sábado, 9 de novembro de 2019

TATADRAMA: PSICÓLOGA UTILIZA BONECAS DE PANO EM MÉTODO INOVADOR DE PSICOTERAPIA

Por Célia Ribeiro

Ao fim de um corredor verde, onde flores, plantas ornamentais e frutíferas de várias especiais remetem a um santuário, do lado esquerdo localiza-se o espaço guardião de centenas de objetos cuidadosamente armazenados ao longo dos últimos anos. São bonecas de pano, retalhos de tecidos, acessórios em miniatura, pistolas de cola quente, linhas, agulhas e uma infinidade de materiais que serão empregados em vivências de uma nova ferramenta da área de psicologia: o Tatadrama.
Bonecas confeccionadas em Crato
Criado há 18 anos pela psicóloga clínica e psicodramatista didata Elisete Leite Garcia, o Tatadrama “é um método psicoterapêutico de auxílio aos seus participantes à tentativa de atingir uma melhor percepção de suas inquietações pessoais e coletivas”, explicou a psicóloga clínica mariliense Maristela Colombo que tem difundido essa abordagem em cidades do interior de São Paulo.
Maristela Colombo


Ela teve o primeiro contato com o método durante um congresso em Cartagena das Índias (Colômbia), em que Elisete Garcia havia sido convidada a apresentar o Tatadrama. De volta ao Brasil, as psicólogas se reencontraram em outro evento e Maristela resolveu participar de uma vivência, como são chamadas as sessões coletivas.

Segundo Maristela, o Tatadrama “nasceu do ato de brincar, em 2002, e já foi aplicado a mais de 5.800 pessoas em diversos grupos operativos e terapêuticos”. Utiliza bonecos de pano confeccionados por mulheres de Crato (CE) que resgataram a cultura popular e se dedicam a produzir os diferentes modelos usados nas vivências.

Conforme disse, “os bonecos trazem a simplicidade da estética popular, simbolizando uma imagem e identidade relacionada à vivência de cada participante. No mecanismo de ação do Tatadrama os participantes são convidados a fazer uma transformação estética, visual e corporal na boneca de pano. E é nesse momento mais íntimo com a boneca de pano que se origina um espaço de reflexão onde os papeis individuais, o corpo e os sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) são evidenciados, permitindo a livre expressão da criatividade e possibilidade de olhar-se numa nova perspectiva”.
Vivência no TJ-SP
DO PRINCÍPIO AO FIM

Com um vasto currículo que inclui formação em Psicologia Clínica (Unimar), Mestrado em Ciências Sociais (UNESP), Especialização em Orientação Vocacional, Especialização em Psicologia Clínica e Jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Especialização em Violência Doméstica contra a Criança e Adolescente (USP), Maristela Colombo é psicodramatista e tatadramista terapeuta EMDR.
Mandala de bonecas 
Ela tem utilizado o Tatadrama não apenas no trabalho no Tribunal de Justiça de São Paulo onde é chefe da Seção Técnica do Serviço Psicossocial Clínico do TJ – Unidade de Marília. Recentemente, participou de uma vivência com um grupo de São Paulo de servidores do TJ próximos à aposentadoria que se preparam para a nova fase. Na outra ponta, atuou com grupo de jovens em orientação vocacional utilizando os bonecos de pano na vivência do Tatadrama em uma experiência que considerou muito valiosa.

“Imagine um grupo de jovens concentrados, costurando bonecos de pano, durante horas. É difícil ver os jovens sem o celular, sem estarem conectados com a tecnologia. Mas, nesse grupo em que trabalhamos a orientação vocacional eles se desligaram de tudo e se concentraram no que estavam fazendo”, comentou ao citar uma vivência de Tatadrama com 35 alunos do ensino médio em Camboriú (SC).

Maristela Colombo observou que a nova ferramenta pode ser empregada em inúmeras situações. No caso do Tribunal de Justiça “a gente trabalhou o empoderamento feminino, o empreendedorismo pós-aposentadoria. Houve várias palestras e, no último dia, nosso material estava todo coberto com panos pretos naquele ambiente rígido. Quando levantamos o pano foi aquela surpresa. Todos trabalharam os bonecos, por uma hora e meia, depois se sentaram na roda e compartilharam”.
Orientação vocacional: jovens atentos no Tatadrama
Ela acrescentou que “o boneco de pano é usado como objeto intermediário, recurso utilizado para o favorecimento do aquecimento dos participantes, pra tratar as emoções (memórias afetivas). A prática acontece em atividades com duração de três a quatro horas. E a vivência do método favorece aos participantes uma oportunidade de enfrentar suavemente o medo do desconhecido, da vergonha, da desconfiança e da curiosidade”.
Acessórios para o Tatadrama em pleno Tribunal de Justiça
A psicóloga assinalou que o Tatadrama “é terapêutico na medida em que a pessoa vai trabalhando sozinha com as coisas”. E diante dos resultados positivos já alcançados, Maristela Colombo pretende fazer uma vivência em Marília justamente no espaço lúdico que criou em sua residência. É lá que ela pretende se aprofundar no estudo do método assim que se aposentar do serviço público, o que deve ocorrer em breve.
Maristela utilizará esse
espaço na residência

Para entrar em contato com a psicóloga, que também é coordenadora do Núcleo de Psicologia e Estudos Socio jurídicos que organiza o Grupo de Estudos de Psicologia Jurídica, o endereço é: Rua das Esmeraldas, 3895 – Praça Capital, Torre Tóquio, Sala 313. Telefone (14) 981215881


*Reportagem publicada na edição de 10.11.2019 do Jornal da Manhã





3ª TURMA DO CURSO DE ORATÓRIA
E MEDIA TRAINING
DIAS 25, 27 E 29/11/2019
DAS 19 ÀS 22 HORAS
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
FALEBEM2020@GMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.