domingo, 23 de julho de 2023

FLORAIS: PRÁTICAS INTEGRATIVAS RECONHECIDAS PELO SUS AUXILIAM NO TRATAMENTO DE DOENÇAS

Por Célia Ribeiro

Além das perdas irreparáveis de entes queridos, a pandemia trouxe à tona alguns problemas que estavam adormecidos. Crises de pânico, depressão, ansiedade, abuso de álcool e insônia têm ocorrido com mais frequência, de acordo com publicações científicas. Para combatê-los, cada vez mais pessoas estão buscando nas terapias integrativas uma forma de equilíbrio energético capaz de reverter os danos que se manifestam na somatização de doenças.

Berenice de Lara e um de seus livros

Segundo a terapeuta floral e pesquisadora mariliense Berenice de Lara, “a medicina integrativa é uma das coisas mais importantes para a pessoa poder se tratar de uma forma natural”. Diretora de Pesquisa Científica da Abracampo (Associação Brasileira dos Produtores de Essências de Campo de Consciência), ela é referência em terapia holística.

Psicóloga com formação em Constelações Familiares, Intervenções em Redes Sociais que, entenda-se aqui os relacionamentos do indivíduo de uma forma ampla, com Johan Klefbeck (The Crisis Center, Botkyrka, Estocolmo), ela ainda possui formação em Hipnose Ericksoniana com Jeffrey Zeig (Milton Erickson Foundation, Phoenix, Arizona, Estados Unidos),  Mesa Radiônica e Barras da Acess.

Linha de produtos que completa 30 anos

No entanto, Berenice é mais conhecida pelos “Florais de Lara”, empresa que completa 30 anos em setembro e é responsável pela produção e venda de florais de Bach e de cristais, pela publicação de livros que se tornaram campeões de venda, como “Elixires de Cristais – Novo horizonte da cura interior” e pelos cursos online.

A importância dos florais foi reconhecida pelo Ministério da Saúde que disponibiliza, através do SUS, o acesso a 10 práticas integrativas e complementares desde 2018. De acordo com Berenice de Lara “a pessoa pode procurar um remédio natural que vai ajudá-la sem ter que entrar em medicamentos que vão trabalhar os sintomas. No caso dos florais, o objetivo é resolver os sintomas, porém, através da resolução da origem do problema”.

Em entrevista ao JM, Berenice de Lara comentou que muitas pessoas impactadas pela pandemia têm recorrido aos florais diante de situações que vão da perda de familiares e amigos para o Covid, até às mudanças ocasionadas pelo fechamento de empresas e negócios, início de uma nova profissão etc.

Cristais de onde saem os florais

“As pessoas ficam muito angustiadas e têm me procurado muito pela angustia”, observou, acrescentando que “a pessoa não tem claro que isso é uma consequência. No momento da terapia vai trabalhando e vêm os conteúdos”. Ou seja, ao procurar ajuda para tratar ansiedade, insônia, ou qualquer outro problema, a pessoa se dá conta que isso pode estar relacionado com a fase aflitiva do passado que traz agora as consequências.

A terapeuta explicou que “na clínica o atendimento é focado em essências. Se faço constelação familiar, ao final prescrevo o floral; se faço barras de Access, no fim prescrevo o floral. Não atendo como psicóloga, mas como terapeuta floral”, assinalou. Berenice de Lara, que também é perita judicial, disse que os florais têm tido resultados surpreendentes em situações de traumas.

O cristal e o produto final

“Tenho pós em terapia floral, especializações nos Estados Unidos e na Australia. A pessoa vem com essa bagagem de pós-pandemia e muitas vezes isso não está claro. Vai puxando onde está a angustia da pessoa: sono não muito bom, angústia sobre a perspectiva de vida, muitas vezes teve que fechar o negócio dela, mudou atividade. A pessoa vem no momento em que tem que se adaptar às mudanças”, assinalou.

A terapeuta acrescentou que “há recursos com floral para trabalhar tudo isso. Se a pessoa está fazendo algo completamente diferente, se adaptando, então monta uma fórmula para que ela veja as possibilidades, para se manter otimista, ter uma visão mais clara do que é possível”, pontuou.

BOAS PRÁTICAS

Conforme reportagem desta coluna publicada em 2020, Berenice de Lara deixou o mercado financeiro, onde trabalhava na Bolsa de Valores em São Paulo, para iniciar os estudos e pesquisas em florais. Passados 32 anos, sendo 30 anos desde a fundação da empresa Florais de Lara, ela segue pesquisando e levando conhecimento através de livros e cursos.

À frente da Diretoria de Pesquisa Científica da Abracampo, Berenice destacou que a entidade é muito atuante quanto à difusão das boas práticas de produção das essências de campos de consciência (florais) e, até o fim do ano, deve lançar um manual atualizado sobre o tema. Ela contou que tomou contato com os florais no período em que residiu na Alemanha e nunca mais parou de pesquisar sobre o assunto.

 Produtos na sede de Marília

Berenice observou que “as essências de flores são mais sutis. As essências de cristais vão até o físico, talvez por ter mineral e o nosso corpo ter mineral na composição química”. Neste sentido, explicou que “se tiver má absorção de enxofre no seu corpo, por exemplo, pode desenvolver artrose. A essência ajuda na fixação do próprio enxofre no organismo”.

A terapeuta explicou que a base de sua pesquisa “foi a medicina psicossomática, o que psicologicamente afeta que vai desencadear algo no físico” assinalando que o “objetivo das essências é trazer para o plano da consciência o que não está equilibrado”. Ela apresentou um trabalho em Paris, em 2013, no I Congresso Internacional de Medicina Psicossomática, sobre traumas graves.

Empresa completará 30 anos em setembro
“Qualquer pessoa que vivencia uma situação de trauma profundo, como um abuso ou morte violenta em família, registra isso no corpo. Vai ficando com os circuitos energéticos bloqueados e essa energia, não fluindo, começam a aparecer doenças. O que a acupuntura faz, de outra forma, é estimular os meridianos”, destacou, citando que sua fórmula de resolução de traumas profundos tem apresentado ótimos resultados.

Berenice de Lara disse que os florais podem ser usados até em bebês. Inclusive, há mães que solicitam os florais em forma de spray para passar nas mãozinhas dos bebês para reequilíbrio energético. E para as pessoas que precisam fechar um ciclo e iniciar nova fase, os pedidos mais comuns são os florais de crisântemo ou os florais de olho de tigre, uma pedra polida, que ajuda a pessoa a ter suporte para fazer as mudanças que precisa para seguir adiante.

Berenice durante curso na ACC em 2019

Em Marília, a ACC (Associação de Combate ao Câncer) utiliza práticas integrativas e complementares, incluindo os Florais de Lara, após cursos ministrados por Berenice na instituição.

Para saber mais sobre o assunto, acesse: www.floraisdelara.com.br O contato de Berenice é: (14) 99171-9898. Sobre o curso para se tornar terapeuta floral acesse: https://hotm.art/floraisdelara

Leia AQUI repotagem publicada nesta coluna em 2020 sobre o trabalho de Berenice Lara

Leia AQUI reportagem sobre as práticas integrativas na ACC.

*Reportagem publicada na edição de 23/07/2023 do Jornal da Manhã

Falar bem em público com desenvoltura e segurança
é um diferencial na carreira, nos negócios e nos estudos.
Com o curso de oratória da jornalista Célia Ribeiro, as
aulas são personalizadas com mentoria individual.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.