domingo, 13 de setembro de 2020

"REDESENHANDO A VIDA" GERA RECURSOS PARA ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE CÂNCER

 Por Célia Ribeiro

Se receber um diagnóstico de câncer sempre foi difícil para pacientes e familiares, em meio à pandemia do Covid, o medo e a incerteza foram dois novos complicadores. A Associação de Combate ao Câncer de Marília (ACC), que assiste pacientes oncológicos de dezenas de municípios, viu sua receita quase zerar de um dia para outro enquanto cresceu a demanda por auxílio. Por isso, a criação do projeto “Redesenhando a Vida” deu fôlego à ONG como nova fonte de sustento.

Desenhos originais valorizam as canecas

Segundo a presidente da ACC, Maria Antônia Antonelle, com a decretação da quarentena, “vimos nossos recursos ficarem cada vez mais escassos. Todos os nossos eventos tais como: pizza solidária, bazares da pechincha, brechique e artesanato, cozinha ativa, bingos, almoços e jantares foram cancelados. No entanto, por causa da missão da ACC, que é acolher, orientar e assistir pacientes com câncer, familiares e cuidadores, não fechamos as portas nenhum dia sequer”.

Chinelos: ótima opção de presente

Ela relatou que as despesas aumentaram com o consumo extra de água sanitária, álcool em gel, sabão, sabonete e papel toalha, por exemplo. Em busca de alternativas, contou que se deparou com uma iniciativa em São Manuel que inspirou o projeto “Redesenhando a Vida” que faz sublimação personalizada em produtos.

Maria Antônia explicou que a “ACC tem uma parceria com a Central de Penas do Judiciário, e alguns pequenos projetos foram aprovados pelas Varas Criminais e Vara de Execuções de Marília, e pudemos comprar o principal: impressora e prensa de sublimação de chinelos. A Ação Social Tauste nos ajudou na compra da prensa de sublimação de canecas”.

Para iniciar a produção, a instituição utilizou recursos próprios para aquisição de materiais: “O projeto está apenas começando pois ainda precisamos de móveis, impressora colorida a laser, prensa de transfer a laser e materiais para produzir canecas de plástico, vidro, long drink, taças de plástico, squeeze, sacolas etc. Atualmente, estamos fazendo por encomenda canecas de porcelana, canecas de polímeros e chinelos”, acrescentou.

ENCOMENDAS

A entidade aceita encomendas durante a semana até quinta-feira para entrega na quarta-feira da semana seguinte. Houve campanha no “Dia dos Pais” e outras estão programadas para o mês que vem com o “Outubro Rosa” alusivo ao câncer de mama e “Dia das Crianças”, informou a presidente. 

Voluntários na produção da ACC

Conforme disse, “os itens mais solicitados são as canecas: de porcelana branca custa 35 reais e a de fundo colorido 40 reais. As canecas brancas saem por 20 reais. Quanto aos chinelos, os brancos a 30 reais e com a sola colorida 35 reais”. A presidente comentou que “com a pandemia, os produtos tiveram aumento mínimo de 50 por cento e já estamos com dificuldades de encontrar no mercado, e quando isso ocorre o preço hoje está quase 100 por cento mais caro do que pagamos na última compra”.

A personalização pode ser feita com várias artes

Maria Antônia mostrou otimismo, apesar das dificuldades: “Temos fé que as encomendas irão aumentar, pois nesse momento é muito importante não compartilhar copos, talheres etc. Estamos fazendo contado com empresas, comércios e todos os espaços que têm funcionários”. 

Para venda em larga escala, há desconto a partir de 10 por cento sobre o preço inicial: “O processo é trabalhoso; as artes são feitas uma a uma e personalizadas de acordo com a expectativa do cliente. Demanda tempo para a criação, aprovação, uso de papel e tinta própria para a sublimação, impressão e sublimação. O objetivo não é financeiro e sim filantrópico. Fazemos uma caneca ou um par de chinelos até muitas peças. O desconto começa a partir de 20 peças”, explicou.

Maria Antônia, presidente da ACC

A presidente da ONG também fez um apelo para os voluntários “que trabalham com Corel draw, impressão e sublimação. Pode ser aluno do curso de Design Gráfico ou outro curso afim. A ACC está apta para fornecer espaço para estágio. Nossa próxima ação será junto às escolas, na volta às aulas. Se tivermos encomendas, faremos as garrafinhas para água, suco e chá personalizadas”. Os interessados podem fazer suas encomendas pelo WhatsApp (14) 99726-5442 e também na loja, acessando o site www.accmarilia.org.br.

Todos podem ajudar na divulgação

Maria Antônia informou que a entidade foi beneficiada com emendas parlamentares que ajudaram nesta fase crítica: “Além dos pacientes, temos uma equipe grande que tem famílias e dependem do salário. Também tivemos ajuda de outras organizações, empresas e pessoas físicas e conseguimos manter as cestas básicas, máscaras e produtos de higiene”.

Camiseta do "Outubro Rosa"

Quanto aos eventos, gradualmente a ACC está voltando com a Cozinha Ativa, venda de artesanato e Brechique (bazar de novos e seminovos). A partir do dia 15 de setembro, serão vendidas as camisetas do “Outubro Rosa” a 35 reais e no dia sete de novembro serão entregues 1.000 pizzas cuja venda será realizada por voluntários e através de contato com a entidade. 

Finalizando, a presidente afirmou que “adquirir uma produto sublimado da ACC, tem um valor agregado, de amor, solidariedade, pois além de ter algo exclusivo, você está salvando vidas e contribuindo com a tão importante preservação do meio ambiente, evitando o desperdício com o uso de materiais descartáveis. Para ajudar, acesse:  www.accmarilia.org.br fazendo uma doação e indo para a loja virtual onde pode escolher o seu produto”.

Como a divulgação do projeto “Redesenhando a Vida” tem sido realizada mais pelas redes sociais, todos podem contribuir compartilhando a informação. A ACC localiza-se à Rua Marrey Junior, 101, Bairro Fragata, ao lado do Fórum. O telefone é (14) 34545660 e WhatsApp (14) 99726-5442.

Leia mais sobre a ACC acessando AQUI, AQUI e AQUI

* Reportagem publicada na edição de 13.09.2020 do Jornal da Manhã



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.