domingo, 22 de novembro de 2020

COM CASA SUSTENTÁVEL, JORNALISTA INICIA PRODUÇÃO DE DEFUMADOS ARTESANAIS

 Por Célia Ribeiro

Com apenas 08 anos, um garoto muito esperto salvou os amiguinhos de ficarem de barriga vazia isolados na mata em Florínea, região de Assis. Ao final do “fogo do conselho”, tradicional fogueira em torno da qual os escoteiros se reuniam no acampamento, ele colocou sob as brasas algumas batatas e ovos que assaram durante a noite. Nascia ali um cozinheiro, hoje conhecido como o jornalista da TV Record, Fernando Garcia, 43 anos.

Horta no quintal: produção orgânica

Quem o vê nas reportagens dificilmente imagina aonde sua curiosidade foi capaz de levá-lo: do quintal em que cultiva alimentos, ao reaproveitamento da água da lavadora de roupa para limpeza externa e da coleta da água da chuva para irrigar a horta, pomar e jardim, até a construção de engenhocas para armazenamento de água e, mais recentemente, do defumador que utiliza para produzir bacon, costelinha e tender, Fernando é um camaleão em constante transformação.

Jornalista Fernando Garcia

Muitas pessoas se tornaram introspectivas e depressivas na pandemia. Para ele, a quarentena despertou algo adormecido por muitos anos: a vontade de se aventurar na produção orgânica de alimentos para a família (esposa e filho adolescente) e de defumados artesanais que hoje comercializa, com sucesso, junto aos amigos, além de nutricionistas e culinaristas que o recomendam pela alta qualidade dos produtos.

Tomate que vira molho para as massas

ENXADA NA MADRUGADA

“Sempre fui sobrevivencialista”, comentou em entrevista ao JM, contando que ao se mudar do apartamento para uma casa antiga, com um grande quintal, vislumbrou a possibilidade de iniciar a sonhada horta. A esposa foi contra dizendo que cresceu na área rural e não queria saber de plantação, mas que aceitaria um jardim.

Fornisqueira une forno e churrasqueira

Lá foi o Fernando preparar um belo jardim com flores e arbustos e até um lago para carpas ao estilo oriental. Passados uns dois anos, só ele continuava frequentando o oásis particular até que, ao acordar certa madrugada, decidiu dar um melhor uso à terra: “Levantei às 5 horas, peguei a enxada e arranquei todo o gramado. Às 10 horas da manhã todos os canteiros estavam prontos”, recordou às gargalhadas.

 
Família: Victor, Natália  e Fernando

Atualmente, além de duas jabuticabeiras que havia no terreno, Fernando cultiva uva, ervas aromáticas, verduras e legumes, incluindo tomate e milho. O destaque fica por conta das cebolas de cabeça que deixa na despensa secando, todo orgulhoso. Para completar, colocou 04 galinhas poedeiras no quintal às quais deu nomes e que produzem os ovos caipiras.

Depois do trabalho, jornalista vira horticultor

As folhas e restos de vegetação são usados para manter a umidade do solo. E, o jornalista ainda aproveita a água da máquina de lavar roupa, que estoca em um tambor de 200 litros, para limpeza da calçada e corredores internos. A água da chuva, captada e armazenada em um recipiente que ele construiu em um ataque de “professor Pardal”, irriga a horta nestes tempos de altas temperaturas.

Defumados sem conservantes são disputados

Fernando disse que se surpreendeu com o grande consumo de água pela lavadora. São 800 litros por fim de semana para a lavagem da roupa de três pessoas. “Se chegar visita ou for lavar cobertor, chegamos a um metro cúbico de água, ou seja, 1.000 litros, facilmente”, exemplificou. Ele contou que foi ofendido por pessoas que passaram em frente à sua casa e o viram lavando a calçada durante a seca porque não imaginavam que era reaproveitamento de água.

Captação de água
da chuva

DEFUMADOS

Fernando Garcia iniciou um novo capítulo em suas aventuras gastronômicas ao fundar a “Cozinha Garcia”. Após muita pesquisa, estudos e orientação da esposa que é técnica em processamento de alimentos e estudante de nutrição, tem produzido bacon, costelinha e tender defumados com uma qualidade que surpreende os especialistas.

Da construção com as próprias mãos da “fornisqueira”, uma mistura de forno e churrasqueira, até o defumador com rigoroso controle de temperatura, o empreendedor dá atenção aos mínimos detalhes. Ele pesquisou até encontrar um fornecedor de carnes da região que é pouco conhecido e atende a Capital, também foi atrás da matéria prima para o defumador já que lascas de lenha de laranjeira chegam a custar 50 reais o quilo, na internet. 

Da fase de testes ao produto final, Fernando Garcia chegou ao ponto em que seus produtos são bastante disputados porque a produção, totalmente artesanal, não passa de 50 quilos por mês. Ele possui registro no Ministério da Agricultura e destaca o rigor com que a esposa inspeciona os seus produtos: “Fazer coisa perto dela, ou faz bem feito, dentro dos padrões sanitários, ou ela joga fora”, assinalou.

Fernando informou que a técnica de defumação é milenar e que ninguém passa a receita. Foi através de muito estudo e pesquisa, no horários de folga ao terminar a jornada na TV, que ele iniciou os primeiros testes. Ele contou, por exemplo, que o processo artesanal utiliza dois ingredientes: o nitrito e o sal são colocados com a peça de carne em uma espécie de salmoura onde permanecem por cinco dias a cinco graus centígrados. 

O bacon é o carro-chefe

Após esta fase, a carne é pendurada para sair o excesso de água e vai para o defumador a 75 graus. Após 4 a 6 horas, dependendo do peso, a peça vai para a geladeira para resfriar e na sequência é embalada a vácuo, rotulada e armazenada a baixas temperaturas, novamente. Fernando explicou que o processo permite que “a gordura da barriga de porco entremeie nas fibras. É como as carnes que antigamente eram conservadas em gordura”, destacou, referindo-se ao bacon.

Esse tender é a parte nobre do pernil

Ele destacou que, ao contrário dos “defumados” comerciais, seus produtos não têm conservantes, aromatizantes etc. Apenas sal e nitrito. Por isso, o bacon, por exemplo, solta mais gordura quando é preparado. Essa gordura sai do alimento, tornando-o, assim, mais saudável para o consumo. 

Entre os produtos que prepara de forma artesanal, a costelinha chama a atenção pela grande quantidade de carne. E o tender, que no seu caso usa uma parte nobre do pernil e não retalhos de carne emulsionados, como em muitos produtos comerciais, seu sabor é intenso e agradável ao paladar, segundo os culinaristas que o recomendam.

Com capacidade de produção em torno de apenas 50 quilos de defumados por mês, Fernando está feliz com os resultados da empreitada. Mas, tal qual o escoteiro da infância, está inquieto em busca de um novo desafio: a produção de energia para tornar sua casa autossuficiente utilizando recursos mais simples e menos onerosos que os oferecidos pela indústria do setor. É só aguardar!

Para entrar em contato com Fernando Garcia, seguem seu e-mail fernandogarcianews@gmail.com e telefone (14) 998785190. No Instagram, o perfil é: @cozinha_garcia.

* Reportagem publicada na edição de 22.11.2020 do Jornal da Manhã



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.