domingo, 10 de novembro de 2013

LIMPEZA VERDE: JOVEM EMPRESÁRIA INOVA EM NEGÓCIO FOCADO NA SUSTENTABILIDADE.

Por Célia Ribeiro

A lembrança do verde, dos pés de limão carregados, ficou marcada na infância feliz que dividiu com dois irmãos. Símbolo da esperança, a cor tornou-se inspiração na hora de escolher o layout da empresa que fundou, há quatro anos em Marília. Para a jovem empresária Mayra Di Manno, 33 anos, foi questão de tempo transformar o tino comercial, dos tempos em que saía para vender limão com o avô, em um negócio de gente grande que aposta na qualidade dos serviços sem descuidar do meio-ambiente.

Preocupação ambiental: conceito inovador na cidade
De fala mansa e pausada, Mayra surpreende seus interlocutores tão logo começa a discorrer sobre um assunto que domina como poucos: o setor de limpeza profissional. Ex-executiva de duas grandes empresas multinacionais, onde trabalhou por 10 anos, na Capital, sonhava ter sua própria empresa.

“Fui aprendendo como o negócio funcionava, atuei como diretora comercial nestas empresas, e quando saí, tinha juntado algum dinheiro e resolvi voltar para Marília para realizar o meu sonho. E assim nasceu a Planet Limp. O conceito que eu trouxe para Marília foi resultado do meu aprendizado junto a estas empresas, um aprendizado muito rico e que me possibilitou encarar este desafio”, explicou.

Mayra Di Manno


Generosa, a empreendedora recorda com carinho as lições que aprendeu: “Meu antigo patrão era um sujeito idealista, acreditava muito no potencial e na força das ideias. Ele tinha, por exemplo, alguma ideia que a princípio parecia sem pé nem cabeça, mas a implantava junto à empresa e a coisa dava certo. Às vezes dava errado, íamos melhorando aqui e ali até acertar”.

Enquanto dedicava-se ao trabalho, Mayra armazenava conhecimentos para o futuro, principalmente em relação às inúmeras dificuldades. “Um negócio é isso: você vai mexendo, vai mudando, vai aprimorando, até que as coisas dão certo. Não pode é desistir, e isso eu aprendi muito bem. Tem que seguir em frente, acordar todo dia cedo e encarar a luta, encarar as dificuldades e os problemas”, assinalou.

 
DETERMINAÇÃO

A empresária também faz coro às críticas que o setor produtivo derrama sobre a burocracia reinante no País. Segundo ela, “se você quer ser um empresário neste Brasil de hoje, você tem que ser um lutador num ringue de boxe. É pancada de tudo quanto é lado. Mas, você vence pela resistência, desde que não desista quando as dificuldades começarem a aparecer”, ensinou.

A Planet Limp, instalada à Rua Bandeirantes, 113, começou tímida. Apenas Mayra e uma funcionária. A persistência valeu a pena: quatro anos depois, são mais de 60 colaboradores e as vagas continuam crescendo. Ela recorda que deu muito trabalho divulgar o conceito inovador da empresa porque muitos achavam tratar-se de agência de emprego.

“A Planet Limp oferece serviços de limpeza doméstica (residencial), limpeza comercial, limpeza pós-obra, zeladoria, portaria e recepção, pequenos reparos, jardinagem, limpeza pós-festa, limpeza de piscinas, limpeza de vidros e o nosso mais recente serviço, lavanderia”, explicou acrescentando que recentemente foi inaugurada uma loja, anexa, em que são comercializados produtos e equipamentos de limpeza.

LIMPEZA VERDE CERTIFICADA

“Em São Paulo, não se contrata uma empresa que não tenha um certificado de limpeza verde, ou seja, uma garantia de que a empresa se preocupa com o meio ambiente e sua preservação. Portanto, eu já vim pra cá com essa consciência. Aqui em Marília parece que não há muito essa preocupação ainda. Mas, se uma empresa deseja crescer, ela deve se preocupar com isso, é essencial”, observou Mayra.

A empresa foca em três aspectos para desenvolver seu trabalho: treinamento de pessoas, produtos eficientes e não agressivos ao meio ambiente e equipamentos corretos. A empresária garantiu que todos os funcionários “recebem orientações sobre economia de água, produtos, equipamentos, materiais e energia, além de orientações sobre elevação da produtividade na execução das tarefas. Um dos principais enfoques da empresa é justamente evitar o desperdício nos serviços executados, trazendo aos clientes economia de recursos e excelente qualidade”.
 
A loja com produtos e equipamentos foi inaugurada há pouco tempo.
 
Conforme disse, a Planet Limp “possui um programa de limpeza verde considerado o que há de mais tecnologicamente avançado em termos de limpeza. Esse programa pode contribuir em até 30% da pontuação necessária para as empresas que buscam a certificação Leed-EB (Leadership in Energy and Environmental Design), que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países”, informou Mayra que é certificada pelo Instituto Norte-americano “Green Clean Institute”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Com uma visão humanista do negócio, Mayra vai além: “Não podemos nos limitar apenas à prestação de serviços ou venda de produtos. Temos o dever de zelar pelo ambiente que nos cerca, temos que melhorar nossa sociedade para que todos nós cresçamos juntos, mesmo porque, ninguém cresce sozinho. E a Planet Limp tem realmente essa consciência, tanto que investimos nos nossos funcionários, queremos que eles cresçam junto com a empresa. Não é só a empresa que precisa crescer, nosso pessoal tem que acompanhar. Investimos no nosso material humano, fornecemos curso, capacitamos, treinamos, promovemos as pessoas a postos de mais responsabilidade, com maior salário”, fez questão de frisar.

Capacitação na "Amor de Mãe": futuro melhor para mulheres da comunidade
A empresária contou que a partir de 2014 vai mirar no apoio aos projetos sociais. A primeira experiência já começou, com a capacitação de mulheres da comunidade do entorno da Associação “Amor de Mãe”, no Jardim Califórnia. Há duas semanas, um grupo está sendo treinado e após o curso, além do certificado, as que se destacarem serão contratadas pela Planet Limp.

“Estou realmente muito empolgada, pois é algo que envolve tanto a nossa empresa, que poderá contar com pessoal qualificado para o trabalho, como também a própria cidade e principalmente, as pessoas que estão participando do curso. É nessas pessoas que eu penso. Eu as quero verdadeiramente inseridas no mercado de trabalho, tendo seu salário e sua independência pessoal. Isso significa muito pra elas. E, para mim, é extremamente gratificante participar disso”, finalizou a empresária.

A capacitação da Planet Limp na “Associação Amor de Mãe” conta com o apoio da Câmara Municipal de Marília, através da Assessoria de Relações Institucionais que foi criada na gestão do presidente Dr. Luiz Eduardo Nardi, em maio deste ano, para colaborar com o fomento de projetos sociais na cidade.

Serviço: A Planet Limp está localizada à Rua Bandeirantes, 113, telefone (14) 34221722. Conheça mais em: www.planetlimp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.