Por Célia Ribeiro
No início de agosto, os amantes da música clássica terão a oportunidade de acompanhar a segunda parte do projeto “Luz para nossos ouvidos” da Associação Filarmônica de Marília. Do concerto didático para crianças, à masterclass com o premiado Danilo Brito, culminando com dois concertos da Orquestra Filarmônica de Marília, o palco do Teatro Municipal Waldir Silveira Mello será envolvido pela atmosfera da música erudita.
Carmen Monarcha e
regente Emiliano Patarra
Apoiado pela lei de incentivos fiscais, o projeto foi dividido em dois períodos com extensa programação em abril e agosto de 2023. Com isso, a Associação espera concentrar as atividades educacionais e culturais de maneira a alcançar o maior número de pessoas, sempre com entrada franca.
Músicos durante
apresentação em abril
Dando continuidade à entrevista ao JM, a presidente da Associação mantenedora da Orquestra Filarmônica de Marília, Gisele Demarchi, informou que a programação terá início no dia 02 de agosto, às 10h, quando o premiado músico Danilo Brito conduzirá a masterclass de cavaquinho e bandolim. Ela destacou que não apenas músicos, mas quem nunca tocou, mas tem interesse em conhecer, também poderá participar.
Gisele Demarchi
(centro) no lançamento da orquestra
Artista consagrado no Brasil e no exterior, Danilo Brito começou a tocar aos três anos de idade. Desde a infância, ele impressionava pelo talento e habilidade que lhe possibilitaram desenvolver uma técnica própria, só de ouvir discos de vinil e praticar no velho bandolim do seu pai. Com uma sólida carreira internacional, o músico estará acessível aos participantes da masterclass com quem trocará experiências.
Apresentação com
teatro lotado
Gisele explicou que o músico abordará “questões do desenvolvimento técnico, seja da voz ou do instrumento. É mais do que uma aula. É uma masterclass um pouco diferente de uma aula acadêmica. É um momento de troca de conhecimento, de aprendizado e a pessoa terá a oportunidade de escutar uma história interessante, de aprender com uma pessoa tão experiente”.
Gisele Demarchi prosseguiu:
“Acho muito interessante a nossa proposta que é abrir o espaço para a pessoa
estar ali, participando e aprendendo. Nós vamos ter dois momentos: para a
pessoa que é do público ouvinte e só vai ouvir e também a gente vai abrir
espaço para a pessoa participar ativamente com ele, com um instrumento ou
outro, e poder trazer para ele alguma coisa em que ele vai poder contribuir com
o conhecimento para melhorar, para desenvolver essa pessoa”. As inscrições
podem ser feitas pelo telefone (14) 9.91818827.
CONCERTOS
Sob a regência de Emiliano Patarra, titular da Orquestra Filarmônica de Marília, serão promovidos três concertos: no dia 03, às 14h, o espetáculo será para as crianças da rede pública (municipal e estadual), além da APAE, Projeto Guri e projetos sociais. Denominado “Concerto Didático”, ele visa desenvolver o gosto musical das crianças.
Crianças do Projeto
Guri interagem com Carmen Monarcha
“É o momento de formação de cultura, de formação de estética musical onde a criança poderá entrar em contato com a música, conhecer o teatro e a orquestra”, afirmou a presidente da Associação. Conforme disse, será um momento interativo com a participação dos músicos e do maestro: “A gente quer ter sempre um concerto didático para que a criança possa se aproximar e aprender sobre esse universo da música sinfônica”, frisou.
Ensaio geral será
aberto ao público
Além das crianças, coordenadores e professores, o concerto didático receberá pessoas com deficiências (visual, auditiva, física e intelectual). Para tanto, haverá intérpretes de libras e para deficientes visuais, acrescentou a presidente da Associação.
Programação de agosto
Finalmente, nos dias 04 e 05, às 20h, a Orquestra Filarmônica de Marília se apresentará em dois concertos, com seus 60 músicos sob a regência de Emiliano Patarra. Para participar, o público deverá retirar o ingresso gratuito com antecedência, informou Gisele Demarchi. Em breve, serão prestadas informações sobre a data.
Conforme divulgado nesta coluna, domingo passado, a Associação Filarmônica de Marília conta com o apoio de empresas e da comunidade para se manter. Para contribuir com a entidade, pode ser depositado qualquer valor no Sicredi: Banco 748, Agência 3022, Conta corrente 33893-1. Para empresas doarem por meio da lei de incentivos fiscais, informações poderão ser obtidas pelo telefone (14) 9.91818827 ou e-mail: contato@filarmonicademarilia.art.br Saiba mais acessando: http://filarmonicademarilia.art.br/
“Luz para nossos ouvidos” tem o patrocínio do Grupo Jacto, Santa Massa e Carino Ingredientes, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e é uma realização da Associação Filarmônica de Marília e do Ministério da Cultura.
Fotos Paulo Perez
Leia a primeira parte desta reportagem AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.