são transformados através das cores utilizadas”.

Vista geral do muro na rua Cel. José Braz

Igor contou que as filhas, além de fonte de inspiração, têm participação ativa em seus desenhos: “Elas acompanham todos os processos das minhas obras, tiram fotos, adoram. Quando saio para pintar tenho que tirar fotos dos processos e passo pelo crivo delas. Elas pedem para ver os painéis que estão nas ruas e passamos de carro por alguns deles toda a semana. Ficam empolgadíssimas e animadas por serem conhecidas. Elas acompanham a fase de criação e fazem questão de conhecer o local depois de pronto”.                                                         

ESTILO

O artista explicou que seu estilo são os desenhos (cartoon) das filhas: “Elas são desenhadas de forma simples e infantilizadas. Misturo elementos de realismo e artísticos como cubismo, impressionismo, arte urbana. Tento entender o olhar da criança que vê, por exemplo, um animal (realismo) mas, ao mesmo tempo, fantasia com princesas, brinca de bolha de sabão ou de barquinhos de papel, ou que tem um contato na escola com Picasso ou Monet. Tento navegar entre a cabeça da criança e os olhos de quem vê”.

Detalhe da escada revitalizada na escola estadual

Sobre seu processo criativo, Igor disse que gosta de criar observando a área que receberá a intervenção: “Vou ao local, tiro foto e deixo a cabeça trabalhar. Olhando as fotos começo a criar os elementos principais e a história que eu quero contar com o painel. Depois, com os elementos principais fixados e decididos, vou para a execução e o restante vou criando na hora coisas que o desenho vai me pedindo, vai fluindo como uma música pedindo a próxima nota. Não sei explicar como acaba, só sei como começa”.

Antes e depois: a incrível transformação do muro

No retorno às tintas, Igor tem sido procurado por empresas para revitalizar espaços com sua arte: “Acho que o grafite é a forma de arte mais democrática que tem, pois ele está no meio da rua. Você não precisa entrar em uma galeria para ver e observar. Cada pessoa tem o direito de interpretar da forma que bem entender, de gostar e de não gostar. Acho que hoje estamos em um mundo muito automático onde as pessoas não prestam atenção ao seu redor”.

E, 2020, Igor levou a filha para ver
seu último trabalho, de 2007, no Tauste

O desafio, agora, é conciliar as tintas e seus negócios: “Não é fácil pois tenho outras atividades e a prioridade da minha vida é minha família. Acredito que quem quer dá um jeito e quem não quer dá desculpa. Tudo programado e combinado, no final dá tudo certo. Estou me organizando para que, em 2022, seja um ano bem legal com muitas obras pela cidade”, assinalou.

Igor observou que o grafite é uma forma de transformação de ambientes: “Traz leveza e valorização, como o painel feito na Escola Monsenhor Bicudo. Às vezes, estou pintando nas ruas e as pessoas param para conversar ou apenas dou um bom dia e as pessoas se surpreendem ou estranham. Gosto muito de interagir com as pessoas da rua onde estou pintando ou as pessoas que frequentam os locais. Afinal de contas, o painel vai ficar ali para eles, e eu vou embora deixando minha mensagem, com a certeza que tudo foi feito com muito amor e carinho tentando fazer a diferença por onde eu passei”, finalizou.

Obra do artista projetada em prédio de
Belém, no "Dia Internacional da Arte" (15/04)

Para acompanhar o trabalho de Igor Matano ou entrar em contato, o Instagram é: @igormatanoart 

*Reportagem publicada na edição de 15/08/2021 do Jornal da Manhã

Fale em público com desinibição e desenvoltura.
Aulas com mentoria individual e material personalizado.
Saiba mais (WhatsApp) 14-991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.