domingo, 22 de janeiro de 2012

PARA AMBIENTALISTA, AINDA HÁ TEMPO PARA REVERTER OS DANOS DO HOMEM NA NATUREZA

Por Célia Ribeiro

O doce aroma do café, coado sobre o fogão de lenha, está gravado na memória do menino que se encantava com o voo dos pássaros e o barulho da chuva acariciando a terra fértil de outrora. Colhendo frutas no pomar e brincando com os pés descalços, a infância passada junto aos avós maternos, de descendência italiana, marcou a personalidade do futuro médico veterinário que, aos 37 anos, é mais conhecido como o inquieto ambientalista Ricardo Cavichioli Scaglion. Nesta página, ele faz críticas e, também, aponta soluções para sérios problemas como a questão do abastecimento de água de Marília e defende medidas urgentes para reverter a degradação ambiental.
Represa do Univem, exemplo de preservação
Só mesmo muita curiosidade e vontade de mudar o mundo para justificar a saga deste profissional que espera deixar para os dois filhos mais que exemplo: uma cidade melhor para viver e prosperar. Assim, ele alia as atividades profissionais com a paixão pela natureza, faz experimentos fitoterápicos e escreve muito, uma média de um artigo por dia (em 2011 foram 375 deles).

“Estamos muito preocupados com a questão da água, não só no contexto da qualidade, que é muito importante, como da quantidade”, dispara o ambientalista, integrante da ONG Origem (Associação Ambientalista de Marília). Para ele, é preciso vontade política para agir o quanto antes e evitar o pior: “Existe um déficit. Estamos tirando mais do que a capacidade do meio ambiente suporta”.

Ricardo Cavichioli

Ricardo Cavichioli observa que a maior parte da água está concentrada no subsolo e a degradação ambiental, promovida pelo homem, tem provocado danos quase irreversíveis. Um dos sinais é o rebaixamento do lençol freático: “Antes, com 30 metros já se achava água. Hoje é preciso perfurar mais de 100 metros para chegar lá. Isso é muito preocupante e um sério problema para as próximas gerações”.

No caso de Marília, o ambientalista avalia que a perfuração de poços é apenas um paliativo. Ele defende a necessidade de recompor as matas ciliares, recuperar e proteger as nascentes de água e despoluir áreas degradadas. Ele cita a represa Cascata onde, apesar dos alertas, as pessoas continuam poluindo, jogando lixo etc.

“A grande maioria das nascentes de Marília foi aterrada, como a da antiga rodoviária, onde era um brejão”, observa Ricardo. Conforme disse, “enquanto se furam poços para retirada de água do aquífero, as nascentes estão desprotegidas, as represas e os rios não têm matas ciliares e a água da chuva não infiltra. Com o aumento da população, está se retirando mais água do subsolo, mas não se está devolvendo a água, o que aumenta o ônus, exigindo obras caras como construções de elevatórios para bombeamento quando o primordial seria investir na recomposição de itambés, nas nascentes”.

Vista dos itambés da cidade
Ele destaca o alto custo para tratamento da água comentando que não se faz a lição de casa, investindo nas nascentes, córregos, rios e represas, “a maioria desprotegidos, que recebem esgoto e foram criminosamente mortos”.

ALTERNATIVAS

O ambientalista não poupa críticas às condições de saneamento básico da cidade, como a falta de tratamento de esgoto. Para ele, a questão do lixo vem sendo protelada nos últimos 30 anos. Ele defende a importância da coleta seletiva do lixo (são 160 toneladas por dia) e a instalação de usinas de reciclagem como forma de geração de renda, melhorando as condições de vida dos catadores, além da produção de energia a partir do lixo orgânico. Tudo isso tendo como subproduto a preservação do meio-ambiente.
Bosque de ipês: raro exemplo de preservação
(Foto: Ivan Evangelista)

Para Ricardo Cavichioli, a questão ambiental será um dos desafios da próxima administração municipal. Ele sugere ao futuro prefeito, a criação de um grupo de trabalho para mapear a real situação, nos vários aspectos, através de equipe de profissionais capacitados (biólogos, agrônomos, geógrafos etc) que apresentaria um plano, estabelecendo um cronograma de atividades.

“Hoje, o que eu vejo nas Secretarias da Agricultura e do Verde e Meio Ambiente, é que estão desprovidas de corpo técnico, de mão-de-obra qualificada e treinada. Eles não têm respaldo nenhum para trabalhar”, dispara, assinalando: “O que a gente vê é poda mal feita. Não existe plano de manejo de substituição de árvore velha e doente. Isso tem que ser permanente, não dá para parar. É preciso sanar o déficit de arborização”.

 O ambientalista afirma que “Marília precisa de um plano de manejo urgente, justamente de um plano de arborização urbana, de plantar espécies endêmicas que são da nossa região, compatíveis com a fiação. Assim, teremos um ar de melhor qualidade, pássaros, abelhas, criando um equilíbrio, uma simbiose entre o ser humano e a natureza”.
Palestra em escolas: educação
para formar e informar.
Acreditando que “meio-ambiente não é só no ‘Dia da Árvore’”, Ricardo Cavichioli segue pregando a defesa da natureza em incontáveis palestras proferidas nas escolas, nos artigos com que brinda leitores de vários veículos, entre os quais o Correio Mariliense, e a militância na ONG Origem onde renova seu estoque de otimismo entre outros ambientalistas: “Cada um precisa fazer sua parte. Eu faço a minha”, finaliza.

Para saber sobre a ONG, acesse: www.ongorigem.org.br e para contatar o ambientalista escreva para: rcavichioliscaglion@yahoo.com.br

* Reportagem publicada na edição de 22.01.2012 do  Correio Mariliense

5 comentários:

  1. Já se vão 33 anos exatamente. Fui passear com a família da minha futura esposa no Rio Tibiriçá e fiquei espantado com o assoreamento do local. Já não tinha mais peixe para pescar e o rio era apenas um fio d'água. Imagino que até já tenha secado. Não moro mais em Marília há anos, mas tenho a mesma preocupação pois a situação da cidade reflete uma tendência mundial, muito preocupante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter, obrigada pelo comentário! A situação é muito preocupante, mesmo! Abeaços

      Excluir
  2. Olá Celinha! Por acaso você sabe se há algum posto de coleta de medicamento vencido aqui em Marília? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carolina! Há algum tempo fiz uma reportagem com a Missão Louvor e Glória, que possui uma farmácia popular onde a população doa medicamentos fora de uso e descarta, também, os medicamentos vencidos. Sei que os farmacêuticos voluntários da ONG católica encaminham os medicamentos fora da data de validade para a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde. Agora, posto de coleta de medicamentos, desconheço. Vou pesquisar. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Descobri um lugar! Na droga raia da av. Rio Branco. Não sei se as outras têm a coleta também..

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.