Contrariando a meteorologia, domingo passado teve tempo bom para testemunhar uma festa animada na zona leste de Marília: com uma semana de antecedência, o “Dia das Crianças” reuniu famílias inteiras em uma chácara na zona leste em que portadores de autismo, Síndrome de Down e outras deficiências puderam celebrar a data com muita diversão e guloseimas servidas por voluntários.
Crianças aderiram à pintura no rosto |
O Universo do Planeta Azul foi a materialização do sonho de Júlio Minoru Maeda, guardião do Taylor, 07 anos, juntamente com a psicóloga Flávia Priscila Ferreira Pereira, terapeuta do garoto diagnosticado com um leve grau de autismo. Juntos, eles pensaram em um evento gratuito, aberto à comunidade, para que as crianças chamadas “atípicas” pudessem se divertir e brincar em segurança.
Conforme registrado pelo JM em reportagem do dia 11 de agosto, o Senhor Maeda observou que “a maioria das festas são realizadas para as crianças normais, sem nenhuma deficiência. Para as outras, não tem nada específico”. Com a ideia na cabeça e muita determinação, ele correu atrás de apoio conseguindo doações de sorvetes, cachorro-quente, pipoca, algodão doce, refrigerantes, brinquedos infláveis e muitos voluntários que ajudaram nas brincadeiras, nos shows de música ao vivo etc.
A expectativa de 500 participantes não se confirmou. Mas, o Senhor Maeda disse estar “realizado por ver as crianças tão felizes nesta festa que fizemos para elas”. Ele adiantou que pretende manter o evento, no ano que vem, com mais divulgação para que as ONGs possam participar em maior número.
Brinquedos infláveis, shows e guloseimas |
"Down entre amigos" animou a festa |
Psicóloga Flávia com crianças no evento |
Maria Aparecida e o grupo "Down entre Amigos" |
Sob a barraca em que artistas realizavam pinturas nos rostos das crianças, a psicóloga Flávia Priscila Ferreira Pereira, especialista no Método ABA (Análise do Comportamento Aplicado ao Autismo), comemorava o sucesso da festa que ajudou a conceber junto com o Senhor Maeda: “Vimos a necessidade de fazer uma festa pelo ‘Dia das Crianças’ para crianças atípicas porque as festas tradicionais são para crianças neurotípicas”, observou.
Senhor Maeda e Taylor |
A psicóloga afirmou que o evento estava contribuindo para a socialização das crianças em uma tarde alegre com diversão sob medida para elas e que sua expectativa era que pudessem “aproveitar muito o dia e se sentirem felizes”. Ao seu lado, dezenas de voluntários trabalharam com muita disposição para tornar inesquecível a primeira comemoração do Universo do Planeta Azul em Marilia.
Segundo os organizadores, o evento contou com a colaboração dos apoiadores: Escola Onobyte, Ame Danças, Down entre Amigos, M’k internet, Vila Mineira, kinkas, Tele pizza, Pizzaria Brasil, Prof. Rodolfo Medicina Veterinária (Unimar), Supermercado Confiança, AADEF, Equipe Alisson de pinturas e animação, Ração tutot, Pexinxão Móveis, Ki gelado sorvetes, Visão Notícias, Ivan Evangelista Jr. Assessoria de Comunicação e Marketing, Rádio Campestre, Marília Sustentável (JM), Associação Municipal dos Servidores Públicos, Secretarias Municipais da Saúde, da Agricultura e Meio Ambiente, Cirandinha Calçados, ONG Amigos do Bar, Dori, Santine Cantor, Renato Atacadista, Merceadoria do João, Paulinha Panificadora, Fabiana Marinho, Loja Show do 1 Real, Estúdio C 4 Z, Toldos Kairos, Chácara Santa Terezinha, APAE, Fundo Social de Solidariedade, Casa Di Conti, Vereadores Danilo da Saúde e João do Bar, Vestigius Uniformes, Dunnas, Thabata M Maeda e Sarah.
*Reportagem publicada na edição de 12.10.2019 do Jornal da Manhã
** Leia AQUI a reportagem de agosto com o Sr. Maeda
CURSO DE ORATÓRIA E MEDIA TRAINING TERCEIRA TURMA: 25, 27 E 29/11/2019 DAS 19 ÀS 22H INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: FALEBEM2020@GMAIL.COM |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.