domingo, 16 de outubro de 2022

COMUNIDADE SE UNE AO PROJETO "SANGUE BOM" PARA CELEBRAR O "DIA DAS CRIANÇAS"

Por Célia Ribeiro

A tragédia de Shakespeare, escrita quatro séculos atrás, tem em Julieta o símbolo de um grande amor capaz de enfrentar qualquer obstáculo. Em Marília, no extremo norte da cidade, o bairro que leva o nome da personagem transpirava solidariedade, que é uma das mais belas formas de amar, na última quarta-feira. Em comemoração ao “Dia das Crianças”, centenas de pessoas voltaram à infância na festa popular organizada pelo projeto social “Sangue Bom” do Terrão da Quebrada Julieta.

Menino se diverte no banho de espuma

A reportagem do JM acompanhou o evento no feriado da “Padroeira do Brasil” que, apesar da chuva, atraiu não só moradores do Jardim Julieta, Santa Antonieta III, Campina Verde, Jardim Renata e Primavera. Teve quem veio de longe, como algumas famílias que residem no Jardim Bandeirantes, revelou o organizador Thiago Felipe de Campos.

 

Thiago e a esposa
Em maio, esta coluna divulgou o projeto da horta comunitária em que a produção de hortaliças e legumes não é vendida, mas trocada por óleo de cozinha usado. Isso em uma área pública abandonada que foi adotada por um grupo de moradores, com autorização da Prefeitura, para desenvolver atividades com as crianças.

No lugar de lixo, entulho e animais peçonhentos, Thiago fez brotar alimentos que são entregues às famílias dos bairros adjacentes em troca de óleo que seria descartado no meio-ambiente agravando um problema já muito sério. “Continuamos com o projeto, trocando verduras e legumes pelo óleo que seria jogado fora ou trocado por detergente em peruas que passam pelo bairro”, assinalou.

Ele destacou que o óleo comercializado gera renda para ajudar na manutenção da horta e no suporte ao projeto social “Sangue Bom”. Para a festa do dia 12 de outubro, Thiago aproveitou os recursos da festa junina, além de doações de voluntários e apoiadores. Havia uma grande quantidade de brinquedos infláveis além de muita comida e bebida de graça, como cachorro-quente, pipoca, algodão doce, refrigerante e bolo. 

No fim da festa, bolo para todos
Apesar do visível cansaço, Thiago era pura animação: “Graças a Deus, a população vem com a gente. Os moradores ajudam muito e o intuito é esse, fazer a festa para que os moradores do bairro e da vizinhança venham se divertir, os adultos e as crianças. Tem gincanas e brincadeiras que lembram a verdadeira infância”, assinalou. 

Centenas de famílias compareceram

Esta foi a terceira festa das crianças do projeto “Sangue Bom”. Mas, a primeira sem o temor do contágio do Covid-19. Para arcar com os custos dos eventos, Thiago disse que organiza promoções com renda dirigida: por exemplo, a festa junina gerou renda para o “Dia das Crianças” e a I Violada, realizada recentemente, rendeu recursos que serão usados no Natal com a entrega de brinquedos às crianças. 

Teve “pelada” no campinho 

VOLUNTÁRIA

Sílvia ajudou no evento

Para organizar a festa, Thiago recebeu a ajuda de voluntários. Uma delas, Sílvia Aparecida de Souza, contou que participa todos os anos, levando os filhos e também colaborando na infraestrutura. Já a dona de casa Jéssica Maris elogiou a promoção dizendo que levou o casal de filhos para passar uma tarde diferente no bairro e que o “Dia das Crianças” deste ano estava foi muito especial. 

Teve fila para o algodão doce

Se depender da disposição do Thiago, cada vez mais as crianças daquela região da cidade terão a oportunidade de viverem uma infância saudável e feliz no Jardim Julieta, enquanto suas famílias sentirão, na prática, os benefícios quando se alia a preservação ambiental à solidariedade. 

Leia reportagem sobre a horta comunitária do Terrão da Quebrada AQUI

*Reportagem publicada na edição de 16.10.2022 do Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.