domingo, 26 de abril de 2015

“Dentistas do Bem”: Megatriagem selecionará crianças e adolescentes de baixa renda para atendimento odontológico gratuito.

Por Célia Ribeiro

No próximo dia 28 de abril, quando se comemora o “Dia Mundial do Sorriso”, milhões de crianças e jovens, sem acesso à saúde bucal, não têm motivos para sorrir. Felizmente, graças a uma ação de voluntariado essa realidade vem mudando no Brasil, em Portugal e em mais 12 países da América Latina onde a “Turma do Bem” (TdB) aportou com o projeto “Dentistas do Bem”. Marília, que participa desde 2.009, realizará na terça-feira, uma megatriagem para selecionar estudantes da rede pública, na faixa de 11 a 17 anos, para receberem atendimento odontológico gratuito até completarem 18 anos.


Atendimento gratuito até a maioridade
Com resultados que crescem em projeção geométrica, Marília se destaca entre 1.300 municípios do Brasil e exterior. Apesar de contar com aproximadamente 500 cirurgiões-dentistas, a cidade registra 80 profissionais voluntários. Parece pouco. Mas, em 2012 eram 46 participantes e a coordenadora local, Dra. Ana Carolina Massaro, continua incansável na missão de atrair mais voluntários necessários à ampliação do número de beneficiários.

Há dois anos eram 100 crianças e jovens atendidos. Em 2014, o “Dentistas do Bem” de Marília registrou 220 beneficiários, o que representa um aumento de 120 por cento. A esses números soma-se a capacidade de articulação da coordenadora Dra. Ana Carolina que conseguiu apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal para avanços nas políticas públicas.
 
Dra. Ana Carolina: "Melhor Dentista do Mundo"
Como reconhecimento, a coordenadora, que já tinha se classificado entre os 50 melhores profissionais, por três anos consecutivos, recebeu a maior honraria concedida pela Turma do Bem aos voluntários melhor avaliados, em 2014. “Para a Turma do Bem, o ‘Melhor Dentista do Mundo’ é aquele que fez mais por seu município. Ou seja, além de atender jovens e crianças, ainda fez a diferença na sua cidade e região conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgação do projeto e o aumento de parcerias e voluntários”, afirmou o fundador e presidente voluntário da TdB, Dr. Fábio Bibancos.


Triagem: dentistas voluntários examinam as crianças e jovens
Após três dias de capacitação e integração, o “Prêmio Sorriso do Bem”, que escolheu o “Melhor Dentista do Mundo”, foi entregue à mariliense em noite de gala. “Foi uma surpresa enorme. Eu não imaginava que Marília fosse ficar com o melhor resultado entre 1.300 municípios do Brasil, Portugal e 12 países da América Latina”, comentou.

Ela explicou que “são avaliados quesitos como número de dentistas voluntários novos que a gente consegue trazer no período de um ano; o número de crianças encaminhadas e o que se consegue em políticas públicas”. Neste sentido, Dra. Ana Carolina destacou a distribuição de kits de higiene bucal (escova, creme e fio dental) às escolas e Unidades Básicas de Saúde.
 
Vereadora Sonia Tonin e Dra. Ana Carolina na homenagem
prestada pela Câmara Municipal de Marília
A coordenadora afirmou que o secretário municipal da Assistência Social, Hélio Benetti, “abraçou a causa distribuindo kits de higiene bucal também em todas as unidades da Casa do Pequeno Cidadão, fornecendo vale-transporte para as crianças e acompanhantes durante o tratamento e a medicação necessária, como antibiótico, anti-inflamatório e analgésico. Antes, muitas crianças não iam para o tratamento porque moram na periferia e os consultórios dos dentistas voluntários ficam no centro da cidade”, justificou.

Solidariedade
 
Recordistas: Dr. Walter atende 10 crianças
“A gente sabe que está fazendo o bem para a criança e para o jovem. Mas, acho que o bem maior é para a gente que está atendendo”, disse a coordenadora determinada na busca de melhores resultados. “É preciso ter um pouco mais de amor ao menos favorecido, àquele que não teve uma oportunidade na vida”, acrescentou.

Para a Dra. Ana Carolina, com boa vontade será possível aumentar o número de profissionais: “Em Marília temos 80 voluntários na rede. O dentista é quem define quantas crianças ou adolescentes ele quer atender”, explicou. Enquanto tem profissional que atende um, e ajuda muito o projeto, existem casos como o do Dr. Walter Katsumi Kamigashima que oferece atendimento gratuito a 10 crianças. Ele foi eleito o “Melhor Dentista do Bem de Marília”. Merecidamente!

Megatriagem

Em Marília, a megatriagem, promovida pela Turma do Bem e Oral –B, acontecerá no dia 28 de abril, das 9 às 16 horas, no Espaço Cultural Ezequiel Bambini. Crianças e adolescentes, na faixa etária de 11 a 17 anos, devem estar acompanhados de um responsável e apresentar: documento de identidade, comprovante de matrícula em escola pública e comprovante de residência. Após responder a um questionário aplicado por estudantes da Faculdade de Odontologia da Unimar, os interessados passarão pela avaliação clínica com os dentistas voluntários.
 
Triagens já aconteceram em escolas e unidades da "Casa do Pequeno Cidadão"
Após a seleção, crianças e adolescentes encaminhados terão o atendimento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Serão considerados “os que estão em piores condições bucais; os mais próximos de obter o primeiro emprego e os mais carentes”, explicou a coordenadora local.

“Este ano, escolhemos o ‘Dia Mundial do Sorriso’ para mostrar que ainda existem milhões de pessoas, em todo o mundo, sem acesso a uma saúde bucal digna”, explicou o fundador e presidente voluntário da Turma do Bem, Dr. Fábio Bibancos. No Brasil e exterior o projeto deve receber por volta de 60 mil crianças e jovens na megatriagem de 2014.

Para entrar em contato com a Dra. Ana Carolina, escreva para: acarolmassaro@hotmail.com Para conhecer mais sobre a ONG, acesse: www.turmadobem.org.br
Em 2013, “Marília Sustentável” fez uma reportagem sobre os “Dentistas do Bem” que você confere aqui: AQUI


Obs: Fotos cedidas pela Dra. Ana Carolina de seu arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.