Por Célia Ribeiro
A campanha que visa arrecadar lenços e turbantes para mulheres em tratamento oncológico ganhou um reforço de peso. A ONG “Amigos do Bar”, conhecida por apoiar projetos sociais, confirmou a adesão ao grupo de voluntários liderados por Madalena Colombo Abdo e anunciou o plano de lançar uma nova entidade assistencial em Marília.
Célia Castro, Pilar, Tadau e Quiquinato
Conforme esta coluna divulgou, domingo passado, a campanha dos lenços solidários é uma forma de elevar a autoestima das mulheres que tiveram queda de cabelo em função dos tratamentos contra o câncer. Agora, a ONG presidida por Tadaumi Tachibana, localizada à Rua Rio Grande do Sul, nº 234, também se tornou ponto de coleta de lenços e turbantes.
Cestas básicas para famílias carentes e entidades
Além disso, o local está recebendo doações de cabelo para confecção de perucas. O material deverá ter entre 15 e 25 centímetros de comprimento, estar lavado e seco, além de embalado em sacos plásticos de modo a preservar a qualidade do cabelo doado. Importante: os cabelos não podem ter passado por processos químicos.
Reunião com a Dra Paloma
no HC/Famema
SEMENTE
Quem acompanha as redes sociais do “Amigos do Bar” toma conhecimento, diariamente, da atuação dos voluntários. A prestação de contas de cada doação é realizada como forma de manter a comunidade informada sobre suas ações. Por isso, a credibilidade só aumenta ao ponto de a ONG ter sido procurada por um empresário interessado em custear a construção do prédio que abrigará a nova entidade assistencial.
O grupo tem larga experiência neste tipo de projeto, como lembrou o contador e voluntário do “Amigos do Bar”, Orisvaldo Quiquinato. Conforme disse, “na época da construção da sede do Projeto Semear, atuamos fortemente visitando construtoras para conseguir doações, derrubamos os orçamentos dos materiais que precisava comprar e cuidamos da documentação e da contabilidade”.
Fraldas para doação a asilos e pessoas acamadas
Muito embora não esteja oficialmente criada, o processo da nova instituição caminha rapidamente e já tem a primeira diretoria: Pilar Veiga Tachibana, Célia Cristina de Castro Pereira, que é vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Marília, e Antônio Carlos Valderramas.
Voluntários entregam alimentos para o
projeto de marmitas solidárias do Nova Marília
Celinha
Castro é lembrada pelos oito anos à frente da Associação dos Ostomizados de
Marília e Região, que apoiava pacientes de 62 municípios. Ela destacou que
participar da formação da nova entidade é uma oportunidade única: “Eu me vejo
muito nesta situação porque, quando tive câncer, não tive muita atenção, apoio,
nada que me instruísse. Então, quero trabalhar para que as pessoas tenham mais
informação, melhor qualidade de vida e que tenham voz”, assinalou.
Pilar e Tadau Tachibana
A ONG “Amigos do Bar” está localizada à Rua Rio Grande do Sul, nº 234. Nas redes sociais acesse: https://www.facebook.com/amigosdobardosesdesolidariedade
Leia AQUI sobre a campanha dos Lenços Solidários divulgada na semana passada.
Leia sobre a ONG Amigos do Bar acessando: AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI
*Reportagem publicada na edição de 12.03.2023 do Jornal da Manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.