O espírito solidário da comunidade, aliado aos projetos socialmente responsáveis das empresas, encontrou solo fértil para a consolidação de um dos mais importantes trabalhos filantrópicos voltados às crianças e adolescentes da periferia de Marília. Perto de completar cinco anos de existência, a Associação Amor de Mãe mantém uma bem organizada estrutura de atendimento às famílias em situação de risco da Favela Argolo Ferrão e imediações do Jardim Califórnia, garantindo o dia de hoje, mas de olho no futuro.
Profa. Lúcia Helena de Souza acompanha aluna |
Na ampla área verde, que aos poucos vai recebendo melhorias, está o prédio principal onde funcionam a oficina de costura e a padaria, responsáveis pela geração de renda das mães atendidas pelo projeto, além da estrutura educacional destinada às crianças e adolescentes que têm reforço escolar com duas professoras, de manhã e à tarde, bem como aulas de espanhol, flauta, coral, balé e capoeira.
SONHANDO ALTO
Perfeccionista, Tammy Gripa conta que não perde uma chance de profissionalizar as mães da entidade: “Sempre que surge um curso de salgado, de panetone etc, a gente envia as mães para que elas se aprimorem, produzam com mais qualidade e mantenham a clientela”. Atualmente, além dos pães já conhecidos, a padaria passou a produzir uma completa linha de integrais (pães de vários tamanhos), fatias húngaras, sonhos, lua-de-mel, chocotone e panetone.
Panetones e chocotones fazem muito sucesso |
Hoje, cerca de 20 mães são assistidas pela entidade. Elas recebem quase um salário mínimo e uma cesta básica, enquanto os filhos permanecem na Associação onde realizam as tarefas, fazem atividades culturais e esportivas, lancham, almoçam e tomam banho antes de irem à escola.
ESCOLA DE COSTURA
Outra fonte de renda das mulheres é a oficina de costura. Bem montada, a estrutura permite todo tipo de trabalho industrial: de confecções a sacolas retornáveis, a ONG recebe as encomendas, orienta o trabalho e as mães ganham pelo serviço, incrementando o orçamento familiar.
Tammy acompanha de perto o trabalho |
Bebê observa a mamãe em ação |
CRIANÇA FELIZ
O corre-corre das crianças na hora do almoço mostra que energia elas têm de sobra. A explicação vem da coordenadora Tammy: “Criança bem alimentada é criança feliz. Percebemos que as crianças que atendemos estão melhorando 100% na escola. Elas estão mais concentradas, obedientes e bem nutridas”.
Alegria na hora do almoço |
Horta orgânica garante verduras fresquinhas |
Para 2012, ela espera conseguir ajuda para concluir a quadra poliesportiva. Entre tantas empresas que colaboram com a entidade, o Supermercado Confiança proporcionou um evento que arrecadou 25 mil reais. Faltam outros 20 mil reais para finalizar a quadra e partir para os planos de iniciar as crianças e adolescentes nos esportes e, paralelamente, nas aulas de informática que serão oferecidas.
Tammy citou o apoio de diversas empresas e instituições, entre as quais o Supermercado Tauste, que à época do Troquinho Solidário permitiu a aquisição de muitos equipamentos para a ONG. A Prefeitura passou a pagar uma subvenção de dois mil reais por mês, cede as professoras e o alimento para as refeições das 20 mães e 84 crianças.
Para 2012, a Associação Amor de Mãe espera consolidar os projetos em andamento, investir firmemente na profissionalização das meninas e adolescentes e dar às famílias a possibilidade de sonharem com um futuro melhor que, se depender de energia e vontade, certamente virá.
Para conhecer a entidade, visite: Rua João Francisco do Nascimento, 320, próximo ao Condomínio San Remo. O telefone é (14) 34225525. A entidade aceita todo tipo de doação, principalmente alimentos e produtos para a padaria industrial (açúcar, farinha, leite e óleo).
* Reportagem publicada na edição de 24.12.2011 do Correio Mariliense
OBS: A primeira reportagem, publicada em 16.05.2010 pode ser lida AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.