Por Célia Ribeiro
Em 2022, a Assembleia das Nações Unidas definiu 30 de março como o “Dia Internacional do Lixo Zero” como forma de mobilizar a sociedade em todo o mundo para o enfrentamento deste grave problema. Em Marília, um evento realizado na sede da ACIM (Associação Comercial e de Inovação de Marília), na quinta-feira, reconheceu as práticas sustentáveis de ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades e voluntários.
Evento realizado na ACIM
Neste sentido, explicou que foram escolhidas “pessoas e entidades comprometidas que executam ações com resíduos, que estão preocupadas com o meio ambiente, mostrando para a sociedade bons exemplos que possam ser multiplicadores de comportamentos a serem seguidos e ajudando os resíduos a voltarem para a cadeia produtiva, fazendo o encaminhamento correto, desviando esse material de ser destinado de forma incorreta para o aterro”.
Rosângela Dias, embaixadora do Instituto Lixo Zero
Rosângela Dias assinalou que é preciso incrementar as campanhas educativas, levar conhecimento e incentivar a compostagem para que “condomínios, os setores públicos, escolas e universidades adotem o conceito lixo zero”. E acrescentou: “Como embaixadora, consultora do Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil e também Líder do Climate Reality Brasil, também temos um consultor parceiro, Roberto Mitio Katsumoto. Fazemos parte da câmara técnica do saneamento ambiental do CODEM. Estamos lá para que a câmara técnica, com nossos trabalhos pela cidade, seja com ações ou consultorias privadas, possam atingir e fazer com que Marília, através do plano diretor, se comprometa ao rumo de Cidades Lixo Zero, cumprindo a agenda de 2030”.
Fernando Muta da Câmara Municipal de Marília
Ela acentuou que o Instituto Lixo Zero pretende “valorizar pessoas e instituições que se preocupam com meio ambiente com posicionamento, com ações pela cidade. Precisamos fortalecer e trazer a sociedade e gestores públicos e privados a cada dia mais buscarem soluções para a cidade”, promovendo uma mudança de hábitos fazendo com que a sociedade adote uma postura mais responsável e sustentável com os resíduos que cada um produz.
Lacres e tampinhas plásticas na ONG Amigos do Bar
E finalizou convidando “todas as pessoas da sociedade civil que queiram participar, dar ideias, queiram ser voluntárias, que fazem ações nos bairros da cidade, empresas e instituições que queiram engajar e fortalecer a cidade, podem me procurar no meu contato por WhatsApp 14-9981385555. Queremos muito que todos se engajem por essa causa, para que possamos mitigar cada dia mais os impactos ambientais na nossa cidade”.
Recicla Marília recebendo o reconhecimento
HOMENAGEADOS
O evento “Atitude Cidadã” do Instituto Lixo Zero homenageou: a Cooperativa Recicla Marília (Eliana Aparecida de Souza Eurinídio) pela coleta seletiva; a Associação dos Amigos Solidários deMarília/Amigos do Bar (Tadaumi Tachibana) pela coleta de tampinhas plásticas e lacres de latinha; o Instituto Salve o Planeta Terra (Aoraci Dias Macedo) pela coleta de tampinhas plásticas; Rotary Clube de Marília (Valter Luiz Cavina) pelo Rally do lixo; Projeto Prata Reciclagem de Resíduos Graxos (Vinícius Marcelo Prata de Oliveira) pela coleta de óleo; Câmara Municipal de Marília (Fernando Gumiero Muta) pela ação de separação de resíduos e correta destinação; vereador Marcos Santana Rezende pela criação da Lei Semana Lixo Zero; e Projeto Boa Horta (Vaneide Barbosa Pires, Denuza Dias Pinto e Atanazio Rodrigues Montalvão).
Vinicius Prata (coleta de óleo) foi
homenageado, ao lado de Marcos Rezende
e Rosângela Dias
Para saber mais sobre o Instituto Lixo
Zero em Marília, acesse: https://www.instagram.com/marilialixozero/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.