domingo, 12 de agosto de 2012

SOLIDARIEDADE: “CASA DO BOM SAMARITANO” TRANSFORMA A VIDA DOS QUE ACEITAM SER AJUDADOS.

Por Célia Ribeiro

Uma casa antiga e acolhedora, localizada estrategicamente em frente à igreja Matriz de São Bento, na Avenida Pedro de Toledo, tem atraído homens e mulheres que perderam quase tudo. Como um farol sinalizando para os náufragos  a fachada estampa em letras garrafais o nome autoexplicativo: “Casa do Bom Samaritano”, lugar que oferece amor, cuidados e a ajuda necessária para resgatar a dignidade de todos que baterem à porta.
Rodrigo e Daniel na capela da entidade: inspiração divina
O projeto, criado e mantido pela Fundação Missão Louvor & Glória, ligada à igreja católica, foi inspirado na Madre Teresa de Calcutá. Certa vez, quando provocada, ela disse que não tinha a pretensão de matar a fome do mundo, mas podia matar a fome dos que batessem à sua porta, explicou o missionário de reputação internacional Rodrigo Ferreira, fundador da Missão.

A instituição, que o Correio Mariliense registrou na reportagem de estreia desta página, no dia 16 de abril de 2.010, mantém uma importante área social, além do trabalho de evangelização realizado no Brasil e pelo mundo afora. Com a agenda abarrotada de shows e pregações em retiros no território nacional e em diversos países, a Fundação Missão Louvor & Glória estabeleceu bases nos Estados Unidos, Japão e Angola.

Reunião dos voluntários
Em Marília, a sede fica na Avenida República, 1014, onde funciona a livraria e são realizadas as formações dos missionários. Anteriormente, no local eram realizados os atendimentos sociais e espirituais. Assistentes sociais e psicólogas voluntárias, entre outros profissionais agora atendem na “Casa do Bom Samaritano” para onde foi transferida a farmácia que fornece medicamentos, mediante receituário, às pessoas carentes.

Logo à entrada da casa está a capela cujo teto, que lembra o céu, foi cuidadosamente pintado por uma pessoa muito especial. Milquesedec Almeida, responsável pelo projeto de acolhimento, triagem e encaminhamento de dependentes químicos, está em vias de ser ordenado padre após formar-se em Filosofia e Teologia. No passado, cumpriu pena por tráfico de drogas, curou-se pela fé, renasceu na prisão e hoje colabora para o resgate de pessoas que chegaram ao fundo do poço.

FORÇA DE VONTADE

Acompanhado do co-fundador da Missão, Daniel Stavarengo, o missionário Rodrigo Ferreira explicou que as portas da “Casa do Bom Samaritano” estão abertas para ajudar todos que quiserem, efetivamente, serem ajudados. Homens e mulheres precisam estar sóbrios para serem acolhidos, tomam banho, são alimentados e passam pela triagem que inclui a realização de exames laboratoriais completos.
Farmácia fornece medicamentos gratuitos
Segundo Rodrigo, os exames servem para verificar as condições de saúde. Caso seja diagnosticada alguma doença, os atendidos são encaminhados para tratamento médico. Os custos dos exames são bancados por laboratórios parceiros e voluntários que ajudam a manter essa cara, porém necessária, estrutura. Os centros de recuperação de dependentes de álcool e drogas exigem essa avaliação antes de aceitarem os internos.

Para arcar com as despesas de alimentação, combustível para as viagens, aluguel, material de higiene e limpeza etc, a Missão Louvor &n Glória utiliza recursos próprios gerados com a venda de livros, CDs, DVDs, realização de shows e doação dos sócios da Fundação que pagam contribuições mensais. Além disso, a comunidade tem sido muito solidária contribuindo no Grupo de Oração, realizado às terças-feiras, à noite, na Igreja São Bento.

Refeições balanceadas, feitas com carinho,
na cozinha da "Casa do Bom Samaritano"
Voluntários leigos e missionários se unem para promoverem outros eventos como feira da sobremesa, venda de pastéis às terças-feiras no Grupo de Oração, e até frangos assados preparados na cozinha da “Casa do Bom Samaritano”.

Desde abril, quando foi aberta a casa, mais de 100 pessoas receberam atendimento, explicou Rodrigo Ferreira citando vários casos de profissionais com curso superior que passaram por lá numa situação degradante até conseguirem ser preparados para a internação numa das muitas clínicas de recuperação que recebem homens e mulheres enviados pela entidade.


A horta, localizada no quintal da casa, fornece legumes e verduras fresquinhos

Como nem sempre há vagas disponíveis, a Fundação se deparou com outra necessidade que está em vias de ser resolvida: um abrigo para que os dependentes químicos possam ser acolhidos e permanecerem em segurança até o encaminhamento aos centros de tratamento. Dentro de algumas semanas, o local onde residem os missionários solteiros, na Rua Sergipe, sediará a futura “Casa Madre Teresa de Calcutá”.

Desde já, a hospedaria necessita de ajuda da comunidade, comentou o missionário ressaltando que toda contribuição será bem recebida: móveis, eletrodomésticos, colchões,  roupas em bom estado, alimentos etc. Voluntários, de qualquer profissão, também são bem-vindos, explicou Rodrigo acrescentando que “quem cuida do projeto são pessoas que vivem a sobriedade mas um dia já tiveram problemas com álcool e drogas. São pessoas muito capacitadas”.
Na entrada da entidade, a identificação da Missão Louvor & Glória
Ciente dos enormes desafios e dificuldades, mas com uma fé inabalável, Rodrigo Ferreira está otimista com a instalação da hospedaria: “A gente quer é trazer a dignidade a essas pessoas porque elas tinham isso e perderam. Devolver a dignidade não significa só dar um prato de comida. É um trabalho bem amplo, psicológico, espiritual e humano. A gente acredita nisso, na recuperação dessas pessoas”, finalizou.

PARA AJUDAR

Quem quiser contribuir com esse belo projeto social, pode tornar-se sócio da Fundação Missão Louvor & Glória, cujos recursos são fiscalizados pelo poder público, doando qualquer valor, a partir de 15 reais, por mês. Os sócios recebem, mensalmente, um jornal com informações sobre os trabalhos realizados e um CD de pregação. É só escrever para: sociolouvoregloria@hotmail.com ou entrar em contato pelo telefone (14) 34549100. Para doar qualquer valor, há duas contas disponíveis: Bradesco (Agência 02-7, C/C 124366-7) e Banco do Brasil (Agência 0141-4, C/C 34193-2). Outras doações podem ser levadas à Avenida República, 1014.


*Reportagem publicada na edição de 12.08.2012 do Correio Mariliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.