domingo, 14 de março de 2021

VETERINÁRIA USA RECURSOS DA NATUREZA PARA CRIAR BIJUTERIAS E DECORAÇÃO A CUSTO ZERO

Por Célia Ribeiro

Quando os últimos raios de sol se debruçaram sobre os longos fios dourados que dançavam ao vento, o cheiro da terra chegou em forma de inspiração: por que não aproveitar as folhas de bananeira e criar uma pulseira original? A médica veterinária, que se descobriu artesã sem querer, não espera cada vez que a criatividade a visita no seu lugar preferido: a natureza.

 

Pulseira de palha vegetal

Aos 41 anos, casada e mãe de dois filhos, Tatiana de Assis Nogueira Medeiros, cuida da saúde animal na propriedade dos pais, o conhecido “Sítio Horizonte Azul” que teve o queijo meia-cura premiado em 2019 em disputa acirrada. Localizado na divisa entre Marília e Júlio Mesquita, o local é uma das principais opções de turismo rural na região.

 

Tatiana e um brinco de sua criação

A Tatiana que esta coluna apresenta hoje é mais conhecida nas redes sociais aonde publica receitas e dicas de reaproveitamento de todo tipo de material para criar bijuterias e peças de decoração a custo zero: “Sempre tive a mentalidade de aproveitar todo recurso que tem. Já fiz cumbuca de folha de bananeira e usei pallets de madeira em stands de feiras que participamos”, revelou.

 

Pinhas são aproveitadas nos quadros

Ela contou que nunca foi consumista e que nasceu com a preocupação em reutilizar materiais. Quando adquiriu, com o marido, uma propriedade rural em Oscar Bressane, em plena pandemia, Tatiana que já não saía de casa por nada passou a se dedicar ainda mais à vida no campo.

 

Tatiana e o marido no paraíso particular

“Comecei a cozinhar feito louca”, contou, entre risos, explicando como tem dividido o tempo entre a propriedade da família, em que responde pela queijaria, e seu recanto no meio do mato, aonde está formando um paraíso particular. E é lá que ela se inspira ao ver caroços de abacate se transformarem em lindas joaninhas pintadas com sobras de esmaltes vencidos. Isso mesmo! Ela conseguiu que uma amiga manicure lhe doasse os esmaltes de unha que seriam descartados porque estavam fora do prazo de validade.

 COLAR, BRINCO, PULSEIRA

 

Brincos de palha de bananeira

As bijuterias que produz não estão à venda. Pelo menos, por enquanto. Tatiana cria colares, brincos e pulseiras aproveitando embalagem de ovos, sementes, papelão, pedras, fibras e cascas de plantas. Na parte de decoração tem um pouco de tudo, de porta-talheres de vidro de palmito a quadros com pinha, passando por luminárias e jogos americanos trançados com palha.

 

Caroço de abacate pintado com esmalte vencido

“Meu maior intuito é inspirar as pessoas. A pandemia mexeu muito com esse negócio de termos que ficar em casa”, afirmou a artesã explicando porque posta suas receitas no Facebook e Instagram, além de vídeos com passo-a-passo no Youtube. Conforme disse, ela não tem tempo para se dedicar às postagens e por isso não tem periodicidade regular. No entanto, seus seguidores aguardam, ansiosamente, cada receita.

 

Sabão branqueador de folha de mamão
Receita  AQUI

Tatiana contou que gosta de acompanhar as redes sociais. E que, quando vê alguma ideia bacana, não sossega enquanto não cria sua versão. Ela destacou que não compra nada e que 100 por cento das suas peças são fruto de reaproveitamento. O que mais chama atenção é sua generosidade em compartilhar as dicas do tipo “faça você mesmo”.

 

Porta-talheres com vidros de palmital 

Uma receita que fez muito sucesso foi o sabão de folha de mamão, sem soda e com poder branqueador. Veja no Youtube (Canal InspirArte Tatiana Medeiros) ou acesse pelo blog. Pra embalar os pedaços de sabão ela usa decorações originais com amarrios de fibras vegetais que valorizam ainda mais o produto artesanal. 

Queijo premiado

Palhas de coqueiro, folhas de bananeira, garrafas PET, caixas de ovos, sementes, juta de sacos de batata, pallets, vidros de palmito, caixas de papelão, enfim, tudo o que poderia ser descartado tem uma utilidade pelas mãos da médica veterinária que cozinha como poucos, transforma tudo em arte e ainda se dedica a inspirar as pessoas aliviando o estresse do isolamento social.

Se no “Sítio Horizonte Azul” tem queijos de alto nível premiados e reconhecidos internacionalmente, tem também uma profissional sensível, talentosa e criativa que explora a natureza no melhor sentido da palavra, valorizando tudo que Deus nos deu.

Para saber mais sobre Tatiana Medeiros, seu contato é: Telefone (14) 996198050. No Facebook, acesse: https://www.facebook.com/tatiana.deassisnogueiramedeiros

 


6 comentários:

  1. Amamos a matéria!
    Será um prazer recebê-la para tomar um café, degustar nossos queijos, conhecer as mini vacas leiteira e mini animais!

    ResponderExcluir
  2. Meus amigos Rodolfo e Tatiana casal da maior simpatia. Sintonia com as coisas da terra e muita criatividade. Linda reportagem Célia Ribeiro e mais um garimpo de talentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo Ivan pelo carinho! (Tati e Rodolfo)

      Excluir
    2. Obrigada, Ivan querido. Foi um prazer fazer essa matéria com uma pessoa tão especial. Grande abraço

      Excluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.