domingo, 28 de julho de 2019

PRODUZINDO VERDURAS ORGÂNICAS, HORTA DOS BOMBEIROS AJUDA PROJETO SOCIAL.

Por Célia Ribeiro

Às 11 horas de terça-feira (23), sob o céu azul sem nuvem alguma por testemunha, um ex-padre, um aposentado conhecido pelos trabalhos em pastorais católicas, um voluntário e um ex-dependente químico revolviam a terra preparando-a para receber a irrigação. Cuidadosos, eles inspecionavam os canteiros, em busca de ervas daninhas, como quem conhece bem cada palmo do terreno que lhes retribui a atenção oferecendo hortaliças frescas.
No Centro, Sr. Francisco e Tenente Rodon
Formada há menos de um ano, a horta está localizada na Avenida Nelson Spielmann, 1.219, endereço bem conhecido dos marilienses por abrigar o 10º Grupamento dos Bombeiros. No local, o coordenador da Pastoral de Rua da Igreja São Miguel, Francisco Augusto Pereira Neto, lidera um grupo de voluntários que ajuda os bombeiros no cultivo de legumes, verduras e algumas frutas. De quebra, uma parte da produção é utilizada para enriquecer as marmitas que os voluntários católicos entregam aos moradores de rua.
Legumes e verduras orgânicos: esterco de galinha garante a nutrição das planntas
Respeitados e queridos pela população, os bombeiros não param de dar bons exemplos através de contribuições junto às comunidades em que estão inseridos. No caso da horta, ao invés de deixarem os alimentos apenas para uso próprio, foram além ao implementarem uma parceria com um projeto social.
Como são vários canteiros, diariamente há colheita na horta.
Quem conta sobre o início do trabalho é o tenente Luciano Rondon: “O Major Marcelo, subcomandante do 10º Grupamento de Bombeiros de Marília, implantou esse tipo de atividade tendo como objetivo principal a cultivação da horta pelos próprios bombeiros, como oportunidade de um contato com a natureza, principalmente após atendimento de algumas ocorrências em que os bombeiros chegam ao desgaste físico e emocional extremos”.


Sr. Francisco está toda semana no quartel
Dessa forma, prosseguiu, “em alguns períodos, eles poderiam estar presentes nesse espaço para se reconectar com a natureza, diminuir a ansiedade, proporcionando momentos de reflexão e relaxamento, visando uma qualidade melhor de vida”.
Bananeira doada por Rossana Camacho
De acordo com o tenente, “posteriormente, fizemos uma parceria com o Senhor Francisco da Pastoral da Igreja São Miguel, que juntamente com outras pessoas frequentam nosso quartel diariamente, onde passam algumas horas juntamente com alguns bombeiros”. Ele destacou a importância dos alimentos cultivados no local serem utilizados para alimentar quem mais precisa.
Ex-padre Urbano: mexer com a terra é o melhor remédio
Francisco explicou que os voluntários se reúnem em três turnos para o preparo de até 130 marmitas. Toda quinta-feira à noite, um grupo sai para a entrega “aos irmãos de rua”, como explicou. Os legumes e verduras cultivados na horta dos Bombeiros enriquecem as refeições pela variedade e qualidade tendo em vista que são produtos orgânicos.
Chance de recomeçar

DEPRESSÃO

Durante muitos anos, Francisco coordenou a Pastoral da Sobriedade, também na Igreja São Miguel, e conhece bem a realidade dos dependentes químicos e suas famílias. Com a horta, viu a oportunidade de levar alguns deles, em recuperação, para “trabalharem a terra e ocuparem a mente”, assinalou. Na terça-feira, havia um deles empenhado na atividade.

“Tem muita gente com depressão. O número de suicídios não para de crescer em Marília”, observou Francisco, explicando que também convida para atuarem como voluntários algumas pessoas solitárias. Um deles é o ex-padre Urbano José Alicate. Aos 65 anos, esperando se aposentar, ele contou ter ficado feliz com o convite: “É uma terapia. Mexer com a terra, com as plantas, com a natureza, é o melhor remédio”, frisou.

A solidariedade está presente em cada palmo da horta. O adubo orgânico vem do esterco de galinhas doado por uma amiga do grupo. Sementes e mudas também são doadas por pessoas que frequentam o local ou ficam conhecendo o projeto.
À esquerda, Ten. Rodon e  bombeiros em foto de arquivo
Nesta semana, por exemplo, o Grupo Recanto do Terço, que o JM registrou na edição de 16 de junho, visitou a horta. Levadas pela delegada aposentada e empreendedora social Rossana Camacho, que já havia doado mudas de bananeira, as integrantes fizeram doação de sementes, mudas e implementos agrícolas no valor de 660 reais.
Tomates verdes logo estarão no ponto de colheita
Atualmente, estão em produção: hortelã, salsinha e cebolinha, abobrinha, berinjela, tomate, couve, espinafre, coentro etc. Há algumas bananeiras também que, em pouco tempo, começarão a dar frutos. Verduras como alface e agrião foram replantadas e logo estarão prontas para consumo.
Recanto do Terço doou sementes, mudas e implementos agrícolas
Enquanto isso, a solidariedade continua a irrigar aquele pedaço de chão. Os bombeiros, acostumados a manusear pesadas mangueiras no combate aos incêndios, agora também têm a oportunidade de levarem água para fazer brotar os alimentos que aplacam a fome e dão um novo sentido à vida de quem encontrou motivação para recomeçar.

* Reportagem publicada na edição de 28.07.2019 do Jornal da Manhã
No arquivo do blog, leia sobre a Pastoral da Sobriedade, em reportagem de 2011, acessando AQUI
E sobre o Recanto do Terço, acessando AQUI






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.