Ao fim de um corredor verde, onde flores, plantas ornamentais e frutíferas de várias especiais remetem a um santuário, do lado esquerdo localiza-se o espaço guardião de centenas de objetos cuidadosamente armazenados ao longo dos últimos anos. São bonecas de pano, retalhos de tecidos, acessórios em miniatura, pistolas de cola quente, linhas, agulhas e uma infinidade de materiais que serão empregados em vivências de uma nova ferramenta da área de psicologia: o Tatadrama.
Bonecas confeccionadas em Crato |
Maristela Colombo |
Ela teve o primeiro contato com o método durante um congresso em Cartagena das Índias (Colômbia), em que Elisete Garcia havia sido convidada a apresentar o Tatadrama. De volta ao Brasil, as psicólogas se reencontraram em outro evento e Maristela resolveu participar de uma vivência, como são chamadas as sessões coletivas.
Segundo Maristela, o Tatadrama “nasceu do ato de brincar, em 2002, e já foi aplicado a mais de 5.800 pessoas em diversos grupos operativos e terapêuticos”. Utiliza bonecos de pano confeccionados por mulheres de Crato (CE) que resgataram a cultura popular e se dedicam a produzir os diferentes modelos usados nas vivências.
Conforme disse, “os bonecos trazem a simplicidade da estética popular, simbolizando uma imagem e identidade relacionada à vivência de cada participante. No mecanismo de ação do Tatadrama os participantes são convidados a fazer uma transformação estética, visual e corporal na boneca de pano. E é nesse momento mais íntimo com a boneca de pano que se origina um espaço de reflexão onde os papeis individuais, o corpo e os sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) são evidenciados, permitindo a livre expressão da criatividade e possibilidade de olhar-se numa nova perspectiva”.
Vivência no TJ-SP |
Com um vasto currículo que inclui formação em Psicologia Clínica (Unimar), Mestrado em Ciências Sociais (UNESP), Especialização em Orientação Vocacional, Especialização em Psicologia Clínica e Jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Especialização em Violência Doméstica contra a Criança e Adolescente (USP), Maristela Colombo é psicodramatista e tatadramista terapeuta EMDR.
Mandala de bonecas |
“Imagine um grupo de jovens concentrados, costurando bonecos de pano, durante horas. É difícil ver os jovens sem o celular, sem estarem conectados com a tecnologia. Mas, nesse grupo em que trabalhamos a orientação vocacional eles se desligaram de tudo e se concentraram no que estavam fazendo”, comentou ao citar uma vivência de Tatadrama com 35 alunos do ensino médio em Camboriú (SC).
Maristela Colombo observou que a nova ferramenta pode ser empregada em inúmeras situações. No caso do Tribunal de Justiça “a gente trabalhou o empoderamento feminino, o empreendedorismo pós-aposentadoria. Houve várias palestras e, no último dia, nosso material estava todo coberto com panos pretos naquele ambiente rígido. Quando levantamos o pano foi aquela surpresa. Todos trabalharam os bonecos, por uma hora e meia, depois se sentaram na roda e compartilharam”.
Orientação vocacional: jovens atentos no Tatadrama |
Acessórios para o Tatadrama em pleno Tribunal de Justiça |
Maristela utilizará esse espaço na residência |
Para entrar em contato com a psicóloga, que também é coordenadora do Núcleo de Psicologia e Estudos Socio jurídicos que organiza o Grupo de Estudos de Psicologia Jurídica, o endereço é: Rua das Esmeraldas, 3895 – Praça Capital, Torre Tóquio, Sala 313. Telefone (14) 981215881
*Reportagem publicada na edição de 10.11.2019 do Jornal da Manhã
3ª TURMA DO CURSO DE ORATÓRIA E MEDIA TRAINING DIAS 25, 27 E 29/11/2019 DAS 19 ÀS 22 HORAS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: FALEBEM2020@GMAIL.COM |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.