AMAPON: MAIS QUE UMA CASA DE APOIO, FONTE DE ESPERANÇA PARA PACIENTES ONCOLÓGICOS.
Por Célia Ribeiro
Ao cruzar a imponente porta de acesso ao interior da AMAPON (Associação Mariliense de Apoio ao Paciente Oncológico) é possível ouvir o som relaxante vindo da fonte no pátio interno. Ladeadas por duas imagens de Nossa Senhora, as águas dançam no ritmo cadenciado transformando em relaxamento qualquer estresse. Esse oásis está na última etapa e, em algumas semanas, representará um marco no acolhimento às pessoas que se deslocam para tratamento oncológico em Marília.
![]() |
Fonte no pátio interno: relaxamento |
A pedra fundamental foi lançada em 25 de novembro de 2023 na Rua Feres Mattar, nº 475, bairro Fragata, nas imediações do Hospital de Clínicas, com o objetivo de oferecer pernoite para pacientes e acompanhantes, refeições, atendimento psicológico, assessoria jurídica, além de disponibilizar as práticas integrativas e complementares como acupuntura e cuidados para autoestima dos pacientes, com a ajuda de voluntários.
Privacidade: paciente e acompanhante
Quem vem a um dos centros oncológicos de Marília conta com o apoio da ACC (Associação de Combate ao Câncer), que possui pacientes cadastrados de mais de 60 municípios e o GACCH (Grupo de Apoio à Criança com Câncer e Hemopatias), onde são oferecidos pernoites e refeições para mães e crianças em tratamento.
Apesar
do excelente trabalho que essas entidades realizam, com a ajuda da comunidade e
parceiros, ainda há um grande déficit porque muitos pacientes, sem terem como
pagar por uma hospedagem ou refeição, acabam dormindo no interior de veículos e
se alimentando com lanches e salgados.
A AMAPON chega para acolher essas pessoas que serão encaminhadas pelos hospitais, após triagem do setor de Assistência Social, de modo a beneficiar quem realmente precisa. E, certamente, surpreenderá os futuros hóspedes pelo cuidado com que tudo foi preparado: dos dormitórios, com capacidade para 18 pessoas, dotados de ar condicionado, televisor e banheiros, separados entre a área da ducha e a do vaso sanitário e lavatório, à área de convivência com sofás confortáveis que dão vista para o pátio com jardins e fonte relaxante.
![]() |
Proteção de Nossa Senhora |
Refeitório e área de convivência
E por falar em doação, a AMAPON conseguiu o apoio de 38 parceiros. Dos projetos (arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural e paisagístico), passando pelos pisos, revestimentos, materiais elétricos, até a decoração dos quartos com pinturas realizadas pela arquiteta Aglays Damasceno, tem solidariedade em cada centímetro. Por isso, as empresas e pessoas físicas que contribuíram serão lembradas em uma placa no local.
Segundo Tadau Tachibana, “tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Temos neste prédio dois dos três banheiros adaptados para pacientes ostomizados da cidade. O terceiro, foi o ‘Amigos do Bar’ que também doou para a antiga sede da Associação dos Ostomizados e é modelo de inclusão”. Nestes locais, os pacientes podem fazer a higienização da bolsa coletora (urina ou fezes) com segurança e sem constrangimento.
Sala para práticas complementares
A previsão era de conclusão do prédio em meados de 2024, mas o atraso não se deu por falta de empenho: “Estou aqui, diariamente, inclusive aos sábados e domingos, há 16 meses”, explicou o presidente citando a dificuldade de mão de obra. Conforme disse, “em setembro, estávamos com 08 pedreiros e iniciamos novembro com apenas 04”.
PRAÇA
Paralelamente à casa de apoio, em frente à AMAPON, a comunidade ganhará uma praça especial: além de playground com brinquedos inclusivos para crianças cadeirantes, foi projetado um jardim sensorial para deficientes visuais, área de repouso, espaço para criação de abelhas sem ferrão e aparelhos de ginástica.
Como forma de gerar renda para manutenção da entidade, a praça terá placas para publicidade e telão em que empresas poderão se fazer presentes expondo sua marca em local de grande visibilidade, devido à localização à margem da Rodovia, em frente à Marilan.
Ainda
sobre a sustentabilidade econômica, na entrada do prédio será instalado um
pequeno comércio para venda de pães, bolos, biscoitos, tortas, entre outros
produtos, que atenderá a população do entorno. Segundo Tadau, “estamos buscando
todas as formas possíveis para gerar renda porque as despesas serão muito
grandes para mantermos a estrutura quando entrar em funcionamento”.
Detalhe da vista do pátio interno
O presidente da entidade explicou que o pernoite é um dos pontos focais. Mas, o acolhimento aos pacientes que realizam seus tratamentos, seja quimioterapia ou radioterapia, e precisam aguardar a ambulância para retornarem às suas cidades, também será de grande ajuda.
Corredor no piso superior
de acesso aos dormitórios
“Aqui,
teremos espaço para o paciente e o acompanhante se alimentarem, realizarem atividades
com a colaboração de voluntários e até descansarem na área de relaxamento da
praça. Eles enfrentam uma fase muito difícil com a doença e queremos minimizar
esse sofrimento”, afirmou. Segundo Tadau, inicialmente, serão atendidos pessoas
com renda familiar de até 03 salários mínimos, encaminhados pelos hospitais
após triagem.
![]() |
Vaso infantil à altura do abdomem para higiene de ostomizados |
Ele prosseguiu observando que a “AMAPON não é uma casa de saúde porque não atenderá paciente em estado grave e nem terá profissionais da área médica ou de enfermagem para dar suporte. Aqui será uma casa de acolhimento onde encontrarão conforto e esperança que, aliás, é nossa palavra-chave”.
Lançamento da pedra fundamental em 2023
Tadau
revelou a ideia de deixar a parede lateral da escada, anexa ao futuro elevador,
reservada para pintar as mãos de pacientes que retornem à casa após terem se
curado: “Eu me emociono ao pensar nisso. Temos que oferecer esperança para as
pessoas e esse espaço vai materializar isso. Queremos ter muitas mãos pintadas
porque significará que muitas pessoas venceram o câncer”.
![]() |
Peracini, Milani, Tadau e Albieri na sede da ONG Amigos do Bar |
Para
saber mais sobre a AMAPON: Rua Feres Mattar, 475, Bairro Fragata em Marília/SP.
Contato: (14) 981140055. No Instragram, siga @amapon.marilia
Qualquer pessoa pode falar bem em público.
Com o curso de oratória da jornalista
Célia Ribeiro, as aulas são personalizadas
para cada necessidade.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247
Comentários
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.