sábado, 23 de março de 2019

ONG “AMOR DE MÃE” APOSTA NA PROFISSIONALIZAÇÃO PARA GERAR RENDA.

Por Célia Ribeiro

O amor está no nome e em toda lágrima derramada diante dos obstáculos a superar. Ano após ano, uma instituição filantrópica, localizada na zona oeste de Marília, ensina que a perseverança sempre é recompensada: a cada barreira, a ONG se levanta mais forte e experiente para enfrentar novos desafios.
Estagiária da FATEC auxilia na Cafeteria

Fundada em 2007, a Associação “Amor de Mãe” conquistou uma sólida reputação pela seriedade dos serviços prestados. Ela assiste 350 crianças e adolescentes, sendo que 90 deles, além de participarem dos projetos culturais e esportivos, recebem suporte educacional e fazem as refeições (café da manhã, almoço e café da tarde) no local.

À frente da entidade, a presidente Tammy Regina Grippa é uma otimista incorrigível que acredita na providência divina quando tudo parece estar perdido. Em 12 anos de funcionamento, a ONG passou por várias fases. Concebida para assistir crianças em situação de vulnerabilidade social e suas mães, através de um projeto profissionalizante, a entidade tem um histórico de muitas batalhas.
No fundo do terreno está a padaria: geração de renda
Já foram promovidos incontáveis cursos e oficinas para capacitar as mulheres do Jardim Califórnia e Comunidade do Argolo Ferrão a terem uma atividade lucrativa. A panificação foi uma delas: com os primeiros equipamentos recebidos através de emenda do deputado estadual Vinicius Camarinha, a entidade produzia pães e roscas cuja renda era dividida entre as mães participantes e a aquisição de matéria prima.

Tauste Ação social doou a construção e equipamentos da nova panificadora
“Com o tempo, vimos que não dava mais certo. As mães levavam os pães para vender sendo que 50 por cento do valor ficavam para elas e 50 por cento deveriam ser devolvidos para comprarmos a matéria prima e continuarmos a produzir. Mas, uma falhou em uma semana, na semana seguinte uma mãe disse que precisou do dinheiro para comprar gás e assim por diante. No fim, elas nem apareciam e perdemos duas vezes: o dinheiro do material e a participação das mães”, contou Tammy desolada.
Daniela (Esq.) e Tammy: história de superação
Com a mudança da padaria para um prédio construído e equipado pelo Tauste Ação Social, a presidente viu a oportunidade de transformar a panificação em um negócio que gerasse lucro para ajudar no sustento da ONG. Optou-se pela contratação, com carteira assinada, de dois profissionais: Luis Carlos Marques (padeiro e confeiteiro) e Daniela Aparecida de Oliveira, uma das mães voluntárias que participa desde o início da instituição.

NOVO NEGÓCIO

No fundo da sede da “Amor de Mãe”, na rua Miguel Pastori, 180, foi montada uma cafeteria anexa à padaria. Lá, podem ser encontrados diversos produtos como: biscoito de polvilho, biscoito mineiro, samanta, pães, roscas, amanteigados, rosca de pinga, bisnaguinha, sonho, bolo, rocambole, ferradura etc. Através do telefone (14) 33014417, também aceita encomenda de salgados assados (esfirra, enroladinhos de frios e de calabresa, mini-pizzas, mini-croisant etc).
No início, a produção de pães era mais simples. 
Para ajudar na organização, a Cafeteria conta com a estagiária do curso de Gestão Empresarial da FATEC, Meire de Almeida Lima. Da organização do local, passando pelo RH, marketing e atendimento, ela iniciou um trabalho de fôlego para transformar o pequeno negócio da entidade e até recrutou o esposo, que trabalha com Tecnologia da Informação, para criar um programa a fim de informatizar o setor.

Quanto à funcionária Daniela Oliveira, é um exemplo de como uma oportunidade bem aproveitada pode transformar vidas: “Quando comecei, estava fazendo curso de panificação e minha irmã fazia curso de costura. Depois, saí e trabalhei fora dois anos e quando voltei tive um bebê, que hoje está no sexto ano e sempre ficou na entidade”, contou.
Aula de violão é muito procurada
Orgulhosa de como melhorou de vida, ela completou: “Antes, eu morava na comunidade. Agora, consegui comprar minha casa, tenho meu carro, casei com um homem bom e trabalhador e tenho mais um filho, que vai fazer um ano”, revelou ao lado de Tammy, que acompanhou o depoimento com um sorriso vitorioso.

PARCERIAS

A ONG “Amor de Mãe” é mantida com doações da comunidade, uma pequena subvenção da Assistência Social do município, parcerias e promoção de eventos (bingos, jantares, almoços, bazares, venda de pizza etc), além do modesto lucro da padaria e cafeteria. Para os projetos, tanto culturais, quanto educacionais e esportivos, Tammy procura participar dos concursos e chamamentos públicos oficiais.
A sala de balé antes dos temporais

Entidade precisa de ajuda para recuperar o piso
E por falar em geração de renda, nenhuma oportunidade é desperdiçada: a empresa Sorvemix enviou um técnico para ensinar a equipe da padaria a produzir ovos de chocolate. Em breve será divulgada a lista de produtos (tamanho e opções de recheio) e preços para os ovos de Páscoa que poderão ser encomendados com antecedência.
Ovos de Páscoa: entidade receberá encomendas
A “Amor de Mãe” oferece  aulas de informática e inglês, oficinas culturais (Canto Coral, violão, flauta doce e iniciação musical, ballet e jazz) e esportivas (judô, basquete e em breve futebol), mantidas com recursos de projetos inscritos junto ao Governo do Estado (abatimento de ICMS por grandes empresas), além das oficinas de Literatura e de Artes Plásticas patrocinadas pela Coca-Cola/Femsa.

Crianças e adolescentes durante almoço nesta semana
“Quando parar de chover, vamos mudar a horta de lugar e construir um campo de futebol. Queremos iniciar o futebol para atrair os meninos que ficam pela rua, que estão muito vulneráveis e que o esporte pode trazer aqui para dentro”, explicou a presidente, agradecendo o trabalho voluntário que permite a oferta de tantas atividades diferentes.
Dona Marluci na sala de costura: profissionalização
“Temos uma parceria com a UNESP, nas áreas de fonoaudiologia e terapia ocupacional, recentemente recebemos um voluntário que está dando aula de inglês e vai começar uma voluntária especialista na área financeira. Ela vai nos ajudar a levantar nossos custos para que a gente saiba quanto custa manter cada criança e quanto ainda falta de dinheiro para fecharmos as contas, antes do fim do mês”, assinalou.

Espaço para estudo da literatura
Afirmando que “essa não é uma obra nossa, mas de Deus, e que quando não estivermos mais aqui, alguém vai dar continuidade”, Tammy Grippa falou dos planos para o futuro: “Conseguimos a construção do novo prédio para a sala de costura. E, como ganhamos da Fundação Bradesco materiais completos de cabeleireiro e manicure, vamos usar esse espaço para mais cursos profissionalizantes”.
Tammy e os produtos que ajudam a manter a ONG
Ao lado da mãe, Marluci da Silva Gripa, com quem fundou a ONG, em continuidade ao trabalho que realizavam na Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Tammy mostrou que o pessimismo não consta do seu dicionário: “Temos muito que fazer e melhorar. Mas, graças a Deus, aos poucos vão chegando voluntários, parceiros e ajuda de onde menos se espera. A gente está sempre correndo atrás e Deus está cuidando”.

A ONG localiza-se à Rua João Francisco Nascimento, 320, próximo ao Condomínio San Remo, no Jardim Califórnia. Tel. (14) 3422.5525 Mais sobre a entidade: www.amordemae.org.br 

* Reportagem publicada na edição de 24.03.2019 do Jornal da Manhã

4 comentários:

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.