domingo, 6 de setembro de 2020

QUARENTENA AGRAVA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ONG INOVA COM LIVES E REUNIÕES ONLINE.

 Por Célia Ribeiro

Determinado pela quarentena, o isolamento social provocou mais que sérios impactos na economia. No Brasil e em todo o mundo, pesquisadores identificaram o agravamento da dependência química que levou ao aumento da violência doméstica e aos conflitos familiares. Para enfrentar essa situação, em Marília, a ONG “Amor Exigente” trocou as reuniões presenciais pelos eventos online e seus voluntários têm se desdobrado para socorrerem todos que os procuram em busca de uma luz no fim do túnel.

Reunião antes da pandemia

Segundo o presidente da instituição, Mário Cesar Vieira Marques, a ociosidade pela impossibilidade de sair para trabalhar ou passear levou muitas pessoas a situações extremas. Conforme disse, aumentaram “não só o consumo propriamente dito, mas também, os conflitos familiares pelo uso abusivo de entorpecentes lícitos ou ilícitos, a exposição do problema, a instabilidade emocional dos familiares, e também o risco de contágio, com as saídas de casa para consumo ou compra das substâncias”.

Ele revelou que a procura por ajuda também cresceu, assim como “a adesão às nossas reuniões online de pessoas de outras cidades, que acessaram o nosso site (www.amorexigentemarilia.org.br) e página do Facebook (@amorexigente.marilia) e, a partir daí fizeram contato por telefone (14-99739-6699) e receberam as orientações para participar. Só não temos mais adesões por causa da dificuldade de algumas pessoas em acessar as reuniões de um local da própria casa em que seja possível ter privacidade. Um dos pilares do nosso trabalho é, sem dúvida, o sigilo”.

Mário César, presidente

Questionado sobre de quem parte o pedido de socorro, o voluntário explicou que “depende muito da situação. Geralmente, os usuários mais jovens são trazidos pelos familiares. Quando o desafio é enfrentado por pessoas adultas, com maior grau de independência, são elas mesmas que buscam ajuda, mas são minoria”.

O presidente acrescentou que o primeiro contato “que chamamos de acolhimento, é realizado atualmente por telefone, com o objetivo de apresentar a nossa proposta de maneira mais ampla, geral, explicar o nosso método de trabalho e, principalmente, encorajar a pessoa/família a participar das nossas reuniões, atualmente acontecendo por via remota, online”.

Neste sentido, prosseguiu: “Com a participação nas reuniões, as pessoas vão percebendo que não estão sozinhas, que o nosso método é uma proposta consistente, de mudança de vida para melhor, baseada em evidências científicas, elaborada por equipe multiprofissional competente e experiente. A partir desse conteúdo, o voluntariado é frequentemente capacitado e atualizado para aplica-lo e, dessa forma, os participantes observam a coerência em relação à superação que todos desejam alcançar”.

ETAPAS

Mário Cesar enumerou as etapas do processo de reestruturação individual ou familiar: “Aceitar a existência do desafio a superar, encarar com serenidade e sem culpa, mas com a responsabilidade que cabe a cada pessoa; Buscar conhecimento sobre as substâncias psicoativas, para melhor entender a complexidade da situação, sem cair nas armadilhas das ‘ondas liberalizantes’ e sem aceitar a flexibilidade que a nossa cultura possui; Não minimizar ou superestimar o consumo, seja ele abusivo ou não”.


Voluntários do "Amor Exigente"

O presidente citou também que deve-se: “Buscar tranquilidade para enfrentar o caminho de superação, que não é curto, assim como não foi curto o caminho que os trouxe até aqui; Participar com assiduidade das nossa reuniões e confiar na nossa metodologia de trabalho, com mais de 35 anos de bons resultados”.

REUNIÕES

Até que haja segurança para o retorno das reuniões presenciais, os eventos são online com a colaboração dos 25 voluntários da ONG “Amor Exigente”. Recentemente, foram implantadas as palestras virtuais (lives) todas as sextas-feiras, às 20h30, pela página no Facebook (@amorexigente.marilia

Finalizando, Márcio César destacou que “a metodologia do Amor Exigente prevê o estudo dos seus 12 Princípios Básicos e seus 12 Princípios Éticos, e as respectivas reflexões. Assim, podemos afirmar com clareza que essa proposta, de mudança de comportamento e melhoria de vida, não se restringe apenas às pessoas/famílias com problemas instalados de dependência química. É, principalmente, um programa de estruturação individual/familiar, baseado na prevenção de comportamentos sociais inadequados e do uso abusivo de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas”.

Reunião de parte da equipe

PIZZA BENEFICENTE

No próximo dia 12 de setembro, a partir do meio-dia, acontecerá a 4ª Pizza Solidária do Amor Exigente de Marília, com apoio do Tauste Ação Social. Ao preço de 25 reais, os cupons estão à venda na Leve&Diet Alimentos Especiais e Naturais – Av. Rio Branco, 4A, em frente ao Teatro Municipal (3413-1590 / 99773-1590). 

O Amor Exigente está presente em Marília há 29 anos. A sede localiza-se à Rua Maria Angelina Zillo Vanin, 75, Jd. Estoril – travessa da Rua Santa Helena, a 550m do Bosque Municipal, tendo a Escola Adventista na esquina. O telefone é 14-99739-6699. Integram a Diretoria: Mário César Vieira Marques (presidente), Latife Baaklini Coelho (Vice), Eliana Paulina de Souza Trevizo (1ª secretária) e Marli Costa (1ª tesoureira).

Leia mais sobre a ONG "Amor Exigente", acessando reportagem de 2018 AQUI

REPORTAGEM PUBLICADA NA EDIÇÃO DE 06.09.2020 DO JORNAL DA MANHÃ





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.