Por Célia Ribeiro
A tragédia de Shakespeare, escrita quatro séculos atrás, tem em Julieta o símbolo de um grande amor capaz de enfrentar qualquer obstáculo. Em Marília, no extremo norte da cidade, o bairro que leva o nome da personagem transpirava solidariedade, que é uma das mais belas formas de amar, na última quarta-feira. Em comemoração ao “Dia das Crianças”, centenas de pessoas voltaram à infância na festa popular organizada pelo projeto social “Sangue Bom” do Terrão da Quebrada Julieta.
Menino se diverte no banho de espuma |
A reportagem do JM acompanhou o evento no feriado da “Padroeira do Brasil” que, apesar da chuva, atraiu não só moradores do Jardim Julieta, Santa Antonieta III, Campina Verde, Jardim Renata e Primavera. Teve quem veio de longe, como algumas famílias que residem no Jardim Bandeirantes, revelou o organizador Thiago Felipe de Campos.
Thiago e a esposa
No lugar de lixo, entulho e animais peçonhentos, Thiago fez brotar alimentos que são entregues às famílias dos bairros adjacentes em troca de óleo que seria descartado no meio-ambiente agravando um problema já muito sério. “Continuamos com o projeto, trocando verduras e legumes pelo óleo que seria jogado fora ou trocado por detergente em peruas que passam pelo bairro”, assinalou.
Ele destacou que o óleo comercializado gera renda para ajudar na manutenção da horta e no suporte ao projeto social “Sangue Bom”. Para a festa do dia 12 de outubro, Thiago aproveitou os recursos da festa junina, além de doações de voluntários e apoiadores. Havia uma grande quantidade de brinquedos infláveis além de muita comida e bebida de graça, como cachorro-quente, pipoca, algodão doce, refrigerante e bolo.
No
fim da festa, bolo para todos
Centenas
de famílias compareceram
Esta foi a terceira festa das crianças do projeto “Sangue Bom”. Mas, a primeira sem o temor do contágio do Covid-19. Para arcar com os custos dos eventos, Thiago disse que organiza promoções com renda dirigida: por exemplo, a festa junina gerou renda para o “Dia das Crianças” e a I Violada, realizada recentemente, rendeu recursos que serão usados no Natal com a entrega de brinquedos às crianças.
VOLUNTÁRIA
Para organizar a festa, Thiago recebeu a ajuda de voluntários. Uma delas, Sílvia Aparecida de Souza, contou que participa todos os anos, levando os filhos e também colaborando na infraestrutura. Já a dona de casa Jéssica Maris elogiou a promoção dizendo que levou o casal de filhos para passar uma tarde diferente no bairro e que o “Dia das Crianças” deste ano estava foi muito especial.
Se depender da disposição do Thiago,
cada vez mais as crianças daquela região da cidade terão a oportunidade de
viverem uma infância saudável e feliz no Jardim Julieta, enquanto suas famílias
sentirão, na prática, os benefícios quando se alia a preservação ambiental à
solidariedade.
Leia reportagem sobre a horta comunitária do Terrão da Quebrada AQUI
*Reportagem publicada na edição de 16.10.2022 do Jornal da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.