domingo, 29 de agosto de 2021

EX-PESQUISADORA LEVOU OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE PARA A CONFEITARIA

Por Célia Ribeiro

Como muitas pessoas, o sonho da ex-docente e pesquisadora da UNESP era aproveitar a aposentadoria para viajar mundo afora. Mas, os desafios da doutora em Geografia, dona de um currículo invejável, migraram da sala de aula para um ambiente bem diferente: a cozinha construída especialmente para se aventurar na confeitaria. Assim, o que começou por acaso se tornou uma atividade que elevou Sueli Andruccioli Félix ao posto de referência na arte dos macarons.

 

A delicadeza do doce francês

Ela construiu uma carreira sólida após graduar-se em Ciências Sociais e concluir Mestrado e Doutorado em Geografia Social. Chegou a ter 20 orientandos ao mesmo tempo e viveu entre projetos e desafios toda a vida acadêmica. Sueli Félix ocupou vários cargos públicos, entre os quais a coordenação da área de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 

Sueli Andruccioli Félix

E onde entram os delicados doces franceses tão difíceis de fazer? Sueli contou que sempre foi apaixonada pela França e que, cinco anos atrás, a nora pediu sua ajuda para organizar uma festa com o tema Paris para surpreender o marido: “Eu, muito metida, disse que faria”, recordou, gargalhando.

 

Macarons invadindo as festas

Sueli nunca tinha feito macarons. Mas, “o bichinho da pesquisa ainda corria nas veias e fui pesquisar sobre o assunto”, lembrou. Os macarons não ficaram como esperava: “Todo mundo adorou, mas era horroroso. Era o que eu conseguia fazer. Mas, a vida inteira fui desafiada. E por que não fazer?”, comentou, acrescentando que dali em diante resolveu se aprimorar na técnica para chegar ao macaron perfeito.

 PADRÃO

 A princípio, Sueli Félix não pensava em empreender na confeitaria. Foi pesquisar sobre os macarons, fazer cursos, inclusive fora do Brasil, apenas para conseguir produzir doces no mesmo nível dos que apreciava em suas viagens à Europa. Ela começou a criar novos sabores e presentear os amigos e familiares.

 

Halloween: festa temática tem também

Os macarons exigem muita técnica e, além da matéria prima muito cara, dependem das condições climáticas: “Quem é macaroneira sabe que se chover em Bauru, vai estourar o macaron em Marília. Se comprar uma farinha de amêndoa e ela for um pouquinho mais oleosa, imperceptível, eles estufam, ficam feios”, explicou.

 

Decoração com macarons que 
tem sabores variados

Entretanto, a dificuldade para acertar o ponto não foi obstáculo suficiente para quem estava acostumada a ir fundo em suas pesquisas. Assim, Sueli chegou ao ponto em que os amigos já faziam encomendas e ela só cobrava o custo da matéria prima. Na base do boca a boca, o negócio tomou uma proporção que a levou a investir no negócio, construindo uma cozinha só para macarons.

 


Naturalmente sem glúten, porque são feitos à base de farinha de amêndoas, os macarons de Sueli Félix também são acessíveis aos veganos. Ela criou uma linha sem ingredientes de origem animal, substituindo as claras de ovo e, dessa forma, abriu um novo nicho de mercado.

 

Comemoração com macarons

Ela se emociona ao falar sobre os cuidados que tomou ao empreender na confeitaria, seguindo os mais rigorosos padrões fruto de muitas pesquisas: “Minha cozinha é meu santuário. Não entra ninguém comendo um pedaço de pão. No meu forno, só asso macaron”, explicou em referência aos riscos de contaminação cruzada para as pessoas com doença celíaca (reação exagerada do sistema imunológico ao glúten).

 

Cardápio tem muitas opções

Sueli disse que sua maior alegria é quando uma mãe de criança celíaca a procura para uma encomenda porque são poucas as opções de doces produzidos como se deve. Ela se realiza ao poder ofertar algo feito com cuidado, critério e seguro para quem não pode ter contato com nada de glúten.

 

Postagem mostra o começo de tudo

Assim, da pesquisa para a receita ideal, passando pela importação de litros de água de rosas da Turquia (porque o estoque que ela trouxe acabou), para um dos sabores de macarons mais pedidos (Pétalas de rosas), Sueli Félix segue adoçando a vida das pessoas, não apenas em Marília, mas através de pedidos de várias regiões do País e do exterior (Inglaterra, Portugal, Espanha, América do Sul).

 

Macarons prontos pra servir 

Muito embora em algumas padarias se encontre macarons (diferentes do original), Sueli produz a iguaria cobrando apenas cinco reais por unidade, enquanto em São Paulo e na Europa sai por até dois euros (12 reais). De sabores especiais como caramelo com flor de sal, nozes, lichia, frutas vermelhas, limão siciliano etc, os macarons da pesquisadora aposentada são equiparados aos franceses. Mais uma vez, ela concluiu um trabalho merecendo nota 10 com louvor.

 Nas redes sociais, saiba mais sobre esse trabalho acessando: https://www.instagram.com/sueliartemacarons/

* Reportagem publicada na edição de 29/08/2021 do Jornal da Manhã


Todo mundo pode falar bem em público, com desenvoltura
e segurança. Tudo é técnica e treino!
Aulas individuais, presenciais e on line com mentoria
especial para alunos de pós-graduação e
profissionais que precisam se destacar na carreira!
Saiba mais: (14) 991645247 WhatsApp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.