sábado, 15 de setembro de 2018

"AMIGOS DO COM" DÁ NOVO PASSO NA DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER

Por Célia Ribeiro

O imponente arco formado pelos balões cor-de-rosa aos pés da escadaria da Galeria Atenas, desde o último dia 08 de setembro, atrai olhares curiosos que se lançam para o alto onde um novo empreendimento surgiu pela união de esforços de muita gente solidária. Na loja 23 do centro comercial funcionará, por dois meses, a lojinha da Associação Amigos do COM (Centro Oncológico de Marília) para venda de camisetas e canecas da Campanha “Outubro Rosa” concebida para difundir informações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
Madalena e Bruna na lojinha 
A entidade, criada em 2.011, numa iniciativa do cirurgião plástico Dr. Léo Pastori e algumas pacientes, promove reuniões quinzenais em um espaço cedido pela Santa Casa de Misericórdia de Marília com o objetivo de apoiar, orientar e dar suporte humanizado a pacientes com câncer e seus familiares, como explica o site (www.amigosdocom.org.br)
Manequim cedido pela CrieLoja e móveis emprestados: solidariedade
Neste ano, estarão à venda 1.600 camisetas. Além de contribuírem com o custeio das despesas da ONG e apoiarem os esforços para a construção do futuro Centro de Diagnóstico Oncológico de Marília, as camisetas tornaram-se uma ferramenta potente para divulgação da importância da detecção precoce do câncer.
Material informativo do projeto


 A comerciante Maria Madalena Colombo Abdo, ex-vice-presidente e atual Conselheira da entidade presidida pelo Dr. Léo Pastori, venceu um câncer de mama que descobriu pouco após acompanhar a luta, também vitoriosa, de sua irmã. Foi quando conheceu a Associação Amigos do COM que passou a integrar como voluntária e é uma das grandes entusiastas ao lado de cerca de 40 voluntárias, a maioria ex-pacientes.

As atividades da ONG ultrapassaram os limites da cidade. Médicos do Centro Oncológico de Marília, como Dr. Léo Pastori e o mastologista Dr. Carlos Giandon, proferem palestras técnicas na região atraindo, invariavelmente, um grande número de interessados. “Quando termina a palestra e a gente entra com nosso depoimento, a gente vê a expressão no rosto das pessoas”, comentou  Madalena Colombo.

No grupo, são muitos os relatos de vidas que foram salvas graças ao acesso às informações: “Outro dia, em Ocauçu, o Dr. Giandon e o Dr. Léo proferiram uma palestra e duas mulheres ficaram envergonhadas de procurar os médicos ao final do evento. Mas, no dia seguinte, foram ao postinho de saúde e uma delas, soubemos depois pela enfermeira de lá, estava com câncer de mama”, relatou com indisfarçável emoção a voluntária.
Dr. Giandon e Dr. Léo (em pé) durante palestra
Fora do período da campanha “Outubro Rosa”, são realizados eventos mensais para divulgação à comunidade, além das reuniões quinzenais na Santa Casa. No mês dedicado ao combate ao câncer de mama, são quatro eventos por dia, em média. “A Marilan, por exemplo, nos convida todo ano a dar palestra nos três turnos da fábrica para os trabalhadores”, informou.

VITRINE DO BEM

Através do diretor da FAIP, Fernando Shimizu, foi cedido o espaço da Galeria Atenas para a lojinha durante a campanha e voluntárias se revezam no atendimento, como a enfermeira Bruna Carvalho Piveta da Costa, que atua nas palestras técnicas. A FAIP apoiou a causa, também, com a elaboração do projeto arquitetônico do Centro de Diagnóstico Oncológico de Marília pelo Curso de Arquitetura.
Camisetas custam 30 reais
A obra, orçada entre três e cinco milhões, já tem campanha de arrecadação de recursos em andamento e os organizadores esperam contar com aporte de recursos públicos uma vez que o Centro atuará no atendimento de Marília e região para agilizar o diagnóstico e o tratamento oncológico.

O Câncer de Mama é o segundo em número de casos que acomete a população feminina. A estimativa é que em 2018 sejam diagnosticados 60.000 novos casos da doença no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, uma em cada 8 mulheres vai apresentar Câncer de Mama ao longo de sua vida.
Caminhada do "Outubro Rosa"
Segundo o site da Associação Amigos do COM, em Marília, são estimados “200 novos casos a cada ano, mas a realidade é assustadora : bem menos da metade desses casos vem sendo descoberto ao ano em Marília. Nos últimos 20 anos realizamos mais de 1.600 procedimentos de reconstrução mamária, o que certamente contribuiu para a diminuição do impacto do Câncer de Mama em nossa cidade, mas esse número ainda é pequeno perto da realidade em Marília e região. Isso sempre nos incomodou e muito”, destaca o portal.
As palestras atraem um grande público
A entidade prossegue explicando que “em 2018 iniciamos a Campanha “Amigos do COM” com o objetivo  de construir o Centro de Diagnóstico Oncológico de Marília, que irá atender pacientes do SUS em toda a região, com a realização de ultrassom, mamografia e biópsia num único dia, encurtando o tempo de diagnóstico que hoje é estimado em mais de um ano, diminuindo a mortalidade da doença através da detecção precoce do Câncer de Mama, quando a chance de cura é superior a 90%. Portanto, esse é o nosso objetivo, aumentar a chance de cura do Câncer de Mama através dos serviços prestados pelo futuro Centro de Diagnóstico Oncológico de Marília”.
Dr. Leo e Dr. Giandon
A diretoria da Associação Amigos do COM é formada por: Dr. Léo Pastori Filho (Presidente), Silas Ruiz Paino (Vice-Presidente),  Sueli Aparecida Florencio Ruiz Paino (1ª secretária), Sandra Regina de Castro Souza (2ª secretária), Nalva Elaine Silva Molinos (1ª tesoureira) e Neiva Pereira (2ª tesoureira). No Conselho Fiscal, são membros titulares: Elisângela de Brito Santos, Maria Madalena Colombo Abdo e Pedro Henrique Marques Coércio e suplentes: Léo Pastori, Miris Cordeiro Brantes e Romilda Luzia de Maios Giannini.

COMO PARTICIPAR

Acessando o site: www.amigosdocom.org.br ou escrevendo para contato@amigosdocom.org.br, os interessados podem se tornar sócios voluntários doando qualquer valor a partir de 20 reais, através de boleto bancário. Outras informações podem ser obtidas no telefone (14) 991440405.
(Fotos de eventos são dos arquivos da ONG)

* REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL DA MANHÃ EDIÇÃO 16.09.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.