domingo, 13 de março de 2011

Tome Nota!

ETANOL DE BAGAÇO DE CANA

Numa época em que o preço do etanol dispara nas bombas dos postos de combustível, uma boa notícia: os investimentos da União Europeia, realizados há dois anos, na pesquisa sobre produção de etanol celulósico, baseado em palha e bagaço de cana-de-açúcar, começam a apresentar resultados no Brasil.

Uma das descobertas refere-se ao combustível celulósico, feito a partir da abundante biomassa brasileira, que pode competir no mercado internacional e fazer frente ao já conhecido etanol de amido feito nos Estados Unidos ou na Europa.
Amostra de material - Foto Fábio Riesemberg
A verba de 1,6 milhão de euros foi destinada a um consórcio formado pela companhia dinamarquesa Novozymes, que tem unidade no Brasil; Universidade de Lund (Suécia), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Centro de Tecnologia Canavieira de Piracicaba (CTC). Cada instituição ficou responsável por uma parte do projeto.

Os pesquisadores descobriram que a palha da cana é tão apropriada para a produção do etanol celulósico quanto o seu bagaço, informou o coordenador da pesquisa na UFPR, Prof. Luiz Pereira Ramos. "Um dos objetivos da UFPR era descobrir quais partes da planta poderiam ser usadas para fazer o etanol e a tarefa foi totalmente cumprida", afirmou Ramos. (Fonte: Duca ZB Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.