terça-feira, 8 de maio de 2018

“PARA A MAMÃE, COM AMOR”: BAZAR NA VILA DAS ARTES REUNIU MÚSICA E ARTESANATO.

Por Célia Ribeiro

Parecia um encontro de amigos da vida toda, alguns não se viam há tempos, outros celebravam mais uma parceria. Em comum, o gosto pelos trabalhos manuais. Foi neste clima festivo que a Vila das Artes promoveu o terceiro bazar em homenagem ao “Dia das Mães”, no último sábado (05). Foram expostos trabalhos totalmente artesanais (bijuterias, estamparias, sabonetes e aromatizadores, descanso de panelas, jogos americanos, flores de tecido, bolsas, quadros, tapeçaria, rendas Renascença etc) além de docinhos e bolachinhas para presentear.
Silza Más Rosa confere os artigos em renda Renascença de Maceió

Como em todos os eventos da Vila, a artista plástica Patrícia Muller, fundadora do espaço, incluiu uma parte cultural na programação com dança e apresentações musicais. Neste ano, Kréo Fidelis fez um show com voz e violão e o grupo “Batuke do Pé” emocionou o público com números de sapateado. Para as crianças, a novidade foi a oficina de percussão com Augusto Botelho.
Judineide e Petrô trouxeram a renda Renascença das rendeiras de Maceió
No amplo espaço do conhecido “Quintal da Vila”, localizado à Rua Atílio Gomes Melo, 64, no bairro Fragata, as barracas alternavam os produtos cujo colorido atraía os olhares. E como o tempo bom ajudou, muitas pessoas foram passear com suas mães que aproveitaram para escolher algumas lembrancinhas.
Clima de encontro entre amigos
Silza Más Rosa e Nelice Rojo, que gostam de trabalhos manuais e estão sempre envolvidas com artesanato, eram algumas das visitantes mais animadas: “Eu sou apaixonada por artesanato e apesar de fazer de quase tudo estou saindo carregada com essas sacolas. Impossível ver tantas coisas bonitas e não levar”, revelou Silza. Ela comentou que “o Bazar da Vila é um lugar de reencontro em que a gente fica batendo papo embaixo da mangueira e encontra todas as amigas que gostam de artesanato”.

Toda a delicadeza das flores em tecido
Silza elogiou a variedade do bazar e a qualidade dos produtos, como “as roupas de Paula Simões, as bijuterias finas, a tapeçaria, os sabonetes e aromatizadores de Renata Genta e a renda renascença”. Aliás, as peças em renda vieram de Maceió pelas mãos de Petrô Ximenes e Judineide Toledo, que é aluna da Vila e, a convite de Patrícia Muller, trouxe os artigos confeccionados pelas rendeiras nordestinas. Petrô e Judineide vieram para Marília há alguns anos e agora pensam em trazer um pedacinho do Nordeste para a cidade. (Conheça mais em: https://www.instagram.com/beiju.ju/)
Renata e Ângela: amizade antiga
PAIXÃO

Desde muito pequena, Renata Genta expressava seu talento com os bordados que aprendeu com a mãe, Eneida Genta de Oliveira Melo (Grupo Marília Baunilha e Patch). No entanto, após formar-se em Direito e atuar na área por alguns anos, decidiu mergulhar fundo na arte abrindo um ateliê para dedicar-se, exclusivamente, à saboaria artesanal.
Renata Genta trocou o Direito pela saboaria artesanal
“Sempre amei artesanato. Aprendi a bordar desde pequenininha com minha mãe e os sabonetes foram um encontro. Larguei tudo, deixei de advogar e há sete anos tenho o ateliê onde trabalho e também promovo os cursos”, explicou.   Na Vila das Artes, sua barraca era uma das mais concorridas porque os visitantes podiam experimentar as fragrâncias e conhecer a variedade de opções para presentear. (Saiba mais em: https://www.instagram.com/renatagenta/)
Sueli Congelian levou bolachinhas que têm receita exclusiva

Falando em encontro de amigas, as flores de tecidos, bloquinhos de anotações e agendas, e vários itens de artesanato do trio Renata Pinheiro Nogueira Nicolau, Ângela Buonano e Denise Prado também chamavam a atenção pela delicadeza do trabalho: “A gente é amiga da vida toda. Nossos filhos cresceram e estudaram juntos”, explicou Renata, contando que as amigas se reuniram no início do ano para produzirem para o bazar de maio e que agora estão animadas para o bazar de Natal: “Nos aguardem”, disse, sorrindo.
Bonecas de tecido
Como em outros eventos da Vila, a parte gastronômica estava garantida: saladas, pães, sucos, doces e salgados de vários tipos fizeram muito sucesso, assim como os produtos de Sueli Coneglian: bolachinhas e pães de mel com sabor inconfundível eram uma opção diferente para presentear as mamães. “Nossos produtos são feitos com receitas criadas por nós. E o pão de mel tem uma textura diferente que sempre agrada”, explicou.

ALEGRIA

Ao final do Bazar, Patrícia Muller fez um balanço positivo: ela destacou a grande diversidade de expositores e o clima familiar que transformou o evento em um encontro de amigos: “Nossos bazares vão acontecendo de acordo com as pessoas que estão por perto. Neste ano, vieram novos parceiros, uma aluna de Maceió trouxe renda Renascença, chamei a artista plástica Denise Ferrioli que morou fora do Brasil e agora está aqui, tivemos oficina para crianças, música com Kreo Fidelis e o Batuke do Pé que emocionou com o sapateado”.

A fundadora da Vila das Artes assinalou a importância da troca entre os participantes: “A ideia de juntar as pessoas que fazem para vender os trabalhos é maravilhosa. E também os artesãos conhecerem os trabalhos uns dos outros”.
Patrícia Muller e o grupo Batuke do Pé
Finalizando, ela observou que o “Dia das Mães” tem um apelo afetivo: “Vimos que o clima era muito alegre o dia todo, com filhos que trouxeram as mães para passear. Além de mostrar os trabalhos, a gente abraça os amigos aqui. É a melhor festa do ano”.

2 comentários:

  1. Realmente uma tarde deliciosa e rica. Encontrar amigos, conhecer uma série de artigos lindos feitos com criatividade e carinho são motivos para nos alegrar.Você, Célia, sempre presente nos belos eventos ajuda a divulgar essa arte . O artesanato é mágico ! Muitas vezes, de um pedacinho de tecido, você faz uma florzinha linda. E assim vamos criando. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nelice! É sempre um prazer registrar os eventos da Vila das Artes. Grande abraço

      Excluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.