domingo, 8 de novembro de 2020

COM BELEZAS NATURAIS E POTENCIAL DE TURISMO EM VÁRIAS ÁREAS, MARILIA PODE INVESTIR NA INDÚSTRIA SEM CHAMINÉS.

 Por Célia Ribeiro

Ao entardecer de um dia qualquer, uma cesta de vime se abre sobre a toalha xadrez de onde se vê potes de geleia, frutas, sucos e pães. No horizonte, o astro-rei recompensa os expectadores tingindo de dourado uma área descampada da zona leste. Não se trata de poesia: esse clima bucólico está ao alcance de todos na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nas proximidades do aeroporto. Lá, o pôr-do-sol é uma atração à parte com potencial para ser explorado pelo turismo, esta fábrica sem chaminés que, ao invés de poluir, gera emprego, renda e qualidade de vida.

Pessoas se prepararam para o espetáculo do entardecer

Ex-gerente do SEBRAE, ex-secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, profissional de marketing, professor, pesquisador, articulista, fotógrafo e consultor, Ivan Evangelista Jr tem um currículo invejável. No entanto, sua maior qualidade talvez seja o amor que dedica à cidade. Membro da Comissão de Registros Históricos, do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília), ele elaborou, no ano 2000, um guia com roteiros turísticos de Marília.

Escalada na Serra de Avencas: aventura

Vinte anos depois, este visionário continua incansável para que a cidade ocupe o lugar que merece, explorando um filão praticamente virgem: o turismo. Em entrevista ao JM nesta semana, ele falou com entusiasmo juvenil sobre o potencial de Marília, destacando o trabalho voluntário e de grande importância do COMTUR e do CODEM.

PLANEJAMENTO

Felizmente, Ivan Evangelista Jr não é o único entusiasta desta área. Vários atores, representando instituições de diferentes setores, estão vibrando na mesma sintonia. Após um trabalho robusto de levantamento de dados, voluntários elaboraram o Plano Diretor de Turismo que permitiu a Marília receber o selo de MIT (Município de Interesse Turístico) com acesso a verbas do governo do Estado.

Reunião do Conselho de Turismo

Os dados coletados impressionam e não caberiam em uma única reportagem. A cidade tem capacidade para explorar o turismo em várias frentes: negócios, rural, ambiental, cultural, histórico etc. Antes mesmo de uma reforma orçada em 600 mil reais (verba estadual), o Museu de Paleontologia atrai milhares de visitantes o ano todo para conhecerem os fósseis descobertos pelo pesquisador e paleontólogo Willian Nava.

William Nava e o pequeno turista

Ivan sonha alto quando pensa nas inúmeras possibilidades que o Museu poderia reverter para a cidade, através de parcerias público-privadas, as chamadas PPPs. No entanto, profissionalizar uma estrutura turística em torno dos dinossauros, com cobrança de ingressos (a preços simbólicos) e venda de souvenir com os recursos sendo revertidos para a cultura, esbarra em contratos de concessão que precisariam ser bem estudados pela área jurídica do município.

Com uma lente especial, Ivan captou
 o jovem casal no entardecer

Conhecedor do entorno da cidade como poucos, Ivan destacou as oportunidades do turismo ambiental e do turismo rural que, apesar de iniciantes, já dão resultados. Marília tem itambés e áreas verdes que atraem o turismo de aventura, esportes radicais com escaladas na Serra de Avencas, voos panorâmicos, exploração de cachoeiras etc. Isso, sem contar as trilhas que os adeptos do ciclismo têm ajudado a difundir.

Itambés são uma atração à parte no entorno de Marília

Conforme disse, a cidade está localizada num polo com 1,2 milhão de habitantes. Por isso, estruturar o turismo nas suas diferentes áreas pode representar um novo fôlego para o desenvolvimento da cidade, com geração de emprego e movimentação da economia. 

Ivan Evangelista Jr

CONSELHO

Ivan destacou que os conselhos não têm muito poder: “O Conselho aconselha. O prefeito segue se quiser”, afirmou, referindo-se ao Conselho Municipal do Turismo. Por sua vez, o CODEM (Conselho de Desenvolvimento Estratégico), inspirado no modelo de Maringá/PR, “como tem uma força representativa maior, ele consegue ser ouvido”.

A natureza é uma atração à parte

Recentemente, em evento realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília, os candidatos a prefeito receberam uma cópia do relatório do CODEM. Quem sabe, o próximo gestor do município consiga ver o enorme presente caído do céu que representam os dois trabalhos elaborados por gente que acredita no potencial da cidade: o Plano Diretor de Turismo e o Relatório do CODEM.

Família de Presidente Prudente em
visita ao Museu de Paleontologia

Enquanto isso, Ivan segue fotografando Marília, sua gente e sua beleza, contando histórias no blog (afotoquefala.blogspot.com) e contagiando, com seu otimismo, quem vê no pôr do sol da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes mais que uma simples manifestação da natureza.

Créditos das Fotos: Ivan Evangelista Jr.

* Reportagem publicada na edição de 08.11.2020 do Jornal da Manhã




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.