domingo, 28 de novembro de 2021

30 ANOS DA ASSOCIAÇÃO AMOR-EXIGENTE: EMOÇÃO MARCOU SOLENIDADE EM MARILIA

Por Célia Ribeiro

Uma mão estendida ao náufrago quando tudo parece perdido e a esperança está por um fio. Mais que tirá-lo da água, é importante cuidar para que consiga respirar sozinho e retomar sua vida. Em Marília, uma entidade também faz um trabalho de resgate: ao apoiar famílias que lutam contra a dependência química de seus filhos, os voluntários promovem uma auto e mútua ajuda em que cada um pode contribuir com o outro, tirando lições e se fortalecendo para enfrentarem seus desafios.

Evento concorrido marcou os 30 anos da AE – Marília

A Associação Mariliense de Amor Exigente (AMAE) promoveu uma solenidade na tarde desta quinta-feira (25) para marcar seus 30 anos de fundação. Em um clima de muita emoção, foram homenageados os familiares de fundadores e voluntários, além de terem sido empossados os novos membros do Conselho Municipal de Política sobre Álcool e Outras Drogas (Comad), presidido pela educadora Ana Maria Crepaldi Lopes Martins.

Além de autoridades, como o vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, vereadores e secretários municipais, representantes da sociedade civil e voluntários, estiveram presentes a co-fundadora do Amor Exigente e presidente de honra da Federação de Amor Exigente, Mara Menezes e Luiz Fernando Cauduro, presidente da Federação Amor Exigente.

Ana Crepaldi, presidente do Comad

Em seus pronunciamentos, eles destacaram os preceitos de fundação do AE e a importância que esse trabalho tem no resgate das famílias em dificuldades, seja de relacionamento, seja pelo enfrentamento à dependência química.

Por sua vez, dona Vera Gelás, co-fundadora do AE de Marília, juntamente com a Dra. Lucila Costa e Maria de Lourdes Garcia Ruiz (já falecidas), fez uma retrospectiva do início da instituição que, a princípio, se reunia no salão paroquial da Igreja São Bento e hoje possui sede própria onde são realizadas as reuniões semanais, às 20 horas, todas as segundas-feiras.

Mário César Vieira Marques, presidente da AE

Emocionada, ela recordou como tudo começou, lembrando que a AE já realizou 1560 reuniões e que, mesmo na pandemia, não deixou de acolher e apoiar as famílias. Os encontros foram realizados online e, recentemente, puderam ser retomados presencialmente na sede localizada à Rua Maria Angelina Zillo Vanin, 75 (travessa da Rua Santa Helena).

COMAD

Vera Gelás, co-fundadadora

O secretário municipal de Direitos Humanos, delegado aposentado e ex-vereador Wilson Damasceno, falou da emoção de participar da solenidade de 30 anos da Associação Amor Exigente (AE) e poder dar posse aos novos conselheiros do Comad. Ele destacou o árduo trabalho que o grupo terá pela frente no sentido de prevenir a dependência química, sobretudo entre os jovens e apoiar seus familiares.

A educadora Ana Maria Crepaldi Lopes Martins, com uma longa trajetória de atuação em órgãos de prevenção e combate às drogas, falou como presidente do Comad sobre a importância da AE. Ela destacou que a reativação do Conselho, formado por representantes de diversos segmentos, poderá contribuir no auxílio “de muita gente que, infelizmente, se perde na dependência e precisa voltar ao convívio social, ao trabalho e aos seus familiares”.

Fernando Cauduro, presidente FEAE

O presidente da Federação de Amor Exigente, Fernando Cauduro, disse que a AE de Marília e o Comad têm importante papel na “busca de tratamento e prevenção para nossos jovens e crianças, fazendo algo em prol da sociedade e de nossas famílias”. Ele frisou que “existe uma verdadeira epidemia de drogas em todo o País” e que cada vez mais cedo jovens e até crianças têm acesso a elas.

 Fernando Cauduro afirmou que “a sociedade precisa estar preparada” oferecendo tratamento aos dependentes e prevenção para evitar o mal maior. Fazendo um paralelo com as medidas de prevenção adotadas contra o Covid, ele disse que “o Comad é como uma máscara que vai nos proteger”.

Mara Menezes, co-fundadora do AE
e  presidente de honra da FEAE

 Por fim, ele defendeu a importância de se promover cursos e capacitações para que mais pessoas estejam preparadas para o enfrentamento a um dos problemas mais sérios do país que é a dependência química.

O presidente da Associação Amor Exigente de Marília, Mário César Vieira Marques, agradeceu a presença de todos e lembrou as vitórias registradas em 30 anos de atividades ininterruptas em que os voluntários têm sido essenciais para a continuidade da missão que nasceu do sonho dos co-fundadores em 1.991.

Fernando Cauduro foi um dos homenageados
pela Câmara Municipal. Na foto, Vice-prefeito, 
e vereadores Marcos Rezende, Vania Ramos e Luiz Eduardo Nardi

OUTRAS INFORMAÇÕES

No site da associação (http://www.amorexigentemarilia.org.br/) há várias informações incluindo a história de sua fundação: “Há 30 anos o Amor Exigente – AE em Marília atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e/ou pessoas com comportamentos inadequados. O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com prevenção, passando a atuar como um movimento de proteção social já que o Amor – Exigente desestimula a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas”.

A instituição está localizada à Rua Maria Angelina Zillo Vanin, 75 (travessa da Rua Santa helena perto do bosque). As reuniões acontecem todas as segundas-feiras, às 20 horas.

*Reportagem publicada na edição de 28/11/2021 do Jornal da Manhã

 Leia mais sobre a entidade em reportagens anteriores AQUI  e AQUI

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE 
ORATÓRIA E MEDIA TRAINING "FALE BEM"
DE 2022. SAIBA MAIS : (14) 991645247 WHATSAPP
OU  ASSESSORIAFALEBEM@GMAIL.COM





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.