domingo, 1 de maio de 2022

AMBIENTALISTAS CONHECEM FUTURO PARQUE TERRA SOLLARIUM EM ÁREA REVITALIZADA

Por Célia Ribeiro

Com iniciativas em várias frentes, Marília vive sua fase mais fértil no desenvolvimento de projetos ambientais. Em praticamente todas as regiões, algo está germinando com o objetivo de reverter danos e preservar os recursos naturais para as gerações futuras. Uma amostra dessas realizações foi apresentada no último sábado, 23 de abril, quando ambientalistas se reuniram em um café da manhã no futuro Parque Terra Sollarium, na Via Expressa do Pombo. 

Placas permitem a geração de energia a partir do sol

Organizado pelo empresário Marcelo Pelúcio, da Teravolt, idealizadora do empreendimento que tem como base a geração de energia solar, estiveram presentes representantes da Polícia Militar Ambiental, do Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília (CADES), ONG Origem, Coleta Seletiva Eco Estação, Projetos Plantas e Peixes e Agrofloresta, Doce Futuro, Sangue Bom (Jardim Julieta), ativistas, professores universitários, empresários, biólogos, arquitetos, engenheiros agrônomos e florestais, representantes da Associação Comercial e de Inovação (ACIM), Sicredi, prefeito de Vera Cruz, Rodolfo Davoli e vereadoras Rosângela Cecília Chaves e Cristiane Tinetti, também de Vera Cruz.

 

Café da manhã com ambientalistas

A iniciativa teve por objetivo apresentar o Parque Terra Sollarium aos ambientalistas que também poderão utilizar o espaço em projetos futuros. Quando estiver concluído, o local  estará completamente urbanizado, com uma grande área verde, ecopontos para coleta de lixo reciclável, brinquedos seguros para as crianças, espaços para cultura, lazer, esportes e negócios como feiras, além de ponto para abastecimento de carros elétricos.

Marcelo Pelúcio apresentou o primeiro equipamento que estará disponível no futuro “Café do Parque” de Marília em que motoristas poderão fazer uma pausa enquanto recarregam seus veículos. Parece ficção científica, mas nos Estados Unidos as redes de postos de combustíveis já se preocupam com a concorrência de cafeterias como a Starbucks que se uniu à montadora Volvo para inaugurar uma rede de recarga de carros elétricos.

(Esq) Cassiano Rodrigues e
 Marcelo Pelúcio

Nisso, o empresário também foi visionário porque as pequenas cidades, com um dos 100 parques que pretende implantar no interior de São Paulo, terão condições de oferecer a recarga de veículos elétricos a partir da energia solar gerada em micro usinas.

PARCEIROS

A geração de energia fotovoltaica, em micro usinas, e o projeto do Parque Terra Sollarium conquistaram apoiadores de peso: a Associação Comercial e de Inovação (ACIM), a cooperativa de crédito SICREDI e a Universidade de Marília (UNIMAR). No entanto, Marília ainda patina no quesito burocracia porque dos cinco módulos projetados para o parque, apenas um está sendo implementado e, ainda assim, por insistência dos empresários da Teravolt.

Se em Marília o processo está lento, prefeitos da região não dormem no ponto. A Prefeitura de Guaimbê, em tempo recorde, doou a área e aprovou na Câmara Municipal o projeto para criar uma unidade do parque que, nos próximos dias, receberá os equipamentos orçados em um milhão de reais.

No café da manhã de sábado, o prefeito de Vera Cruz, acompanhado de duas vereadores, conheceu o projeto e abriu as portas da cidade para implantar um parque que terá micro usina de geração de energia e os espaços de lazer gratuitos para a população. Em entrevista ao JM, o prefeito afirmou que “a prefeitura só vai entrar com o terreno e nenhum centavo. É um projeto tão grandioso, bonito, inovador, sustentável e, por isso, de pronto a gente aceitou e já levou a ideia para os vereadores. Estamos montando o projeto de lei para enviar à Câmara Municipal o mais breve possível”.

Vista da área com equipamentos que irão para Guaimbê

Por sua vez, o presidente da ACIM, Adriano Luiz Martins explicou que a entidade apoia o projeto de energia fotovoltaica na medida em que viabiliza aos pequenos negócios instalarem micro usinas de geração de energia, trocando a conta de luz por um financiamento. Ao final do prazo, o equipamento estará quitado, gerando economia para a empresa que deixará de pagar pesadas contas de energia.

Conforme disse, “é uma ação cujo resultado é a prosperidade das pessoas, da sociedade. No caso específico de Marília, é simples de entender: quando você passa a ter a capacidade de gerar sua própria energia, chega um momento em que você não tem mais a conta de energia para pagar e passa a ter aquele recurso para usar para outras necessidades. Esse projeto faz todo o sentido para tudo que se propõe uma entidade empresarial, uma entidade que tem como objetivo primário fortalecer a economia  da cidade, para que se tenha cada vez mais emprego e renda”.

Sócios da Teravolt, Marcelo e Cleber

LENTIDÃO

Um dos sócios da Teravolt, Cleber Costa, comemorou a instalação do primeiro parque em Guaimbê: “Era um sonho que hoje se torna realidade porque a lei foi aprovada por unanimidade e Guaimbê vai receber todo o investimento de mais de um milhão de reais que vai gerar divisas e impostos para cidade”.

No entanto, o empresário lamentou as dificuldades em Marília: “Estamos em negociação com a Prefeitura e nossa preferência é por Marília. Mas, não tivemos esse respaldo da velocidade da aprovação para ter a segurança do investimento que será feito de dezenas de milhões de reais. Estamos estacionados na primeira das cinco quadras previstas”.

Tadau Tachibana recebeu
alimentos da Agrofloresta

O empresário Marcelo Pelúcio considerou muito importante a presença dos ambientalistas e autoridades para que conhecessem o que está sendo feito e os planos futuros quando as licenças forem concedidas para que o empreendimento decole. Ele elogiou o trabalho das diferentes frentes que estão transformando a questão ambiental da cidade com suas iniciativas.

CASSIANO LEITE

Articulador do grupo “Frente Sustentável” que reúne grande parte dos ambientalistas da cidade, sem vinculação política, o chefe do Meio Ambiente da Prefeitura, Cassiano Rodrigues Leite avaliou o encontro como muito positivo: “Estou vendo como um divisor de águas. Esse corpo a corpo de apresentar e conhecer o Parque Terra Sollarium e a abertura para apresentarmos nossos projetos”.

Ele prosseguiu afirmando que “o importante é ver o quanto Marília está avançando na área ambiental, quantos projetos bons nós temos e quanto podemos avançar se nós desburocratizarmos e enxergarmos com bons olhos os projetos que estão ocupando áreas públicas ociosas. Ao invés de travar com picuinhas, buscar saídas e soluções, como o prefeito Davoli de Vera Cruz que veio aqui para conhecer e já está levando para a cidade dele”.

Sala de monitoramento da geração de energia das micro usinas

Cassiano finalizou observando que “Marília está travada na burocracia, infelizmente. Mas, estamos aqui representando o poder público, tentando desburocratizar, mostrando a importância deste trabalho. Esse bate papo informal mostrou o quanto somos fortes unidos, cidadãos em beneficio ao meio ambiente”.

Para saber mais sobre este projeto, acesse: http://www.terrasollarium.com.br/

Leia a reportagem de 23/01/2022 sobre o projeto do parque AQUI

E sobre o projeto Agrofloresta AQUI

*Reportagem publicada na edição de 01/05/2022 do Jornal da Manhã

Quer perder o medo da falar em público?
Conheça o Curso de Oratória "Fale Bem", que tem
aulas individuais e em grupo, presenciais e também
online com mentoria individual.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.